Buscar esboços

Nossos Esboços

CPAD Adultos – 2º Trimestre de 2018 – 08/04/2018 – Lição 2: Ética Cristã e Ideologia de Gênero

31/03/2018

Este post é assinado por Eliel Goulart

Texto Áureo

“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.” – Gênesis 1.27

Verdade Prática

A doutrina da criação do ser humano revelada nas Escrituras Sagradas, em que a distinção dos sexos é o padrão, não pode ser relativizada.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Isaías 5.18-24

18 Ai dos que puxam pela iniquidade com cordas de vaidade e pelo pecado, como se fosse com cordas de carros! 

19 E dizem: Apresse-se e acabe a sua obra, para que a vejamos; e aproxime-se e venha o conselho do Santo de Israel, para que o conheçamos.

20  Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal! Que fazem da escuridade luz, e da luz, escuridade, e fazem do amargo doce, e do doce, amargo!

21 Ai dos que são sábios a seus próprios olhos e prudentes diante de si mesmos!

22 Ai dos que são poderosos para beber vinho e homens forçosos para misturar bebida forte!

23 Ai dos que justificam o ímpio por presentes e ao justo negam justiça!

24 Pelo que, como a língua de fogo consome a estopa, e a palha se desfaz pela chama, assim será a sua raiz, como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó; porquanto rejeitaram a lei do Senhor dos Exércitos e desprezaram a palavra do Santo de Israel. 

INTRODUÇÃO

Paz do Senhor!

As citações bíblicas são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra edição, é citada a tradução referida.

As teorias sociais, e, portanto, as suas recomendações, variam no tempo e no espaço conforme interesses da classe que detém o poder e pode produzir a “política social” que lhes convém.

Elas dão um “ar de ciência” infalível de como ver o mundo e sugerir as mudanças na sociedade.

Atualmente, as teorias são citadas e ensinadas como verdades absolutas. Mas, na metodologia científica, primeiramente começa-se com uma suposição razoável ( que apresenta certa plausibilidade, que seja minimamente aceitável pela razão ), constituindo-se uma hipótese. As hipóteses são testadas e analisadas todos os seus dados. Hipóteses são comprovadas e refutadas a todo tempo.

Se a hipótese for apoiada em testes repetidos, avança-se na metodologia científica para constituir uma teoria. Mas, a teoria também pode ser refutada. Para continuar como teoria ela precisa evoluir, e pode ser completada. Existem muitas teorias, porque elas podem ser mostradas para serem erradas. Se assim não for, então estabelece-se a lei científica.

A lei científica não pode mais ser refutada. São universais e fundamentais para a Ciência. Se eventualmente uma lei for demonstrada falsa, qualquer ciência baseada nela também será falsa. Em geral, leis científicas dependem de leis matemáticas concisas.

Exemplo de lei: lei da gravidade, lei da termodinâmica.

As teorias sociais, geradas nas academias de ciências sociais, das mais influentes universidades do mundo, buscam uma estrutura de análise e de paradigmas para interpretar os fenômenos sociais, e estas são estudadas e propostas de acordo com o tempo e o espaço históricos.

II Timóteo 3.1 – “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias, sobrevirão tempos trabalhosos.”

Este saber é especialmente por experiência pessoal. Paulo está a dizer assim: Esteja consciente, compreenda, perceba que nos últimos dias virão tempos de dificuldades, tempos perigosos, dias difíceis de ser crente.

“Tempos trabalhosos” são estes que estamos a viver, que antecedem a gloriosa vinda do Senhor Jesus. O Léxico Grego de Thayer ajuda no estudo destas palavras especificamente, informando que este adjetivo grego tem o sentido de tempos de opressão, que causa aborrecimentos e, mais apropriadamente, tempos muito difíceis de suportar, duros de lidar, porque dias prejudiciais.

Em oposição a estas dificuldades e desafios, está a Palavra de Deus nos garantindo e conduzindo-nos à santidade.

Independente desta época e desta cultura da pós modernidade ao nosso redor, estamos em Romanos 12.2 – “E não vos conformeis com este mundo…”. Não tomamos a forma, não nos moldamos à cultura anti Deus, anti Bíblia, anti Igreja, anti obreiros do Senhor destes tempos duros de se viver.

I – A IDEOLOGIA DE GÊNERO

1 – Definição de ideologia

As palavras são dinâmicas e a maioria, plurívocas – com mais de um significado –  agregando mais de uma acepção. No caso específico de “ideologia”, esta tem dois significados importantes:

1 – Conjunto de ideias, de doutrinas e cosmovisão de mundo de uma pessoa ou de um grupo, que serve de orientação geral para suas práticas e modo de viver;

2 – Um instrumento de convencimento, de persuasão para submissão, como única maneira apropriada de viver, alienando a liberdade de contradizer e a consciência humana.

A ideologia pergunta de onde provém as ideias e como se desenvolvem na sociedade. Destutt de Tracy, filósofo e militar francês, citado na Lição, em resumo dizia, quando da época da Revolução Francesa, que ideologia é a ciência das ideias. Desde então, houveram diversas conceituações. Em resumo geral todas conduzem a dizer que ideologia é o ideário de um grupo de pessoas.

2 – Ideologia de Gênero

O conceito moderno apareceu pela primeira vez em 1985, no 3º Fórum Mundial da Mulher promovido pelas Nações Unidas, em Nairobi, no Quênia.

A palavra “gênero” é utilizada para substituir a palavra “sexo”, que no sua etimologia tem o sentido de “separar”, “seccionar”, trazendo a diferença intrínseca à palavra. Os papéis sexuais das pessoas são tratados pela palavra “gênero”.

É uma teoria afirmativa de que a orientação sexual ou de gênero dos indivíduos são o resultado de uma construção social e que não existem papéis sexuais biologicamente inscritos na natureza humana, e ao contrário, existem formas socialmente variáveis de desempenhar vários papéis sexuais.

Pastor Eliel Goulart

COMUNICADO IMPORTANTE

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e ainda continuar estudando a lição conosco…

Decidimos unir o Ensino com Missões e assim, alavancar recursos financeiros para contribuir com esses projetos.

Cada um de nós poderemos contribuir com o site ebdcomentada.com e com as obras de missões citadas, realizando o cadastro como assinante e escolhendo o plano que achar conveniente.

Optamos por oferecer valores acessíveis para que todos continuem a desfrutar dos nossos esboços e ao mesmo tempo AJUDAR a obra missionária, portanto a EBD Comentada, juntamente com você estará ao mesmo tempo ENSINANDO e FAZENDO MISSÕES.

Contamos com a ajuda de todos para mantermos este trabalho que tem auxiliado milhares de professores no Brasil e no mundo.

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19 – ARC).

Qualquer dúvida referente aos planos ou mesmo depois de adquiri-lo, surgir algum problema, entre em contato conosco (contato@ebdcomentada.com.br)

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada