Buscar esboços

Nossos Esboços

CPAD Adultos – 2º Trimestre de 2018 – 17/06/2018 – Lição 12: Ética Cristã e política

13/06/2018

Este post é assinado pelo pastor Eliel Goulart

Texto Áureo

“Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.” – Romanos 13.7

Verdade Prática

A política faz parte da vida em sociedade. Como o cristão não vive isolado, ele deve ter consciência política, sendo sal e luz neste mundo.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Romanos 13.1-7

1 Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus. 

2 Por isso, quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. 

3 Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela. 

4 Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus e vingador para castigar o que faz o mal. 

5 Portanto, é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência. 

6 Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo. 

7 Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.

INTRODUÇÃO

Paz do Senhor!

As citações de versículos são da edição Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a fonte é mencionada.

Hoje, nestes dias difíceis que estamos a viver, a maioria entre nós, na minha percepção, tem resistência à prática política.

O cristão pergunta se é possível harmonizar a vida cristã e a política?

É possível ao crente, ao mesmo tempo, conciliar sua vida cristã e a carreira política?

Seria possível ao cristão participar e envolver com as lides políticas?

Há uma frase atribuída ao filósofo Platão: “Quem não gosta de política, é governado por quem gosta.”

Em geral, nós avaliamos ser impossível ao cristão não se corromper na política. Porque está cristalizado na nossa mente que o poder corrompe.

Alguém disse que o poder não corrompe em si mesmo. O poder revela os corrompidos.

Nós vivemos em duas dimensões: a celestial e a terrena.

Salmo 73.25 – “A quem tenho eu no céu senão a ti? ( dimensão celestial ) E na terra ( dimensão terrena ) não há quem eu deseje além de ti.” (acréscimo meu).

Quando nos convertemos a Cristo, tornamo-nos cidadãos dos céus.

Filipenses 3.20 – “Mas a nossa cidade está nos céus…” Na versão em inglês, a palavra que em português está “cidade”, foi traduzida como “citizenship” – cidadania. No original grego trata-se do substantivo politeuma. Com a definição de “cidadania”, “uma comunidade de cidadãos.” ( Strong e Léxico Grego de Thayer ).

Até ao arrebatamento da Igreja, nós continuamos a viver nesta dimensão terrena. E afetados e envolvidos no contexto político de nossa nação. Como o crente deve viver estando inserido e sofrendo as consequências das relações de poder político?

I – UMA PERSPECTIVA BÍBLICA DA POLÍTICA

1 – Deus governa todos os aspectos da vida humana, inclusive o político

Gênesis 1.26 – “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine…”

Deus concedeu ao homem o exercício do poder. E, conjuntamente, a responsabilidade do poder, através do livre arbítrio. A relação do homem com todas as situações da vida, são relações políticas. Se entendido a política como conceito de atos sociais que envolvam as relações de poder, sinônimo de domínio, na sociedade através do Estado.

Portanto, o governo, no aspecto político da vida em sociedade, tem sua origem na permissão de Deus. Está no contexto da ordenação divina. O fato de existir governo e dominação humana não é contrário ao propósito de Deus, revelado na Bíblia. O que é contrário é o exercício pecaminoso e abusivo desse poder.

2 – Deus levanta homens que o glorifiquem na política

Um dos homens levantados por Deus, foi Neemias.

Três princípios são necessários para vivenciar a vida política:

1 – Vocação política;

2 – Capacidade administrativa;

3 – ética cristã.

Neemias foi um exemplo nestes três aspectos acima. E um homem assim, nas mãos de Deus, é uma bênção para o povo.

Deus não usa máquinas. Deus usa pessoas, como eu e você, para cumprir os seus propósitos. E Neemias, no seu tempo, cumpriu os propósitos divinos.

Provérbios 29.2 – “Quando os honestos governam, o povo se alegra; mas, quando os maus dominam, o povo reclama.” – NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje.

Neemias foi um governador justo que agiu honestamente, motivado por dois princípios:

1 – Temor de Deus;

2 – Amor ao povo de Israel.

Ele assim expressou-se em Neemias 5.15 – “Antes de mim, os governadores tinham sido uma carga para o povo e haviam exigido que o povo pagasse quarenta barras de prata por dia a fim de comprar comida e vinho. Até os seus empregados exploravam o povo. Mas eu agi de modo diferente porque temia a Deus.– Nova Tradução na Linguagem de Hoje – NTLH.

A explicação está ao final do versículo: “Mas eu agi de modo diferente…”.

Esta é, em termos humanos, a palavra chave para o cristão praticar a política: diferença. Agir diferente dos mundanos nas lides políticas.

Por Eliel Goulart

Para continuar lendo CLIQUE AQUI

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada