Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

CPAD Adultos – 1º Trimestre de 2019 – 06-01-2019 – Lição 1: Batalha Espiritual – A realidade não pode ser subestimada

02/01/2019

Esse post é assinado por Eliel Goulart

Texto Áureo

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” – Mateus 26.41

Verdade Prática

A Batalha Espiritual é uma realidade bíblica que consiste na luta contínua da Igreja contra o reino das trevas.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Mateus 13.10 a 17

5 Semelhantemente vós, jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. 

6 Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte, 

7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 

8 Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 

9 ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

No segmento evangélico, nunca antes vimos tantos ventos de doutrinas e novidades estranhas. Entre tantas, manifestou-se o Movimento de Batalha Espiritual, propondo o que chamavam de nova visão sobre a esfera espiritual, sobretudo sobre a atuação dos demônios, e como estar preparado e preparar os crentes a enfrenta-los.

Neste primeiro trimestre de 2019, a revista Lições Bíblicas, Adultos, com comentário do ilustre pastor Esequias Soares, pastor que preside a Assembleia de Deus em Jundiaí-SP, apresenta biblicamente a realidade da batalha espiritual, confrontando alguns ensinos errados com as Escrituras Sagradas.

I – A BATALHA ESPIRITUAL

1 – Conceito de Batalha Espiritual

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais

II Coríntios 2.11 – “Porque não ignoramos os seus ardis.”

“Batalha” é o conflito entre forças ou poderes oponentes um ao outro.

Há diversas referências na Bíblia sobre ‘batalhas’. Por cinquenta vezes esta palavra é mencionada nas Escrituras, considerando-a como foi traduzida. A palavra ´guerra´ ocorre em duzentos e oito versículos. 

Parece-nos que a primeira batalha espiritual é revelada em Apocalipse 12.4 – “E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu e lançou-as sobre a terra”, referindo-se a ao ato maligno de Satanás, quando de sua rebelião contra o Senhor Deus, arrastando consigo a terça parte dos anjos.

Desde então há oposição de Satanás contra Deus, contra a Sua Palavra, contra o Seu Povo.

Martinho Lutero escreveu que Satanás é o contra fator de Deus.

Em termos de conceito, portanto, Batalha Espiritual designa a realidade bíblica da guerra que há entre os servos do Deus Altíssimo contra o diabo e seus anjos.

2 – Uma realidade bíblica

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais

Em síntese, sem aprofundar no tema, sabemos que a origem do mal é identificada com Satanás.

Ele é o idealizador da apostasia, descrita em Isaías 14.12 a 15. Entendemos por esta leitura bíblica, que houve nos tempos eternos, que este ser criado se rebelou contra o Criador. Ezequiel 28.12 a 19, especialmente o versículo 17 revela: “no dia em que foste criado” e os demais versículos deste texto expõe este conflito dos séculos quando, querendo ser igual a Deus, foi expulso do céu com as suas hostes.

Mateus 13.28 – “Um inimigo é quem fez isso.”

Toda esta realidade da batalha espiritual demonstra os ardis do diabo de ser contra Deus, contra o Povo de Deus, contra a Palavra de Deus, opondo-se a tudo que Deus opera e efetua e contra quem toma pelo Seu Santo Nome.

I Pedro 5.8 – “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.”

Por que vigiar?

1 – Porque nós nos conhecemos somente até agora e tem adiante a incerteza dos acontecimentos futuros.

Há frequentes advertências de nosso Senhor Jesus exortando à vigilância.

A vida é, realmente, de vales e montanhas, de altos e baixos – Deuteronômio 8.6 – “Porque o Senhor, teu Deus, te introduz numa boa terra, terra… dos vales e das montanhas.”

2 – Vigiar diante da certeza de que todos chegarão diante do Justo Juiz de toda a terra – Gênesis 18.25.

Vigiar para não ser surpreendido por este dia e nem estar despreparado.

3 – Vigiar porque o adversário anda ao derredor, pronto para aproveitar as oportunidades para o mal, atacando, perturbando, seduzindo, enganando, tentando diuturnamente.

Êxodo 15.9 – “O inimigo dizia: Perseguirei, alcançarei, repartirei os despojos; fartar-se-á a minha alma deles, arrancarei a minha espada, a minha mão os destruirá.” 

Observe os seis verbos de intenções malignas contra o Povo de Deus.

4 – Vigiar porque somos frágeis. E a nossa fragilidade, a fragilidade da nossa natureza adâmica, facilita e concorre para as ações do Inimigo contra nós, expondo-nos a muito perigo espiritual.

Em Gênesis 5.26 está escrito: “E a Sete mesmo também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então, se começou a invocar o nome do Senhor.”

Enos significa “frágil”. Quando Sete, que ouviu de seus pais sobre todos os acontecimentos da Queda e das consequências, percebeu a fragilidade humana, e pôs o nome em seu filho, que expressa tal debilidade. E, diante de tanta fragilidade, fraqueza e debilidade, passa a invocar o nome do Senhor, dando início a uma geração piedosa do capítulo 5 de Gênesis.

3 – O que não é Batalha Espiritual

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada