Buscar esboços

Nossos Esboços

CPAD Adultos – 1º Trimestre de 2018 – 28/01/2018 – Lição 4: Jesus é superior a Josué – O meio de entrar no repouso

23/01/2018

Este post é assinado por: Pastor Eliel Goulart

Texto Áureo

“Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.” – Hebreus 4.11

Verdade Prática

O descanso provido por Josué foi terreno, temporário e incompleto; o descanso provido por Cristo é celestial, eterno e completo.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Hebreus 4.1 – 13

1 Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fique para trás. 

2 Porque também a nós foram pregadas as boas-novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram. 

3 Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim, jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo. 

4 Porque, em certo lugar, disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia. 

5 E outra vez neste lugar: Não entrarão no meu repouso. 

6 Visto, pois, que resta que alguns entrem nele e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas-novas não entraram por causa da desobediência, 

7 determina, outra vez, um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração. 

8 Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria, depois disso, de outro dia. 

9 Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus. 

10 Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas.

11 Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência. 

12 Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. 

13 E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes, todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.

INTRODUÇÃO

Comentário do Blog

Paz do Senhor!

Todos os versículos citados são de edição Almeida Revista e Corrigida. Se de outra, mencionamos então a tradução usada.

O capítulo 4 de Hebreus introduz-nos no descanso da fé.

É o descanso que a redenção em Cristo Jesus nos traz:

1 – Da culpa do pecado;

2 – Do poder do pecado;

3 – Da presença do pecado.

No capítulo 3 o escritor aos Hebreus caminha no deserto com os seus leitores. No capítulo 4 está no descanso da promessa em Canaã. No deserto ficaram os medos, as dúvidas, a ansiedade e expectativas. Em Cristo, o contraste espiritual com o deserto é tremendo: “Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!” – Romanos 8.38 e 39.

Matthew Henry (1662 – 1714), pastor presbiteriano e comentarista inspirado da Bíblia, escreveu deste capítulo 4 de Hebreus: “Como Deus terminou sua obra e depois descansou, fará com que os que crêem terminem a sua obra e depois desfrutem de seu repouso. É evidente que resta um dia de repouso para o povo de Deus, mas espiritual e excelente do que o do sétimo dia,ou daquele ao qual Josué dirigiu os judeus. Este repouso é um repouso de graça, consolo e santidade no estado do Evangelho.”

I _ JESUS PROVEU UMA MENSAGEM SUPERIOR A DE JOSUÉ

1 – Uma mensagem que deve ser recebida pela fé

Comentário do Blog

Hebreus 4.2 – “Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram.”

A essência do Evangelho também foi pregada aos israelitas no deserto, de que Deus desejava salvá-los. Foram pregadas boas novas de salvação aos que viveram no tempo de Moisés, mas a mensagem foi resistida pela incredulidade e pela desobediência, não lhes trazendo nenhum benefício, haja vista que não estava misturada com a fé, não foi acompanhada de fé pelos ouvintes.

Portanto, há uma mistura muito aproveitável: a mensagem do Evangelho com a fé!

Israel recebeu as boas notícias de um evangelho de libertação da escravidão do Egito. Há três lugares bíblicos que simbolizam o mundo: Sodoma, simboliza o mundo e sua carnalidade; Egito simboliza o mundo e seu mundanismo (o sistema mundano que nos afasta da comunhão com Deus); Babilônia simboliza o mundo e sua idolatria. E a mensagem de descanso da liberdade para os escravos, é muito emblemática para nós, pois o Evangelho de Cristo é de libertação da escravidão do pecado.

Israel recebeu as boas novas de redenção para entrar no descanso. Hoje, ouvimos a pregação do Evangelho da palavra da reconciliação, e muito bem conhecemos o seu significado. Estamos descansando na paz que a reconciliação com Deus nos trouxe em Cristo Jesus?

Israel recebeu as boas novas de um evangelho que lhes ajudava e colocava a promessa diante deles, mas não puderam entrar, porque faltou-lhes fé, e sobrou incredulidade. Hoje, o Evangelho da Graça de Jesus, tendo esta mensagem misturada com a fé, nos ajuda a entrar no Céu:

Romanos 8.26 – “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas…”

Romanos 16.20 – “E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés.”

I Coríntios 15.57 – “Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.”

Quando a Palavra do Evangelho não está misturada com a fé:

1 – O ouvinte ainda se agarra ao mundanismo;

2 – Provoca ao Senhor com as murmurações;

3 – Desconfia do amor e do poder do Senhor;

4 – Confia nas fragilidades deste mundo;

5 – Despreza o céu. Não com palavras, mas vive aqui como se o Céu não existisse;

6 – Tal qual Israel no deserto, quando poderia entrar, a desobediência o faz recuar;

7 – Morre no deserto deste mundo.

Isaías 53.1 “Quem deu crédito à nossa pregação?”

2 – Uma mensagem que se fundamenta na obediência

Comentário do Blog

Hebreus 4.6 – “Visto, pois, que resta que alguns entrem nele e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência.”

Desobediência – substantivo grego apeitheia, referindo-se à incredulidade voluntária, ou seja, a recusa em ser convencido pela voz de Deus. Trata-se da decisão deliberada de recusar a ser persuadido em seu coração a obedecer a vontade de Deus. É uma incredulidade intencional, deliberada, por obstinação. Ocorre por 7 sete vezes no Novo Testamento – Romanos 11.30 – Romanos 11.32 – Efésios 2.2. – Efésios 5.6 – Colossenses 3.6 – Hebreus 4.6 – Hebreus 4.11.

Há uma harmonia entre crer e obedecer.

Quando obedecemos ao Evangelho da nossa salvação, descansamos nas providências de nosso Pai Celestial, diante das ansiedades deste mundo.

Quando obedecemos ao Evangelho, temos a garantia de Deus que nos recebe, apesar de pecadores como nós, de nos incluir na família de Deus.

Quando obedecemos ao Evangelho, descansamos na benevolência de Deus, sabendo que tudo está no controle Dele.

Quando obedecemos ao Evangelho, estamos no centro de Seu amor, e, portanto, socorridos na tentação.

Quando obedecemos a Evangelho, temos a certeza de vida eterna em Cristo Jesus, e temos o descanso de todos os perturbadores pensamentos de medo diante da morte.

Nesta dispensação da Graça, obediência é:

1 – Fé – Romanos 1.5 – “Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé…”

2 – Cura divina – II Reis 5. 1 a 14 – Naamã é curado da lepra.

3 – Ter a dádiva da presença do Espírito Santo – Atos 5.32 – “Nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.”

4 – Ter as bênçãos nos seguindo – Deuteronômio 11.26 e 27 – “Eis que ponho diante de vós a bênção e a maldição: a bênção, quando ouvirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que hoje vos mando.”

5 – O céu aberto! – Apocalipse 22.14 – “Bem aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.”

Quando a mensagem do Evangelho está misturada com a fé, a obediência também a acompanha.

Jeremias 7.23 – “Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem.”

Pastor Eliel Goulart

COMUNICADO IMPORTANTE

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

CLIQUE AQUI para continuar estudando a lição conosco…

 

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e ainda continuar estudando a lição conosco…

Decidimos unir o Ensino com Missões e assim, alavancar recursos financeiros para contribuir com esses projetos.

Cada um de nós poderemos contribuir com o site ebdcomentada.com e com as obras de missões citadas, realizando o cadastro como assinante e escolhendo o plano que achar conveniente.

Optamos por oferecer valores acessíveis para que todos continuem a desfrutar dos nossos esboços e ao mesmo tempo AJUDAR a obra missionária, portanto a EBD Comentada, juntamente com você estará ao mesmo tempo ENSINANDO e FAZENDO MISSÕES.

Contamos com a ajuda de todos para mantermos este trabalho que tem auxiliado milhares de professores no Brasil e no mundo.

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19 – ARC).

Qualquer dúvida referente aos planos ou mesmo depois de adquiri-lo, surgir algum problema, entre em contato conosco (contato@ebdcomentada.com.br)

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada


Comentários

  • raimundinha Gomes Marques disse:

    A paz do Senhor, Muitíssima agradecida por esta lição e muito rica, aprendi muito sobre obediência….e como agradar a Deus.
    Descobri que preciso muito dos estudos que ensinam a escola Bíblicas …
    muito obrigado que o Senhor nosso Deus abençoe aos Professores.

    1. Cláudio Roberto disse:

      Paz do Senhor minhã irmã

      Louvamos a Deus pelo seu comentário.
      Deus também te abençoe!

      Equipe EBD Comentada

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada