Buscar esboços

Nossos Esboços

CPAD Adultos – 1º Trimestre de 2018 – 25/03/2018 – Lição 12: Exortações finais na grande maratona da fé

20/03/2018

Este post é assinado por: Pastor Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos esta proposta.” – Hebreus 12.1

VERDADE PRÁTICA

Assim como um atleta, o cristão corre a grande maratona da fé.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Hebreus 12.1-8; 13.15-18

1 Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta, 

2 olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. 

3 Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos.

4 Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado. 

5 E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor e não desmaies quando, por ele, fores repreendido; 

6 porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho. 

7 Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque que filho há a quem o pai não corrija? 

8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois, então, bastardos e não filhos.

13.15 Portanto, ofereçamos sempre, por ele, a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. 

16 E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque, com tais sacrifícios, Deus se agrada. 

17 Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.

18 Orai por nós, porque confiamos que temos boa consciência, como aqueles que em tudo querem portar-se honestamente. 

INTRODUÇÃO

Comentário do Blog

A paz do Senhor!

Todos os versículos são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a edição é mencionada.

Chegamos ao final de mais um trimestre, e estamos agradecidos ao Senhor Jesus, e completamos com esta Lição 12, o estudo da Carta aos Hebreus.

Nas Lições anteriores, quando estudamos até o capítulo 11, os ensinos doutrinários expõem os propósitos do escritor:

1 – Fortalecer aos judeus convertidos ao Evangelho, mostrando-lhes que o sistema do judaísmo tinha chegado ao fim, e isto em razão da consumação por Jesus Cristo de todo o propósito da Lei;

2 – E exortá-los com firmeza e amor diante do risco real de os judeus crentes em Cristo, voltarem ao judaísmo.

As palavras chaves da Carta aos Hebreus são “melhor”, “excelente”, “superior”. E hebreus registra diversas comparações entre as boas coisas do judaísmo expostas no Antigo Testamento e as superiores, mais excelentes e melhores coisas de Cristo Jesus, nesta Nova Aliança.

F. W. Grant (1834-1902): “O cristianismo é caracterizado por duas coisas, que são simbolizadas pelo véu rasgado. Deus sai ao encontro do homem; o homem pode entrar na Sua presença. De fato, as duas coisas se cumpriram: Deus saiu ao encontro do homem, na Pessoa de Cristo; e em Cristo, o homem vai à presença de Deus.

Que Deus saiu à procura do homem, é a glória do Evangelho. O Filho de Deus em forma humana, que nunca mais deixará, é o “resplendor da Sua glória.” Ele tem falado; mas fez mais. Viveu, amou, sofreu, morreu entre nós, e voltou no poder desse sacrifício, pelo qual aqueles por quem foi oferecido encontram um “novo e vivo caminho” para chegar à presença de Deus.”

Hebreus 12.1 – “…corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta.”

“Corramos”, do verbo grego trecho, definido como “correr”, “exercitar”, como um atleta que competia nos jogos antigos da Grécia. Com o sentido figurado de avançar rapidamente, como um atleta correndo e avançando com todo o esforço e dirigido por um propósito. Transmite o desejo intenso de alcançar o objetivo o mais rápido possível. Esta palavra era usada para os corredores em uma corrida, que corriam com rapidez e esforços. Ocorre 20 ( vinte ) vezes no Novo Testamento, oito vezes nos Evangelhos, dez vezes nas cartas paulinas: maiormente em I Coríntios (quatro vezes). Três vezes em Gálatas e uma vez em Romanos, Filipenses e II Tessalonicenses. E uma vez aqui em Hebreus e, por final, uma vez em Apocalipse. (Strong).

“Com paciência”, do substantivo grego hupomone, significando “resistência”, “permanecendo sob”, “firmeza”, “constância”, alguém inabalável de seu propósito, mesmo diante de provações e sofrimentos. Que permanece firme esperando. Persistência. Ocorre 32 vezes no Novo Testamento. (Strong e Léxico Grego de Thayer).

“A carreira”, do substantivo grego agon, definido como “um concurso de atletismo”. Uma luta. Um conflito extenuante. Figurativamente, uma luta positiva. Ocorre por seis vezes no Novo Testamento. (Strong). Desta palavra grega vem a do Português, “agonia”.

E muito especialmente nesta Lição 12, veremos a vida do crente considerada como corrida – Hebreus 12.1 a 4.

A grande nuvem de testemunhas são os crentes do capítulo 11, onde todos nos ensinam que a melhor vida é aquela que persevera na carreira da fé, cumprindo a vontade de Deus.  

I – A CORRIDA PROPOSTA

1 – O exemplo dos antigos

Comentário do Blog

Hebreus 12.1 – “Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas…”

O escritor aos Hebreus nos remete a um olhar em retrospectiva. Ainda que neste capítulo 12, ele nos apresente uma mensagem em perspectiva.

Nós estamos envolvidos com uma tão grande nuvem de testemunhas. Ou seja, bons homens que estão já na dimensão celestial. Deles sabemos por este versículo:

1 – Que eles vivem;

2 – Que vivem em grande número – “nuvem”, grego nephos. Nuvem em linguagem figurativa de uma grande e densa multidão. (Strong). Ocorre apenas uma vez e somente aqui em todo o Novo Testamento.

As demais palavras “nuvens”, no Novo Testamento, são transliterações de nephele, “uma nuvem”, e ocorre vinte e cinco vezes.

Qual a diferença? Nephos, uma massa de nuvens cobrindo o céu. Usada pelos gregos e também por nós, de idioma neolatino, como figura de multidão. Nephele, uma única nuvem.

3 – Eles vivem como “testemunhas”.

Não necessariamente “testemunhas oculares”, pois o escritor não usa a palavra grega epoptes, porém, usa a palavra martus, com duplo significado:
(1) pessoas que testificam de fato antes conhecido;
(2) pessoa presente à cena, quer tenha testificado, ou não. Destaque-se que desta palavra grega especificamente, advém a nossa palavra ´martírio´. Mas, aqui não tem esta acepção.

Lucas 20.38 – “Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos, porque para ele vivem todos.”

E estes heróis da fé, estão rodeando a nós, que estamos vivos. E o escritor aos Hebreus compara nossa vida a uma corrida, com limitações, atividade intensa e término rápido. E que para alcançar o fim, requer de nós grande atenção. E, mais ainda, devemos nos descarregar de grandes pesos, incluindo a libertação do pecado. Nesta corrida, precisamos nos exercitar na persistência, na resistência, permanecendo sempre em esforços.

Em retrospectiva, olhando para o passado, somos incentivados pela história de vitórias dos crentes do Antigo Testamento, que creram e suportaram as provações, e isto pela fé no que Deus falou e em perspectiva, ou seja, olhando para o futuro, na esperança da vinda do Senhor Jesus.  Lembre-se que o escritor argumentava aos crentes do Século Iº, crentes judeus que estavam em conflito entre o judaísmo e os sofrimentos que a conversão ao Evangelho de Cristo lhes agregou no dia a dia. Para eles e para nós hoje, os heróis da fé incentivam com seus exemplos de vida triunfante.

Bíblia Viva – “Visto que temos uma multidão tão grande de homens de fé observando-nos da tribuna principal, afastemos de nós qualquer coisa que nos torne vagarosos ou nos atrase, e especialmente aqueles pecados que nos enroscam tão fortemente em nossos pés e nos derrubam; e corramos com perseverança a carreira especial que Deus pôs diante de nós.”

Observe que há pesos, embaraços, coisas que nos atrasam na carreira da fé, e há pecados que nos levam à queda e ruína. A diferença está em coisas ao qual nos apegamos, aparentemente inocentes, às vezes até fácil para outros, mas para nós tornam-se obstáculo. Por exemplo: o bom apetite, se desordenado, torna-se gula. A devoção e dedicação a algo, bom, honesto, legítimos pode tornar-se idolatria, no sentido de se pôr entre nós e a nossa comunhão com o Senhor.  

Pastor Eliel Goulart

COMUNICADO IMPORTANTE

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e ainda continuar estudando a lição conosco…

Decidimos unir o Ensino com Missões e assim, alavancar recursos financeiros para contribuir com esses projetos.

Cada um de nós poderemos contribuir com o site ebdcomentada.com e com as obras de missões citadas, realizando o cadastro como assinante e escolhendo o plano que achar conveniente.

Optamos por oferecer valores acessíveis para que todos continuem a desfrutar dos nossos esboços e ao mesmo tempo AJUDAR a obra missionária, portanto a EBD Comentada, juntamente com você estará ao mesmo tempo ENSINANDO e FAZENDO MISSÕES.

Contamos com a ajuda de todos para mantermos este trabalho que tem auxiliado milhares de professores no Brasil e no mundo.

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19 – ARC).

Qualquer dúvida referente aos planos ou mesmo depois de adquiri-lo, surgir algum problema, entre em contato conosco (contato@ebdcomentada.com.br)

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada