Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

Central Gospel Jovens e Adultos – 4º Trimestre de 2019 – 27-10-2019 – Lição 4: Corpo humano, lugar em que se abriga a vida

24/10/2019

Este post é assinado por Ezequiel Soares

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

1 Coríntios 12.12-20 

Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.

Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.

Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.

Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?

E se a orelha disser: Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo?

Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?

Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.

E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?

Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.

TEXTO ÁUREO

Gálatas 2.20 

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Compreender que o corpo humano foi projetado por Deus de forma perfeita;
  • Conscientizar-se de que o Salvador, nosso exemplo maior, no transcurso de Seu ministério terreno, esteve condicionado às limitações impostas ao corpo e a todos elas sobrepujou;
  • Mortificar as atitudes e ações carnais, oferecendo o seu corpo, por completo, no altar do Senhor.

PALAVRA INTRODUTÓRIA

Paz seja convosco!

A criação de Deus revela os atributos e seu poder (Romanos 1.20). O mundo e seu ceticismo tentam levar o ser humano a não acreditar e não observar essa revelação de Deus que está na criação. Mas é no homem mesmo, na humanidade que se encontra a maior complexidade de Deus. E dessa forma o homem deve olhar para si mesmo, e reconhecer a existência do seu criador. Nessa lição se trata desse conhecimento, e das diretrizes bíblicas a respeito do nosso corpo.

Que Deus fale conosco.

1 – A DIMENSÃO FÍSICA (BIOLÓGICA) DO CORPO HUMANO

 

 Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

1.1 – A inteligência e a complexidade do cérebro humano

A inteligência, e a capacidade do cérebro do ser humano são excelentes formas de reconhecermos a mão de Deus na Criação, e sobre isso o Dr. John Blanchard escreve:

“Os seres humanos são verdadeiramente admiráveis! Organizado em “fila única”, o DNA, em qualquer um de nós, se estenderia até ao sol e retornaria mais do que 100 vezes! Durante a sua vida média, o cérebro humano processa informações suficientes para encher a capacidade de 7.142.857.142.860.000 de disquetes de computador! Podemos falar, pensar, contar, apreciar a beleza e construir relacionamentos pessoais. Temos o senso do que é correto e do que é errado. Fazemos perguntas tais como: “De onde eu vim? Por que estou aqui? Para onde estou indo?”

A resposta dos ateístas para a existência do universo, o mistério da vida e o milagre do ser humano é dizer que tudo isso veio à existência por acidente. Mas isso realmente não faz sentido. Se nosso cérebro resulta de acidente, isso também ocorre com os nossos pensamentos. Por que devemos acreditar em qualquer coisa que eles nos dizem? Como podemos saber a verdade a respeito de alguma coisa? Se todos os aspectos da vida resultam de acidente, por que devemos nos importar com nosso comportamento? Se nós somos apenas filhos do acaso, meros acidentes da evolução, não existe motivo para reivindicarmos que temos mais dignidade do que os porcos, os mosquitos ou os sapos. No entanto, nós realmente temos dignidade! Por quê? O que nos coloca em uma classe diferente? A resposta bíblica para essas perguntas é que o universo maravilhoso em que vivemos foi criado por Deus. Ele também criou o homem “à sua imagem”, distinto de todo o resto da criação, capaz de viver em um relacionamento pessoal com seu Criador.”

1.2 – A composição do corpo humano

Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir. (Salmos 139.13-16) 

Deus, o Criador, formou as partes internas e misteriosas do homem, e é Deus quem controla o desenvolvimento do feto no ventre de sua mãe. 

E o salmista o louva, pela grandiosidade da sua criação.

2 – O CORPO FÍSICO DO SALVADOR

Ezequiel Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos que mantemos uma parceria missionária com a EQUIPE SEMEAR, localizada na cidade de Uberaba – MG, que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI  para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada