Ensinando e fazendo Missões

Acesse os esboços por categorias


Buscar no blog

Nossos Esboços

Central Gospel Jovens e Adultos – 4º Trimestre de 2019 – 06-10-2019 – Lição 1: A origem do homem

02/10/2019

Este post é assinado por Ezequiel Soares

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

Salmos 8.3-9 

Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste;

Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?

Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.

Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés:

Todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo,

As aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares.

Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!

 

Salmos 139.13-16 

Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.

Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.

Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra.

Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.

TEXTO ÁUREO

Gênesis 1.26 

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Saber que todo ser humano tem a sua origem em Deus, que é único e eterno Criador;
  • Entender quem é Deus através da revelação da Sua Palavra, conhecendo-o intimamente como Deus criador;
  • Crescer na fé, no amor, no conhecimento e em maturidade emocional e espiritual;

PALAVRA INTRODUTÓRIA

Paz seja convosco!

Iniciamos o último trimestre e estudaremos a tricotomia humana: corpo, alma e espírito. Vamos juntos neste tema de certa forma complexo, mas que a luz da Palavra de Deus, podemos compreendê-lo de forma suficientemente satisfatória.

Desde o início das sociedades e das civilizações se tem indícios das indagações feitas pelos homens acerca de sua origem e criação; ainda hoje podemos ver tais questionamentos se levantarem no meio das rodas, das salas de aula e reuniões, sendo ainda uma preocupação e para muitos ainda uma incógnita. Mas veremos nessa lição o que a palavra de Deus fala sobre assunto.

Que Deus fale conosco.

1 – A EVOLUÇÃO HUMANA

1.1 – Viemos dos macacos?

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

A teoria evolucionista criada pelo cientista inglês Charles Robert Darwin (1809-1882), tem como principio que as espécies evoluem com o decorrer do tempo, e que as espécies conhecidas hoje seriam evoluções de espécies que não conhecemos mas que viveram a muitos anos atrás. E essa evolução, para ele, não se caracteriza apenas como uma melhora, mas sim uma mudança biológica para uma nova espécie. A parte da sua teoria que causa mais polêmicas, é a cerca do surgimento do ser humano.

Sua teoria em sua porção mais conhecida e discutida é acerca da evolução humana, no qual coloca o homem como tendo um ancestral comum com os macacos, algumas raças mais especificas como chimpanzés.

Ora, tudo que é teoria, não foi comprovado empiricamente, logo, não pode ser taxado como algo digno de toda a credibilidade que a teoria evolucionista de Darwin carrega em si, pois a mesma é ensinada como evento real. Não há constatação científica, comprovação técnica, experiências atestadas, não há absolutamente nada que possa corroborar legitimamente com a teoria de Darwin!

Ela contraria o criacionismo ensinado pela Palavra de Deus e desta forma se encaixa perfeitamente no que disse o apóstolo Paulo a Timóteo:

1 Timóteo 6:20

20 Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência; (ARC) 

A falsa ciência se opõe aos ensinos da Palavra de Deus, distorcendo-a, contradizendo-a, confrontando-a e neste caso em específico, nega o Deus Criador.

2 – DEUS E A SUA PALAVRA

2.1 – Deus existe?

O ser humano sendo dotado de consciência, sempre se coloca nos questionamentos acerca da vida, o seu sentido e todo o seu surgimento. Tal comportamento é totalmente compreensível e não se estende apenas ao nosso século presente. Há muito registro e escrito acerca de tais temas mostrando que a muito tempo é um questionamento da humanidade. E Por esse motivo muitas teorias foram criadas na tentativa de sanar esses questionamentos.

A religião desde a antiguidade tem sido um caminho para responder esses questionamentos humanos, porém, até mesmo o cenário religioso se criou teorias, ensinamentos falaciosos e falsos testemunhos. E neste cenário, também houve através do crescimento do conhecimento humano e com as possibilidades das novas tecnologias, avanços nas áreas cientificas.

Este comportamento leva até hoje, um certo questionamento sobre a religião. Querem muitas vezes ver a religião, provar as suas certezas perante as novas descobertas da ciência. Porém, temos na Bíblia a nossa certeza e fé. E essa não caí por terra, sendo até mesmo usada como ponto de partida e base de muitas pesquisas cientificas.

Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos (Salmos 19.1).

As palavra do Senhor nós relembra onde podemos reconhecer o poder e a inteligência de Deus, tendo os céus como comprovação de um criador excelso.

Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; (Romanos 1.20) 

Através da natureza Deus nos oferece o que a teologia chama de Revelação Natural. Essa revelação corresponde as maravilhas da criação divina. Através do céu, dos mares, dos seres viventes, todos os homens estão diante da revelação natural dada por Deus. Diante de tamanha beleza e poder, os homens podem encontrar certas verdades sobre Deus. E essas verdades correspondem ao Criador, o seu poder, a sua inteligência e seu amor para com a sua criação. Podendo também reconhecer que todas as coisas feita por suas mãos foram boas.

2.2 – A crença em Deus: Uma atividade sobrenatural da fé

Ezequiel Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos que mantemos uma parceria missionária com a EQUIPE SEMEAR, localizada na cidade de Uberaba – MG, que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Copyright Março 2017 © EBD Comentada