Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

Central Gospel Jovens e Adultos – 4º Trimestre de 2019 – 03-11-2019 – Lição 5: Corpo, morada do Espírito

31/10/2019

Esse post é assinado por Ezequiel Soares

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

Romanos 8.26,27

E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.

Romanos 15.13

Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.

1 Coríntios 6.19,20

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

TEXTO ÁUREO

Efésios 5.18

E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Entender, à luz da Bíblia, que a atual dispensação é do Espírito Santo. Ele age no mundo, na igreja e entre homens e mulheres que servem ao Senhor;
  • Oferecer seu corpo como santuário do Espírito Santo, dando ao divino Consolador total liberdade na produção do fruto e dos dons do Espírito;
  • Não satisfazer aos desejos na carne, andando no Espírito (Gálatas 5.16).

PALAVRA INTRODUTÓRIA

Paz seja convosco!

Nessa lição estudaremos o Espírito Santo, e sua habitação no homem. A terceira pessoa da trindade é aquela que faz morada no homem, tendo um papel primordial no plano de salvação e transformação do homem.

Que Deus fale conosco.

1 – QUEM É O ESPÍRITO SANTO

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

1.1 – O Espírito Santo é uma pessoa

Acerca do Espírito Santo, Champlin nos diz que:

“A definição de pneüma no Novo Testamento que

tem algum paralelismo com o termo hebraico ruach (que lhe corresponde no Antigo Testamento), cobre um largo espectro de significados. Refere-se a algum ser inteligente, dotado de sentimentos, destituído de corpo, pelo que é o elemento em virtude do qual, um ser vivo é inteligente, dotado de sentimentos, etc. Todo espírito é vivo, mas não está necessariamente envolvido com alguma forma material, como é o caso, por exemplo, dos anjos e dos demônios, que nunca tiveram corpos físicos, mas que, nem por isso, são destituídos de todas as qualidades próprias de personalidade.

As envidências achadas nas Escrituras de que o Espírito Santo é uma pessoal, citamos a lista de John Bevere:

  1. O Espírito Santo pensa

“E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.” (Romanos 8:27)

  1. O Espírito Santo deseja

“Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer.” (1 Coríntios 12:11)

  1. O Espírito Santo ama

“Recomendo-lhes, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que se unam a mim em minha luta, orando a Deus em meu favor.” (Romanos 15:30)

  1. O Espírito Santo se alegra

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22-23)

  1. O Espírito Santo nos encoraja

“Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo.” (Atos 9:31)

  1. O Espírito Santo fala

“Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, Não endureçais os vossos corações,Como na provocação, no dia da tentação no deserto.” (Hebreus 3:7-8)

  1. O Espírito Santo nos ensina

“As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.” (1 Coríntios 2:13)

  1. É possível entristecer o Espírito Santo

“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” (Efésios 4:30)

  1. É possível insultar o Espírito Santo

“Quão mais severo castigo, julgam vocês, merece aquele que pisou aos pés o Filho de Deus, que profanou o sangue da aliança pelo qual ele foi santificado, e insultou o Espírito da graça?” (Hebreus 10:29)

  1. O Espírito Santo pode ser resistido

“Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo!” (Atos 7:51)

  1. É possível tentar mentir para o Espírito Santo

“Um homem chamado Ananias, juntamente com Safira, sua mulher, também vendeu uma propriedade.
Ele reteve parte do dinheiro para si, sabendo disso também sua mulher; e o restante levou e colocou aos pés dos apóstolos.

Então perguntou Pedro: “Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, a ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade?

Ela não lhe pertencia? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder? O que o levou a pensar em fazer tal coisa? Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus“.

Ouvindo isso, Ananias caiu e morreu. Grande temor apoderou-se de todos os que ouviram o que tinha acontecido.

Então os moços vieram, envolveram seu corpo, levaram-no para fora e o sepultaram. Cerca de três horas mais tarde, entrou sua mulher, sem saber o que havia acontecido.”(Atos 5:1-5).

Tassos Lycurgo conclui: Embora o Espírito Santo seja poderoso e nos influencie, ele não deve ser entendido como sendo em si uma força ou uma influência, mas sim uma pessoa com inteligência e emoções, que tem um propósito específico no seu relacionamento conosco que é nos ajudar, aconselhar, ensinar, sempre o intuito de que possamos cada vez sermos enchidos da Verdade.”

1.2 – Nomes, títulos e símbolos atribuídos à terceira pessoa da Trindade

O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. (João 14.17)

Espírito da Verdade –  Esse é um dos nomes dado ao Espírito Santo, pois este representa a verdade de Deus. A revelação de Cristo e o convencimento do homem do pecado e da Justiça Divina (Jo 16.8).

porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte. (Romanos 8.2)

Espírito de Vida – Esse é um dos titulos dado ao Espírito Santo, pois este liberta o homem da lei do pecado, livra-o da condenação e o guia para uma caminhada com Deus.

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. (João 14.26)

Consolador – O termo “consolador”, traduzido do grego “parakletos”, é citado em apenas 5 versos da Bíblia, sempre pelo apóstolo João (João 14:16; 14:26; 15:26; 16:7 e I João 2:1). O sentido original da palavra grega parákletos está relacionado a alguém que está ao lado a fim de ajudar, defender, consolar. Há várias traduções possíveis para a palavra grega parákletos. Além de “Consolador”, tradução mais comum em português, algumas versões usam “confortador”, Conselheiro, Advogado.

O próprio Jesus o nomeou para transmitir a ideia de cuidado em favor da humanidade. Servindo de auxílio e para a continuidade da transformação do homem por meio da fé no sacrifício de Cristo.

2 – AÇÕES DO ESPÍRITO SANTO NO HOMEM

Ezequiel Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos que mantemos uma parceria missionária com a EQUIPE SEMEAR, localizada na cidade de Uberaba – MG, que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI  para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada