Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

Central Gospel Jovens e Adultos – 3º Trimestre de 2019 – 22-09-2019 – Lição 12: Palavra aos solteiros

19/09/2019

Este post é assinado por Ezequiel Soares

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

Gênesis 24.58-66 

E chamaram a Rebeca, e disseram-lhe: Irás tu com este homem? Ela respondeu: Irei.

Então despediram a Rebeca, sua irmã, e sua ama, e o servo de Abraão, e seus homens.

E abençoaram a Rebeca, e disseram-lhe: Ó nossa irmã, sê tu a mãe de milhares de milhares, e que a tua descendência possua a porta de seus aborrecedores!

E Rebeca se levantou com as suas moças, e subiram sobre os camelos, e seguiram o homem; e tomou aquele servo a Rebeca, e partiu.

Ora, Isaque vinha de onde se vem do poço de Beer-Laai-Rói; porque habitava na terra do sul.

E Isaque saíra a orar no campo, à tarde; e levantou os seus olhos, e olhou, e eis que os camelos vinham.

Rebeca também levantou seus olhos, e viu a Isaque, e desceu do camelo.

E disse ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? E o servo disse: Este é meu senhor. Então tomou ela o véu e cobriu-se.

E o servo contou a Isaque todas as coisas que fizera.

TEXTO ÁUREO

Gênesis 24.67 

E Isaque trouxe-a para a tenda de sua mãe Sara, e tomou a Rebeca, e foi-lhe por mulher, e amou-a. Assim Isaque foi consolado depois da morte de sua mãe.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Saber que Deus fez o homem conforme Sua imagem e semelhança; portanto, dotado de livre-arbítrio;
  • Entender que sofremos com as escolhas que fazemos;
  • Destacar o valor da prudência na hora de realizar escolhas.

PALAVRA INTRODUTÓRIA

Paz seja convosco!

Essa lição é uma palavra aos solteiros; o que devem saber a respeito do casamento e na escolha de seu cônjuge. Tais escolhas devem ser feitas com sabedoria e conhecimento.

Mesmo hoje em dia o casamento sendo uma instituição tido como de não muito sucesso, nós cristão devemos ter e enxergar o casamento como uma instituição Divina que é.

Que Deus fale conosco.

1 – O EXERCÍCIO DO LIVRE-ARBÍTRIO

1.1 – O poder de escolher

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Nos tempos antigos, os filhos não podiam opinar sobre com quem iriam se casar, geralmente se escolhia por ser mais vantajoso à família e a continuidade de um cultura.

Até mesmo hoje em dia ainda se encontram culturas com essas características. Porém hoje elas se encontram muito distante da nossa realidade, onde o direito de escolha é totalmente dos solteiros e estes decidem até mesmo se querem casar ou não. O que antes era decisão dos pais, hoje em dia nem mesmo são perguntados a respeito. O que também pode ser caracterizado como um problema na nossa cultura ao neglicenciar conselhos e diretrizes dos pais para a escolha do futuro cônjuge.

1.2 – A responsabilidade de escolher

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

A partir do momento que se faz as suas próprias escolhas devemos estar cientes das responsabilidades que deverão ser levadas em conta.

  • Lei da Semeadura: Essa lei é dita por Paulo, em Gálatas 6.7 – Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. 

E por mais que ele tenha dito para pessoas que teriam contato com a agricultura, o exemplo natural de Paulo, é entendido por todos, você sendo um conhecedor da agricultura ou não, todos sabem que um homem só pode colher o que semear. A falta de atenção ao plantio, a má escolha nas sementes e o descuido no processo de plantação resultarão em problemas na colheita, diminuído os frutos ou até mesmo esses não existindo com qualidade devida. O que Paulo quer dizer é que não importa qual seja a vontade de colher bons frutos, se esses bons frutos não forem plantados e cuidados, eles não serão colhidos. E trata-se de uma lei que abrange todas as áreas da vida.

O que pode muitas vezes ser visto como algo ruim, deve ser visto como uma esperança para nós. No qual nós podemos saber que ao plantarmos coisas boas, seguir os preceitos de Deus, nós colheremos bons frutos.

  • Os resultados das escolhas: A colheita, ou os resultados são certos, sendo bons ou ruins, todas as escolhas trazem uma consequência. E por mais que não venhamos acertar sempre, devemos saber que Deus conhece os nossos pensamentos e vontades.

E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. (Romanos 8.27)

2 – A ESCOLHA PELA SABEDORIA

Ezequiel Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos que mantemos uma parceria missionária com a EQUIPE SEMEAR, localizada na cidade de Uberaba – MG, que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada