Ensinando e fazendo Missões

Acesse os esboços por categorias


Buscar no blog

Nossos Esboços

Central Gospel Jovens e Adultos – 3º Trimestre de 2019 – 11-08-2019 – Lição 6: As exigências do amor

08/08/2019

Esse post é assinado por Ezequiel Soares

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

1 Coríntios 13.1-10,13

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;

Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

TEXTO ÁUREO

1 João 4.20

Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Conhecer algumas definições e conceitos relacionados ao amor;
  • Compreender que o amor é o fundamento da vida cristã, cuja prática confirma a filiação divina;
  • Entender que amar é um mandamento e sua prática depende de uma decisão;
  • Saber que Deus é amor; por isso, todo aquele que se diz seu filho necessita viver em amor;

PALAVRA INTRODUTÓRIA

Paz seja convosco!

A Bíblia nos diz que devido a maldade no coração dos homens o amor de muitos se esfriariam (Mateus 24.12). Essa é uma realidade hoje; as ações de amor atualmente, se tornaram motivos de espanto, pois o coração do homem se vira cada vez mais contra este nobre sentimento, e desta forma, se distancia cada vez mais do próprio Deus. Porém o amor deve estar presente na vida do cristão; este deve ter o amor proveniente de Deus no coração.

Veremos nessa lição as definições do amor, as suas exigências e as recompensas, ou podemos dizer, as consequências desse amor na vida dos cristãos.

Que Deus fale conosco.

1 – O AMOR E SUAS DEFINIÇÕES

1.1 – Uso do termo amor entre os gregos

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Existem vários tipos de amor. Essas são diferentes maneiras como o amor se expressa entre as pessoas. No grego antigo (a língua em que o Novo Testamento foi escrito originalmente), existem quatro palavras para descrever quatro tipos de amor:

Ágape Ágape significa o amor perfeito e incondicional. Em 1 Coríntios 13:4-7 descreve esse tipo de amor: altruísta, justo, verdadeiro e paciente. O amor perfeito (ágape) nunca acaba. Esse é o tipo de amor que está acima de todos os outros.

O amor ágape diz mais sobre a pessoa que ama do que a pessoa que é amada. É uma decisão, uma escolha incondicional de amar e fazer o bem ao outro. Deus demonstra esse amor perfeito por nós ao nos oferecer a salvação, sem merecermos, e nos ensina a oferecer o mesmo tipo de amor a todas as pessoas à nossa volta.

Filos – Filos é o amor que existe entre amigos, o amor de afinidade. Esse tipo de amor vem da partilha entre pessoas com algo em comum. Em algumas traduções da Bíblia, o amor filos é traduzido como amor fraternal (Romanos 12:10).

O amor filos não é incondicional; surge apenas entre pessoas que têm algo em comum, formando assim a amizade. O amor ágape é maior que o amor fraternal. No entanto, o amor fraternal é muito importante. A Bíblia diz que os membros da igreja devem ter amor fraternal uns pelos outros. Todos os salvos têm uma coisa em comum: Jesus!

Jesus chamou seus discípulos de seus amigos (João 15:14-15). Quando nos aproximamos de Jesus, desenvolvemos esse amor de amizade com Ele.

Eros Eros descreve o amor entre um homem e uma mulher, em uma relação íntima. Esse amor é mais que apenas o desejo do outro para satisfazer impulsos sexuais. No relacionamento sexual cria-se uma intimidade especial entre duas pessoas (Cânticos 8:6-7). Essa intimidade é o amor eros.

O amor eros é muito exclusivo. Surge apenas através da dedicação especial a outra pessoa. Não basta ter união física, é preciso também união espiritual. O casamento é o ambiente especial que foi criado para cultivar esse amor eros. A intimidade especial que podemos ter com Deus se assemelha a esse amor exclusivo do casamento.

Storge – Storge é o amor entre família. Os laços de sangue são muito fortes e a afinidade que muitos de nós sentimos com a família é um tipo de amor especial. Esse amor surge porque partilhamos muitas características físicas e mentais, muitas experiências e muitas ideias. Ninguém nos influencia mais que a família!

A relação entre pais, filhos irmãos e outros familiares próximos é muito especial. Esse tipo de amor nos afeta de maneiras que nem entendemos. Deus criou a família para ser um lugar cheio de amor.

Quando nos convertemos, tornamo-nos filhos de Deus e podemos participar do amor reservado para a grande família de nosso Pai celestial (1 João 3.1).

1.2 – A definição prática para o termo amor

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Amor é fundamental à verdadeira religião e à filosofia moral. O amor é uma parte importante e mesmo dominante da fé judaico-cristã, portanto, básica ao evangelho (João 3.16). É um elemento essencial em todo o relacionamento humano. É o que uni nos une.

Amor é uma disposição de caráter que leva a pessoa a considerar seus semelhantes com estima, respeito, justiça e compaixão. Amor cristão é, obviamente, esse sentimento inspirado e exemplificado por Cristo e praticado pelos seus servos em seu nome. O amor permeia e rege todo o evangelho.

1.3 – Razões que justificam a prática do amor

Por Ezequiel Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Copyright Março 2017 © EBD Comentada