Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

Central Gospel Jovens e Adultos – 3º Trimestre de 2019 – 08-09-2019 – Lição 10: Os cônjuges e a sexualidade

05/09/2019

Esse post é assinado por Ezequiel Soares

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

Cânticos 7.1-13

Que formosos são os teus pés nos sapatos, ó filha do príncipe! As voltas de tuas coxas são como joias, trabalhadas por mãos de artista.

O teu umbigo, como uma taça redonda, a que não falta bebida; o teu ventre, como monte de trigo, cercado de lírios.

Os teus dois peitos, como dois filhos gêmeos da gazela.

O teu pescoço, como a torre de marfim; os teus olhos, como os viveiros de Hesbom, junto à porta de Bate-Rabim; o teu nariz, como a torre do Líbano, que olha para Damasco.

A tua cabeça sobre ti é como o monte Carmelo, e os cabelos da tua cabeça, como a púrpura; o rei está preso pelas suas tranças.

Quão formosa e quão aprazível és, ó amor em delícias!

A tua estatura é semelhante

TEXTO ÁUREO

1 Coríntios 7.3

O marido pague a mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Saber que o sexo é uma benção de Deus para o casal, pois ele serve para a perpetuação da espécie e como fonte de prazer;
  • Compreender que o sexo fora do casamento é a fonte de maldição;
  • Entender que, no relacionamento conjugal, é preciso tratar o outro com respeito, honra, dignidade e sobretudo, amor.

PALAVRA INTRODUTÓRIA

Paz seja convosco!

Como deve ser a intimidade de um casamento Cristão? Muitos não se atentam para as diretrizes bíblicas no casamento, mas a Palavra de Deus tem inúmeras passagens e conselhos para a vida íntima dos casais. Nessa lição, estaremos estudando o que a palavra nos traz a respeito desse tema.

Que Deus fale conosco.

1 – A PRÁTICA SEXUAL SEGUNDO AS ESCRITURAS

1.1 – O homem: a criação de Deus

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

A criação do homem foi o desejo de Deus. E assim como aos animais, foi dado ao homem o direito da procriação, da fertilidade. Deus abençou o homem e estava preocupado com o seu bem estar.

Abençou o casal e deu a ordenança para multiplicação da espécie. O autor  aparentemente quis dar a entender que somente mais tarde o homem e a mulher receberam a consciência sexual, em razão da queda.

E como a palavra de Deus nos diz em João 1.3: Todas as coisas foram feitas através dEle, e sem Ele, nada do que existe teria se feito.

1.2 – A união física e emocional do casal

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido. (1 Coríntios 7.3)

Esse versículo no contexto em que está inserido, olhando tantos os versículos anteriores como posteriores, traz as responsabilidades da união física entre o casal sobre a satisfação sexual. Ambos devem estar à disposição e no propósito de trazerem satisfação física ao cônjuge. Tal desejo e tentativa para se obter a compatibilidade sexual, é dever e obrigação de ambos.

A união ideal do casal vai muito além da simples união física. Quando Deus cria o homem, ele vê a necessidade de criar a mulher para ser a sua companheira (Gênesis 2.18).

O sexo é fundamental para os seres humanos. Não podemos desvencilhar-nos dele e nem o ignorar, e sim desfrutá-lo, pois é obra de Deus para a vida conjugal. Porém no propósito do casamento, como vimos nas lições passadas, há inúmeras outras necessidades que um casamento necessita, como por exemplo, companheirismo, auxílio nos dias mal e vivência de propósitos.

2 – A PRÁTICA SEXUAL E SEUS DESVIOS

Por Ezequiel Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada