Ensinando e fazendo Missões

Buscar esboços

Nossos Esboços

Central Gospel Jovens e Adultos – 2º Trimestre – 29/04/2018 – Lição 4: Sabedoria nas adversidades da vida

25/04/2018

Este post é assinado por Leonardo Novais de Oliveira

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

Romanos 5.1-6 

1 – Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo;

2 – pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

3 – E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência;

4 – e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança.

5 – E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.

6 – Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. 

1 Pedro 5.6-10 

6 – Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte,

7 – lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

8 – Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

9 – ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.

10 – E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá. 

TEXTO ÁUREO

Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. (Jo 16.33) 

OBJETIVOS
Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá:

  • Considerar que no mundo todos sofrem adversidades;
  • Entender que as tribulações também trazem efeito positivo para a vida do cristão;
  • Acreditar que Jesus prometeu estar com os Seus servos nas horas difíceis.

PALAVRA INTRODUTÓRIA

Olá irmãos (ãs), Paz seja convosco.

Esta lição aborda um tema extremamente importante, pois reflete uma condição em que TODOS os seres humanos estão sujeitos, chamada de adversidade.

O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa define adversidade como palavra derivada do latim que tem o seguinte conceito:

  • (latim adversitas, -atis, contrariedade) = oposição, infelicidade)
  • Sorte adversa. = INFORTÚNIO

Existem várias palavras no grego para adversidade, vejamos algumas delas:

  • Kakopatheo: “kakos” = mau e “pathos” = sofrimento, que significa literalmente sofrer adversidade.
  • Mochthos: que significa labuta, aflição

A Bíblia nos mostra um texto escrito pelo ser humano mais sábio que já existiu que revela que tais adversidades não têm predileção, ou seja, acometem qualquer tipo de pessoa, independente do gênero, cor, etnia, nacionalidade e posição social.

Leiamos:

“Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento”. (Ec 9.2 – ACF)

Se TUDO acontece a TODOS, o fato de sermos filhos de Deus não nos isenta dos males da vida.

Desta forma, se entregamos nossa vida nas mãos poderosas do Senhor, precisamos ter certeza que Ele está cuidando de nós e que se as adversidades nos alcançarem, alguma coisa precisa ser aprendida.

Existe uma frase marcante que diz: “O sofrimento é pedagógico” e nesta lição, aprenderemos muito a respeito deste tão importante assunto.

1 – CAUSAS DA ADVERSIDADE

De acordo com o comentarista da Editora Central Gospel, Pr. Silas Malafaia, o sofrimento nos acomete por no mínimo dois motivos, mas divide o segundo em outros.

Em suma, sofremos por causa do pecado original, pois a Bíblia nos mostra que após o mesmo, o ser humano ficou sujeito a todo tipo de situações ruins (Gn 3); por causa da imprudência, ou do estilo de vida que levamos e a Bíblia é categórica quando fala sobre o plantio e a colheita (Gl 6.7) e também por causa da ação de Satanás, que no caso do cristão só acontece através da permissão de Deus.

1.1 – Imprudência

A palavra prudência tem o seguinte significado, de acordo como Dicionário Priberam:

  • Virtudeque nos faz conseguir o que desejamosevitando todos os perigos.
  • Cautelacircunspecçãosisudeztino.

Logo, imprudência é a ausência de prudência, ou seja, são atos cometidos que nos fazem vivenciar situações que não gostaríamos de viver.

De acordo com o site www.oncoguia.org.br, que trata de assuntos relacionados ao câncer no Brasil, o tabagismo é a principal causa do câncer de pulmão e pelo menos 80% das mortes por câncer de pulmão, são causadas pelo fumo.

Além do câncer de pulmão, o tabagismo causa várias outras doenças, como AVC, infarto, problemas de circulação, etc.

O problema é que mesmo sabendo disto, as pessoas continuam fumando.

A Bíblia nos mostra uma passagem conhecida pelo título de “Filho Pródigo”.

Leiamos:

“Jesus continuou: “Um homem tinha dois filhos. O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles. “Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente. Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade”. (Lc 15.11-14 – NVI)

Esta passagem fala sobre um homem que tinha dois filhos e o mais novo, desejando antecipar o futuro para viver o presente, pediu ao pai que lhe repartisse em vida a herança que estava reservada para os filhos e o pai ouvindo o filho assim o fez.

Após pegar o dinheiro, a Bíblia nos mostra que o moço partiu (saiu de casa), foi para um lugar distante (para viver de acordo com suas vontades), sem que o pai o impedisse e desperdiçou tudo o que o pai havia lhe dado.

A tradução da Bíblia Viva descreve o versículo 13 da seguinte forma:

“Poucos dias depois este filho mais novo juntou toda parte dele, viajou para uma terra distante, e ali gastou todo o dinheiro com festas e prostitutas”.

Observando esta passagem, nos fica claro que o jovem agiu de forma imprudente e isto lhe causou problemas terríveis.

“Quando o dinheiro dele acabou, uma grande fome espalhou-se sobre a terra, e ele começou a passar necessidade. Foi então a um fazendeiro local pedir para trabalhar na fazenda, cuidando dos porcos. O rapaz andava com tanta fome que desejava encher seu estômago com os legumes que jogava aos porcos, mas ninguém deixou”.

A imprudência assola a humanidade em todas as áreas e um triste exemplo para estes casos são os acidentes envolvendo veículos automotores.

A maioria destes acidentes envolve pessoas que dirigiam com velocidade acima da permitida.

O site www.transito.com.br, divulgou que acontecem no mundo 1,2 milhão de mortes por ano com mais de 50 milhões de feridos (dados da OMS).

No Brasil acontecem 45 mil mortes no trânsito por ano de acordo com o Ministério da Saúde.

Existem muitas mortes que poderiam ter sido evitadas se as pessoas agissem com maior prudência.

O Salmo 1 nos ensina algo surpreendente, vejamos:

“COMO É FELIZ o homem que não vai atrás da opinião das pessoas desligadas de Deus, que não fica à toa na companhia dos pecadores, nem participa de rodinhas onde fazem pouco caso de Deus. Mas ele faz da Lei do Senhor a fonte da sua alegria. A todo instante, de dia e de noite, ele pensa nessa Lei; fica imaginando como pode obedecer ao Senhor mais de perto. Ele é como uma árvore plantada junto à margem de um rio. Nunca deixa de dar fruto na estação própria. As suas folhas nunca murcham e ele sempre terá sucesso em todas as suas atividades. Mas os homens que vivem desligados de Deus, que grande diferença! Eles vivem sem direção e sem segurança, como um pedaço de palha soprado pelo vento”. (Sl 1.1-4 – O BV – GRIFO NOSSO)

Vejamos que os homens que vivem sem Deus são inseguros e sem direção e, consequentemente imprudentes.

Por Leonardo Novais de Oliveira

COMUNICADO IMPORTANTE

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e ainda continuar estudando a lição conosco…

Decidimos unir o Ensino com Missões e assim, alavancar recursos financeiros para contribuir com esses projetos.

Cada um de nós poderemos contribuir com o site ebdcomentada.com e com as obras de missões citadas, realizando o cadastro como assinante e escolhendo o plano que achar conveniente.

Optamos por oferecer valores acessíveis para que todos continuem a desfrutar dos nossos esboços e ao mesmo tempo AJUDAR a obra missionária, portanto a EBD Comentada, juntamente com você estará ao mesmo tempo ENSINANDO e FAZENDO MISSÕES.

Contamos com a ajuda de todos para mantermos este trabalho que tem auxiliado milhares de professores no Brasil e no mundo.

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19 – ARC).

Qualquer dúvida referente aos planos ou mesmo depois de adquiri-lo, surgir algum problema, entre em contato conosco (contato@ebdcomentada.com.br)

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada