Ensinando e fazendo Missões

Buscar esboços

Nossos Esboços

Central Gospel Jovens e Adultos – 2º Trimestre – 15/04/2018 – Lição 2: A singularidade do novo nascimento

12/04/2018

Este post é assinado por Leonardo Novais de Oliveira

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

João 3.1-8

1 – E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.

2 – Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.

3 – Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.

4 – Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?

5 – Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.

6 – O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

7 – Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.

8 – O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. 

TEXTO ÁUREO

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2 Co 5.17) 

OBJETIVOS

Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá:

  • Fazer uma análise de si próprio com relação ao novo nascimento;
  • Testificar da transformação recebida;
  • Discorrer sobre os princípios que derrubam a doutrina reencarnacionista.

PALAVRA INTRODUTÓRIA

O novo nascimento é um dos grandes mistérios envolvendo a obra do Espírito Santo na vida do ser humano.

Após o pecado original o homem perdeu a comunhão plena que possuía com Deus e tal comunhão só pode ser resgatada através do Novo Nascimento, onde o Espírito Santo passa a habitar em nós e transformarmos a todo instante.

Ao nascer de novo o ser humano tem o direito de viver de acordo com a natureza de Deus.

Leiamos o que Paulo escreve aos Gálatas:

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”. (Gl 2.20 – ACF)

O capítulo 3 do evangelho segundo João, nos mostra o quanto tal acontecimento é importante.

Trataremos de estudar este conceito nos tópicos abaixo.

1 – O QUE SIGNIFICA SER TRANSFORMADO?

A palavra transformar de acordo com o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa é: (latim transformo, -are)

  1. Mudar a forma de; metamorfosear.
  2. Converter, trocar.
  3. Alterar, variar, tornar diferente do que era.

Biblicamente, ser transformado é ter a natureza modificada, ou seja, a natureza carnal que herdamos ao nascermos por causa do pecado original, através da ação sobrenatural do Espírito Santo em nós, é mudada e por isto começamos a desejar as coisas que Deus deseja e a viver de acordo com Seus padrões santos.

1.1 – O processo que se inicia

Tal processo tem início no ato da conversão e, como já dissemos é um processo espiritual e sobrenatural.

O processo que é conhecido na Teologia como Novo Nascimento é descrito por Paulo em sua segunda carta aos Coríntios e é o texto áureo desta lição.

Leiamos em outras traduções:

“Quando alguém se faz cristão, torna-se uma pessoa totalmente nova por dentro. Já não é mais a mesma. Teve início uma nova vida”! (BV).

“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas”! (NVI).

“Se alguém está ligado a Cristo transforma-se numa nova pessoa; as coisas antigas passaram; tudo nele se fez novo”! (O LIVRO).

Este maravilhoso processo faz com que o ser humano experimente uma alegria e paz indizível[1], algo que NINGUÉM poderá experimentar a não ser através do Novo Nascimento.

As pessoas que tem sua natureza transformada apresentam um desejo de realizar coisas que para elas antes eram impossíveis, pois Deus está habitando dentro delas através do Espírito Santo.

Aqueles que roubavam não querem mais roubar, os que se drogavam ou prostituíam também não e assim, a nova vida em Cristo vai sendo vivenciada pelo novo cristão.

Existem dois versículos muito marcantes sobre esta libertação, leiamos:

“E conhecerão a verdade, e a verdade libertará vocês”. (Jo 8.32 – BV)

“Portanto, se o Filho os libertar, vocês serão livres de verdade”. (Jo 8.36 – BV)

Leiamos o que Paulo escreve aos Romanos:

“Porque morrendo, ele morreu para o pecado uma vez por todas; mas vivendo, vive para Deus. Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos. Não ofereçam os membros dos seus corpos ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros dos seus corpos a ele, como instrumentos de justiça”. (Rm 6.10-13 – NVI).

1.2 – A operação do Espírito Santo

O processo de salvação é uma obra exclusiva do Espírito Santo, pois a Bíblia nos diz que é Ele quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo.

Leiamos o que João escreveu no evangelho que leva seu nome, no capítulo 16 e versículo 8:

E quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça de Deus, e do livramento da condenação”. (BV)

Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. (NVI)

Para compreender o que este texto está dizendo, leiamos os versículos subsequentes:

“E quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça de Deus, e do livramento da condenação. O pecado do mundo é a falta de crença em Mim. Há justiça divina, porque Eu vou para o Pai e vocês não Me verão mais. Há livramento da condenação porque o príncipe deste mundo já foi julgado”. (Jo 16.9-11 – BV)

Precisamos reforçar que o Espírito Santo age através da pregação da Palavra de Deus e a salvação está totalmente ligada a esta pregação.

Vejamos o que Paulo escreve aos Romanos:

“Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação. Como diz a Escritura: “Todo o que nele confia jamais será envergonhado”. Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam, porque “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Como são belos os pés dos que anunciam boas novas!” (Rm 10.9-15 – NVI). 

Por Leonardo Novais de Oliveira

COMUNICADO IMPORTANTE

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e ainda continuar estudando a lição conosco…

Decidimos unir o Ensino com Missões e assim, alavancar recursos financeiros para contribuir com esses projetos.

Cada um de nós poderemos contribuir com o site ebdcomentada.com e com as obras de missões citadas, realizando o cadastro como assinante e escolhendo o plano que achar conveniente.

Optamos por oferecer valores acessíveis para que todos continuem a desfrutar dos nossos esboços e ao mesmo tempo AJUDAR a obra missionária, portanto a EBD Comentada, juntamente com você estará ao mesmo tempo ENSINANDO e FAZENDO MISSÕES.

Contamos com a ajuda de todos para mantermos este trabalho que tem auxiliado milhares de professores no Brasil e no mundo.

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19 – ARC).

Qualquer dúvida referente aos planos ou mesmo depois de adquiri-lo, surgir algum problema, entre em contato conosco (contato@ebdcomentada.com.br)

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada