Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

Central Gospel Jovens e Adultos – 2º Trimestre de 2019 – 30-06-2019 – Lição 13: Peculiaridades da autoridade espiritual

26/06/2019

Esse post é assinado por Ezequiel Soares

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

Atos 2.42-47

E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.

Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum.

Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade.

E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo.

E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

TEXTO ÁUREO

Mateus 7.28,29

E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina, porquanto os ensinava com autoridade e não como os escribas.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Conscientizar-se da necessidade de exercer a autoridade espiritual;
  • Identificar as características genuínas da autoridade na igreja;
  • Compreender que todos precisam estar sujeitos às autoridades superiores.

PALAVRA INTRODUTÓRIA

Paz seja convosco!

Acompanhamos nas lições anteriores e aprendemos acerca da Autoridade, nessa última lição nos deparamos com um estudo acerca da Igreja Primitiva no qual nos levará para analisarmos as peculiaridades de um igreja com autoridade e as características dos cristãos daquela época, os tomando como exemplo para os tempos de hoje.

Que Deus fale conosco.

1 – PERMANECIAM NA DOUTRINA DOS APÓSTOLOS

Após a conversão de um número substancial de judeus, que formou o começo da comunidade cristã primitiva, formou-se definitivamente a igreja, a despeito do fato de que muitos dos primeiros cristãos continuaram sendo judeus devotos. Esses cristãos, em adição à manutenção do antigo modo judaico de adoração, davam ouvidos à doutrina dos apóstolos, que foi o começo da formação de um dogma cristão distinto, com práticas fixadas segundo o exemplo apostólico, baseados sobre tudo sobre os ensinamentos do próprio Senhor Jesus, conforme haviam sido preservados pelos apóstolos e outras testemunhas oculares primitivas.

Era uma das características distintivas da primitiva igreja cristã, distinguiam-se dos judeus incrédulos seguindo o credo cristão, conforme estava o mesmo contido na doutrina dos apóstolos.

Sem dúvida a maior parte dessa doutrina se alicerçava nas palavras de Jesus, preservadas principalmente pelos próprios apóstolos, com base na memória, e talvez também com base em documentos escritos extremamente primitivos, além das tradições orais fixas que se formaram desde bem cedo, na história da igreja cristã.

A formação dessas tradições, desde o princípio, em forma padronizada de doutrina expressa, é indicada em trechos como Romanos 6.17 (menção de Paulo sobre a “forma de doutrina”), IITimóteo 1.3 (“o padrão das sãs palavras”) e IIPedro 3.16 (“as demais Escrituras”), com o acréscimo das contribuições paulinas, em suas epístolas, o que foi desenvolvimento posterior desse mesmo processo formativo. Esses ensinamentos padronizados dos apóstolos, baseados nas instruções do Senhor Jesus, tomaram-se o material informativo dos evangelhos primitivos.

1.1 – Combate real e permanente

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

As aspirações apostólicas são as de Cristo, o ministério e a doutrina dos apóstolos era toda e exclusivamente voltada para Cristo, seu andar e suas palavras expressavam o amor de Cristo e o seu Reino.

Eles foram convencidos pelo discurso de Gamaliel. Chamaram os apóstolos e mandaram açoitá-los. Depois, ordenaram-lhes que não falassem em nome de Jesus e os deixaram sair em liberdade. Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome. Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo. (Atos 5.40-42)

1.2 – O testemunho padrão pela pregação

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

O poderoso testemunho com certeza era dado através da pregação dos apóstolos e também de suas ações, tanto mediante ensinamentos inspirados como por meio de orações e milagres sempre em nome de Jesus, e isso caracterizava todo o ministério dos apóstolos. Nesse alicerce a igreja crescia, tendo ensinamentos e exemplos na vida dos apóstolos.

2 – ÊNFASE NA COMUNHÃO COM OS IRMÃOS

Por Ezequiel Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada