Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

Central Gospel Jovens e Adultos – 2º Trimestre de 2019 – 26-05-2019 – Lição 8: A autoridade da igreja de Cristo

23/05/2019

Esse post é assinado por Ezequiel Soares

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

Efésios 4. 11-14

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,

Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,

Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.

1 Timóteo 3:1-7

Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.

Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;

Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;

Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia

(Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? );

Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.

Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.

TEXTO ÁUREO

Mateus 16:18

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Conhecer a origem da igreja e sua autoridade espiritual;
  • Identificar a fonte da autoridade e do poder da igreja;
  • Analisar o papel social e espiritual da igreja nos dias atuais;

PALAVRA INTRODUTÓRIA

Paz seja convosco!

A autoridade da Igreja de Cristo é o tema desse domingo. Igreja como instituição não deve ser apenas um estabelecimento de reunião e nem mesmo um clube social. Nessa lição veremos a autoridade que a Igreja de Cristo deve ter e suas funções na terra, como também as suas preocupações. Essa deve ter um significado social e uma importância para os seus membros. Veremos nessa lição o início da Igreja e o caminho em que essa deve ser manter.

Que Deus fale conosco.

1 – O EMBASAMENTO DA FÉ

O Cristão como nós sabemos, começa a sua caminhada cristã por meio dá fé; somente pela fé ele se achega a Jesus. Não é por meios de barganha, ou por meios financeiro ou de autoflagelação mas tão somente pela fé.

1.1 – A confissão de Pedro

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Respondeu Jesus: “Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus. E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la. (Mateus 16.16-18)

A designação Deus vivo era comum entre os judeus para indicar o seu Deus, em contraste com os deuses de pedra, metal ou madeira dos pagãos, que não tinham vida. Mas aqui é usado como outro termo para salientar o valor Messianico de Jesus; Ele era o Messias enviado pelo único Deus real.

Portanto. Jesus é o “Filho do homem”, identificado com o homem em sua humanidade, mas também identificada com o “Filho do Deus vivo”. O texto mostra a singularidade de Jesus e confessa a Cristo como Salvador.

1.2 – A confirmação do Espirito

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Mesmo depois dessa confissão de Pedro, e a afirmação de Cristo que o Pai o havia revelado a Pedro, vemos ainda um Pedro vacilante, que em dado momento negou a Jesus (Mateus 26.69-75) e que depois de sua morte abandonou o caminho e voltou a pescar.

Nesse cenário vemos a falta de ação de Pedro, então Cristo volta dos mortos e restabelece a fé não somente de Pedro, mas também nos demais discípulos, e os convoca a orar e a esperar o consolador (Espírito Santo).

A chegada do Espírito Santo, é a confirmação e conclusão do ministério de Cristo para o Homem, o Espírito de Deus vivendo em nós.

Nesse momento vemos a mudança dos discípulos onde havia covardia e medo, dá lugar a ousadia e intrepidez.

2 – MINISTÉRIOS ECLESIÁSTICOS

Por Ezequiel Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada