Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

Central Gospel Jovens e Adultos – 2º Trimestre de 2019 – 19-05-2019 – Lição 7: A autoridade da santificação

16/05/2019

Esse post é assinado por Ezequiel Soares

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

1 Tessalonicenses 4:1-7

Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais.

Porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus.

Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da fornicação;

Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;

Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.

Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos.

Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.

TEXTO ÁUREO

Hebreus 12.14,15

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;

Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Entender o significado dos vocábulos santo, santificar, santificação;
  • Reconhecer a necessidade de consagrar a Deus o ser, as ações e o tempo;
  • Santificar-se, vivendo de modo a agradar a Deus e manter-se em comunhão com Ele.

PALAVRA INTRODUTÓRIA

Paz seja convosco!

A autoridade da santificação é o tema desse domingo, Deus nos chamou a santificação, mas qual e a importância e a relevância dessa para a vida do Cristão? Nessa lição veremos o porquê da santidade, tanto como membros individuais como também igreja.

Que Deus fale conosco.

1 – CONCEITO DE SANTIFICAÇÃO

 

Respondeu Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. (João 14.6)

O conceito de santificação equivale a de algo “separado” para Deus, envolvido nessa palavra, desenvolveu-se da ideia dos sacrifícios que eram separados para os ritos religiosos. Porém, o emprego que o apóstolo dos gentios faz dessa palavra provavelmente significar “castidade” de vida, “integridade”, dando a entender uma vida não maculada por ações duvidosas ou pecaminosas de qualquer sorte, sem defeito assim como os animais que eram separados para os sacrifícios.

1.1 – Separação para o serviço exclusivo de Deus

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

“com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. (Efésios 4.12,13)

Implica na necessidade de possuírem a santidade, o que, na linguagem neotestamentária, indica a participação na própria santidade de Deus Pai, e isso tanto por decreto divino e por reconhecimento de sua posição de membro no corpo de Cristo, quanto como um fato real; pois, sem essa santidade, ninguém será aceito perante Deus.

O que é feito para os santos, e pelos santos, é para a edificação do corpo de Cristo. A Igreja vai sendo construída e acrescida e seus membros são edificados, à medida que cada membro usa seus dons individuais segundo o que o Senhor da Igreja ordena, e, desta forma, cada crente desempenha um serviço espiritual para com seus companheiros no Corpo e para com a Cabeça. O apóstolo nos fala de diferentes dons, mas de uma mesma santificação, para um mesmo propósito, servir a Deus visando a plenitude de Cristo.

1.2 – Identificação com o Senhor

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, (Efésios 5.1)

Imitadores de Deus! A ideia é grandiosa e enobrecedora; e o próprio Senhor Jesus nos apresenta essa ideia, e sob idêntico aspecto, quando diz: ‘Portanto, sede vós perfeitos, como perfeito é o vosso Pai celeste’.

“É natural que os filhos imitem aos seus pais; o alvo constante deles é aprender de seus progenitores, copiando-os em todas as coisas… Portanto, se somos filhos de Deus, demonstremos esse amor a nosso Pai celeste, e imitemos todas as suas perfeições morais, adquirindo a atitude mental que havia em Jesus”. (Adam Clarke).

1.3 – Viver Justo e Digno

Por Ezequiel Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada