Buscar esboços

Nossos Esboços

Central Gospel Jovens e Adultos – 2º Trimestre de 2018 – 10/06/2018 – Lição 10: Fidelidade incondicional a Deus

06/06/2018

Este post é assinado por Leonardo Novais de Oliveira

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

Daniel 3.16-20,23,25,27

16 – Responderam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e disseram ao rei Nabucodonosor: […].

17 – Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará do forno de fogo ardente e da tua mão, ó rei.

18 – E, se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.

19 – Então, Nabucodonosor se encheu de furor, e se mudou o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abede-Nego; falou e ordenou que o forno se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer.

20 – E ordenou aos homens mais fortes que estavam no seu exército que atassem a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, para os lançarem no forno de fogo ardente.

23 – E estes três homens, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, caíram atados dentro do forno de fogo ardente.

25 – Respondeu e disse: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, e nada há de lesão neles; e o aspecto do quarto é semelhante ao filho dos deuses.

27 – E ajuntaram-se os sátrapas, os prefeitos, e os presidentes, e os capitães do rei, contemplando estes homens, viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre os seus corpos; nem um só cabelo da sua cabeça se tinha queimado, nem as suas capas se mudaram, nem cheiro de fogo tinha passado sobre eles.

TEXTO ÁUREO

Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. (Ap 2.10b)

OBJETIVOS

Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá:

  • Compreender que a fidelidade ao Senhor independe da situação em que se encontre;
  • Vivenciar as situações conservando a fé em Jesus;
  • Propor em seu coração ser fiel por toda vida

PALAVRA INTRODUTÓRIA

Paz seja convosco.

Nesta lição estudaremos sobre a fidelidade ao Senhor.

A palavra fidelidade possui alguns significados muito interessantes e algumas traduções bíblicas para o português utilizam esta palavra em substituição à palavra fé em vários versículos, como por exemplo Gl 5.22; Tt 2.10; Rm 3.3 e outros.

Vejamos algumas traduções:

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”. (Gl 5.22 – ACF)

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio”. (NVI)

“Mas o fruto que o Espírito produz em nós é: o amor, a alegria, a paz, a paciência, a bondade, a delicadeza no trato com os outros, a fidelidade, a brandura, o domínio de si próprio” (O LIVRO)

O conceito que o Dicionário Bíblico Wycliffe nos traz é o seguinte:

(Gr. pistis, “fidelidade”, “confiabilidade”). O adjetivo pistos é geralmente traduzido como “fiel”. A palavra pistis é traduzida como “fidelidade” ou “lealdade”.

A palavra “pistis” é usada para fé e o Dicionário Vine explica esta questão:

Fé é uma palavra do NT, Ela ocorre apenas duas vezes 110 AT (Dt 32.20; Hc 2.4). A versão ASV em inglês traduz a primeira referência (heb.’ emun) como “fidelidade”. A versão ASV conserva o termo “fé” no segundo texto (trazendo “fidelidade” na margem, heb. ’emuna), possivelmente por causa da frequente citação do texto no NT, no qual a ideia é claramente a de fé no sentido ativo (cf. Rm 1.17; G1 3.11; Hb 10.38). A palavra equivalente no AT é “confiança”. A palavra “confiança” e suas formas correlatas ocorrem mais de 150 vezes no AT, como a tradução de várias palavras hebraicas diferentes. A palavra do NT pistis é usada tanto no sentido de fidelidade (Rm 3.3; Gl 5.22; Tt 2.10) quanto de confiança (Mc 11.22; Mt 8.10; Lc 5.20; Rm 3.22,28 etc.). As traduções da Septuaginta são: aletheia (veracidade. confiança, probidade; verdade, realidade) e pislos (fidedignidade, fidelidade, confiabilidade, descanso, confiança, fé). ‘ãman (]DX): “assegurar-se, perseverar, confiar, acreditar”. Esta raiz é achada no acadiano, ugarítico e fenício. No Antigo Testamento, a palavra ocorre menos de 100 vezes. Três palavras são derivadas deste verbo: ‘ãmem (amém, 30 vezes; por exemplo, SI 106.48), ‘enut (verdade. 127 vezes; por exemplo, Is 38.18) e ‘emünãh (fidelidade).

Faz-se necessário reforçarmos a importância de utilizarmos várias traduções bíblicas para estudar a Bíblia.

Como a Bíblia utiliza a palavra fé e fidelidade em várias ocasiões, podemos utilizar o mesmo conceito para interpretá-las.

1 – A FIDELIDADE DEMONSTRADA

Durante toda a vida, o cristão é convocado a demonstrar sua fidelidade a Deus e isto inclui os momentos de alegria e tristeza; bonança e tribulação; fartura e escassez.

Paulo utiliza um versículo para afirmar que em Cristo ele poderia viver em qualquer situação e isto demonstra sua fidelidade para com o Senhor.

Leiamos:

“Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece”. (Fp 4.12,13 – NVI)

O livro do Apocalipse nos apresenta nos primeiros três capítulos a carta que o conteúdo da mensagem que o Senhor revelou a João na Ilha de Patmos e lhe disse para escrever às sete igrejas que estavam na Ásia.

Leiamos alguns trechos:

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus”. (Ap 2.7 – ACF)

“Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. Saibam que o diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida”. (Ap 2.10 – NVI)

“Àquele que vencer e fizer a minha vontade até o fim darei autoridade sobre as nações”. (Ap 2.26 – NVI)

Aqueles que fossem fieis até a morte, o Senhor lhes daria a recompensa.

Através destes textos verificamos que é necessário demonstrarmos fidelidade ao Senhor.

1.1 – No serviço prestado ao Senhor

O filósofo Aristóteles disse: ”A excelência não é uma virtude, mas um hábito”

Imagine que você está sendo constantemente observado em seu trabalho no tocante à maneira que realiza suas tarefas e que ao final do dia, o se gestor lhe chama para uma conversa sobre como foi o dia de trabalho.

Qual seria sua reação?

A Bíblia nos ensina que devemos fazer TODAS as coisas como se estivéssemos fazendo para o Senhor.

Leiamos este texto:

“E vocês, trabalhadores, obedeçam aos vossos chefes aqui na Terra, executando conscienciosamente as vossas tarefas, com respeito e temor, como se fosse para Cristo. Trabalhem bem; não o façam só para agradar aos patrões quando estes vos estão a ver, mas antes como trabalhando para Cristo, e como quem está a executar de coração a vontade de Deus; e sabendo também que cada um receberá do Senhor a recompensa por todo o bem que fizer, quer se trate de superior ou de subordinado”. (Ef 6.5-8 – O LIVRO)

O contexto destes versículos está relacionado a pessoas que eram escravas e deveriam fazer o trabalho não porque eram obrigadas a fazer, mas sim, porque em Cristo eram livres e, assim, deveriam trabalhar como se o Senhor fosse o responsável por observar o trabalho deles.

É uma passagem muito marcantes, pois o escravo trabalhava porque era obrigado, mas os livres porque precisam ou gostam.

Independente do motivo, precisamos fazer tudo como se estivéssemos fazendo para Deus.

VOCÊ TRABALHA DESTA FORMA?

Por Leonardo Novais de Oliveira

Para continuar lendo CLIQUE AQUI

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada