Buscar esboços

Nossos Esboços

Central Gospel Jovens e Adultos – 1º Trimestre – 25/02/2018 – Lição 8: O Tribunal de Cristo

22/02/2018

Este post é assinado por Leonardo Novais de Oliveira 

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

1 Coríntios 3.12-15 

12 – E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,

13 – a obra de cada um se manifestará; na verdade, o Dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.

14 – Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.

15 – Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.
 

2 Coríntios 5.7-10 

7 – (Porque andamos por fé e não por vista.).

8 – Mas temos confiança e desejamos, antes, deixar este corpo, para habitar com o Senhor.

9 – Pelo que muito desejamos também ser-lhe agradáveis, quer presentes, quer ausentes.

10 – Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal. 

TEXTO ÁUREO

Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo (Rm 14.10). 

OBJETIVOS

Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá:

  • Estimular todos os cristãos a dedicarem-se, intensamente, às boas obras;
  • Desempenhar com excelência as obras que glorificam a Deus, com aproveitamento das oportunidades;
  • Conscientizar os crentes salvos que as recompensas, prêmios, galardões e coroas são destinados aos servos fiéis na eternidade.

PALAVRA INTRODUTÓRIA

Chegamos a um dos pontos mais marcantes no estudo do livro do Apocalipse com relação a Igreja de Jesus Cristo, pois esta lição tratará de assuntos relacionados à nossa situação após o arrebatamento.

Uma das palavras associados a Deus, que faz parte de Sua essência é JUSTIÇA. Existem muitas palavras no hebraico para justiça e seus derivados, vejamos algumas delas:

1) Yashar denota o caminho “reto, direito, suave” (Pv 9.15; 15.21; Is 26.7), e aquilo que é agradável ou satisfatório para Deus por ser direito (Dt 12.25,28). Aquele que segue esse caminho e pratica tais obras é chamado de “reto” ou “justo” (Jó 1.1).

2) Espera-se que um juiz (shophet), ao decidir uma questão e exercer o julgamento (mishpat), deva ter o atributo do mishpat, isto é, da “justiça, do direito e da retidão”. Jeová é um Deus de justiça (Is 30.18), e seria inconcebível que Ele, como Juiz de toda a terra, não agisse corretamente ou não praticasse a justiça (Gn 18.25). O Senhor exige que o homem, que foi criado à sua imagem, também procure e pratique a justiça (Is 1.17; 56.1; Mq 6.8).

3) Um terceiro termo, sedeq, designa o que é justo, direito ou normal como pesos e medidas plenos e justos (Dt 25.15). Deus está sentado em seu trono julgando “justamente” ou “retamente” (SI 9.4), de modo que Davi mostrou confiança ao pedir que o Senhor ouvisse a sua “justiça” ou a sua “causa justa” (SI 17.1). Os julgamentos de Deus são “corretos” ou justos, executados com fidelidade para o nosso supremo bem (SI 119.75).

Deste termo deriva o nome de Melquisedeque (Melech – Rei; Sedeq – Justiça).

Desde o livro de Gênesis; o livro dos princípios, até o livro do Apocalipse; o livro do fim, a Bíblia nos apresenta Deus como criador da justiça e tudo o que ele faz é baseado neste princípio.

O primeiro juízo de Deus foi declarado à serpente e o último será declarado no Tribunal do Trono Branco.

A revista nos mostra cinco juízos que acontecerão nos últimos dias, após o arrebatamento da Igreja, que são:

1) O juízo sobre Israel;

2) O juízo sobre as nações gentias;

3) O juízo sobre os anjos;

4) O juízo sobre Satanás;

5) O juízo da humanidade perdida diante do trono branco.

Estudaremos nesta lição, o único juízo que será aplicado à igreja de Jesus Cristo, que já estará no céu (salva).

Tal juízo não está relacionado com a salvação, pois será um juízo sobre as obras que realizarmos e as obras não estão relacionadas a salvação (Ef 2.8,9).

1 – LUGAR E TEMPO DO JULGAMENTO

Não temos nenhuma ideia de onde o julgamento acontecerá, mas temos CERTEZA, que não será no planeta terra, pois a Igreja terá sido arrebatada.

A Bíblia nos mostra no evangelho de João que o Senhor estava preparando lugar para que onde ele estivesse, nós os crentes, Igreja do Senhor também estivéssemos.

Leiamos o que o texto nos diz:

“Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver” (Jo 14.1-3 – NVI).

Fazendo uma exegese bem simples neste texto fica claro que estaremos com Jesus e se o autor da carta aos Hebreus nos mostra que Jesus está à direita de Deus (no trono), logo estaremos com Ele nos céus.

“Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles” (Hb 7.25 – NVI).

Em relação ao tempo, o que podemos afirmar é que acontecerá logo após o arrebatamento da igreja, pois seremos arrebatados para viver eternamente com ele.

Leiamos o que Paulo escreve aos Tessalonicenses:

“Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1 Ts 4.17 – ACRF).

1.1 – O lugar está pronto

Esta afirmação já foi comentada no tópico acima, mas é importante reforçarmos o fato de que nenhuma promessa feita pelo Senhor deixou de cumprir-se, pois Sua essência não permite mentiras.

Vejamos alguns textos interessantes:

“Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria”? (Nm 23.19 – ACRF).

“Mas eu, o Senhor, falarei o que eu quiser, e isso se cumprirá sem demora. Pois em seus dias, ó nação rebelde, cumprirei tudo o que eu disser, palavra do Soberano Senhor” (Ez 12.25 – NVI). 

1.2 – A hora está marcada

O comentarista da lição criou estes dois tópicos (1.1 e 1.2) com o intuito de reforçar que aquilo que o Senhor prometeu se cumprirá, porém assim como não sabemos com precisão, onde será o local, tampouco sabemos a hora que acontecerá.

A Bíblia nos diz que o Senhor virá em breve e não tardará e o escritor aos Hebreus nos aconselha a perseverarmos até o fim:

“Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu; pois em breve, muito em breve “Aquele que vem virá, e não demorará” (Hb 10.36,37 – NVI).

“O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pe 3.9 – NVI).

Desta forma, devemos prosseguir até o fim.

Por Leonardo Novais de Oliveira

COMUNICADO IMPORTANTE

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e ainda continuar estudando a lição conosco…

Decidimos unir o Ensino com Missões e assim, alavancar recursos financeiros para contribuir com esses projetos.

Cada um de nós poderemos contribuir com o site ebdcomentada.com e com as obras de missões citadas, realizando o cadastro como assinante e escolhendo o plano que achar conveniente.

Optamos por oferecer valores acessíveis para que todos continuem a desfrutar dos nossos esboços e ao mesmo tempo AJUDAR a obra missionária, portanto a EBD Comentada, juntamente com você estará ao mesmo tempo ENSINANDO e FAZENDO MISSÕES.

Contamos com a ajuda de todos para mantermos este trabalho que tem auxiliado milhares de professores no Brasil e no mundo.

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19 – ARC).

Qualquer dúvida referente aos planos ou mesmo depois de adquiri-lo, surgir algum problema, entre em contato conosco (contato@ebdcomentada.com.br)

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada