Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

Central Gospel Jovens e Adultos – 1º Trimestre de 2019 – 24-02-2019 – Lição 8: Lucas, o ministério do Filho do Homem

21/02/2019

Esse post é assinado por Ezequiel Soares

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

Lucas 4.14-21

14 – Então, pela virtude do Espírito, voltou Jesus para a Galileia, e a sua fama correu por todas as terras em derredor.

15 – E ensinava nas suas sinagogas e por todos era louvado.

16 – E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga e levantou-se para ler.

17 – E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito:

18 – O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração,

19 – a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor.

20 – E, cerrando o livro e tornando a dá-lo ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele.

21 – Então, começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.

TEXTO ÁUREO

Lucas 7.22

Respondendo, então, Jesus, disse-lhes: Ide e anunciai a João o que tendes visto e ouvido: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres anuncia-se o evangelho.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Conhecer as características do ministério de Jesus como Filho do Homem;
  • Saber que a autoridade do Seu ministério foi outorgada por Deus;
  • Entender a importância do ministério de Cristo na obra da salvação.

PALAVRA INTRODUTÓRIA

Paz seja convosco!

Como estudamos anteriormente acerca da humanidade de Cristo relatada por Lucas, nessa lição estudaremos a respeito do Ministério do Filho do Homem, sua autoridade divina e seu ministério perante todas as áreas da humanidade. Neste ponto, veremos como Jesus se posicionou perante as oposições e buscaremos as ferramentas necessárias para continuarmos a sua missão e segui-lo.

Que Deus fale conosco.

1 – UM MINISTÉRIO RECONHECIDO

Jesus ao iniciar seu ministério tinha cerca de trinta anos e a partir desse momento, Ele se dedicou a Deus como o Homem representativo, a fim de receber o Espírito Santo, para seguir avante em sua tarefa messiânica.

1.1 – O Pai afirma

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Jesus não era mais um novo mestre na lei, nem mesmo trazia uma nova filosofia de vida a seguir. Ele é o filho de Deus.

Lucas nos relata apenas um breve momento do batismo de Cristo, porém nos acrescenta uma parte importante desse acontecimento. Em Lucas 3.21 ele nos diz que Jesus estava orando naquele momento. Está, portanto, subentendido que a descida do Espírito Santo sobre Ele viria a ser uma resposta à Sua oração.

A vida de oração de Jesus sobressai neste Evangelho. Há outras nove instâncias de oração na vida do Senhor as quais são somente mencionadas por Lucas (Lc 5.16; Lc 6.12; Lc 9.18,29; Lc 11.1; Lc 22.32-44; Lc 23.34-46).

“Tu és o Meu Filho amado, em Ti Me comprazo” (Lc 3.22). Essa foi à aceitação do Pai com respeito à dedicação do Filho e Sua aprovação concernente aos trinta anos anteriores de Sua vida particular – O filho de Deus.

1.2 – Os anjos reconhecem

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Os anjos também reconheceram e serviram ao ministério do Filho do Homem. O pastor Renan Di Melo apresenta quatro das doze citações sobre anjos atreladas a Jesus, no qual também nos manteremos:

1 – “O Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus” (Lucas 1.35b).

Esse relato não apenas nos diz que ele seria “mencionado ou chamado” Filho de Deus. Mas sim, que Ele de fato era; Ele não apenas será o filho de Deus, como também será reconhecido como tal, isto é, carregará as marcas da divindade. É um título que se refere a sua posição como o governante Soberano e Supremo. Identificar Jesus como o Filho do Altíssimo é afirmar que Ele é da mesma essência do Pai. Nas palavras do escritor aos Hebreus: “Ele [Jesus] é o resplendor da Sua glória [de Deus] e a representação exata de sua natureza” (Hebreus 1.3a).

2 – “Na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.11).

Tão somente a chegada do Salvador não constitui as boas-novas da mensagem do anjo, e sim a salvação que viria por meio d’Ele. Embora os pastores pudessem provavelmente ter interpretado aquela salvação como sendo material e política, todo o Novo Testamento é inequívoco na sua interpretação como sendo moral e espiritual. O bebê anunciado pelos anjos seria o Salvador que os libertaria do pecado. Logo após isso, uma multidão do exército celestial aparece com o anjo louvando a Deus: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor”. (Lucas 2:14).

3 – “Ali esteve quarenta dias, sendo tentado por Satanás. Estava com os animais selvagens, e os anjos o serviam” (Marcos 1:13).

Os anjos ao servirem trazem a ele não somente o alimento para seu fortalecimento físico, mas também a certeza da presença de Deus na sua caminhada o fortalecendo espiritualmente, o que vemos também se repetindo no Getsêmani (Lucas 22.43)

4 – “Apareceu-lhe então um anjo do céu que o fortalecia.” (Lucas 22:43).

Aquele que está acima dos anjos, melhor do que os anjos, tinha um nome mais excelente que os anjos, era adorado pelos santos anjos, foi fortalecido por um anjo.

1.3 – Os demônios temem

Por Ezequiel Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada