Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

Central Gospel Jovens e Adultos – 1º Trimestre de 2019 – 20-01-2019 – Lição 3: Mateus, o Evangelho da Igreja

16/01/2019

Esse post é assinado por Carlos Soares

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

13 Quando Jesus chegou a Cesárea de Filipe, perguntou aos seus discípulos: “Quem é que o povo está dizendo que Eu sou? ”

14 “Bem”, responderam, “alguns dizem que o Senhor é João Batista; outros, que é Elias; outros, que é Jeremias ou um dos outros profetas”.

15 Então Ele perguntou-lhes: “E vocês, quem pensam que Eu sou”?

16 Simão Pedro respondeu: “O Cristo, o Messias, o Filho de Deus vivo”.

17 “Deus abençoou você, Simão, filho de Jonas”, disse Jesus, “porque meu Pai do Céu revelou isto pessoalmente a você – isto não vem de nenhuma fonte humana”.

 18 “Você é Pedro, uma pedra; e sobre esta rocha edificarei a minha igreja; e todas as forças do inferno não prevalecerão contra ela”.

19 “E Eu darei a você as chaves do Reino dos Céus; todas as portas que você fechar na terra terão sidos fechadas no céu; e todas as portas que você abrir na terra terão sido abertas no céu!” Mt 16. 13-19

TEXTO ÁUREO

E Eu lhes digo isto – tudo o que vocês proibirem na terra está proibido no céu, e tudo o que vocês permitirem na terra, será permitido no céu. Mt 18.18

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Reconhecer: que a Igreja é bem mais que uma instituição terrena;
  • Conhecer: a origem, os fundamentos e o futuro da Igreja;
  • Compreender: a importância de pertencer à Igreja de Cristo.

PALAVRA INTRODUTÓRIA

O Evangelho de Mateus é o primeiro livro do Novo Testamento. Ele era o principal Evangelho utilizado pela Igreja Primitiva. Através do evangelho de Mateus, todo cristão verdadeiro é instruído a cumprir com gratidão o serviço de anunciar o Reino de Deus.

O Novo Testamento encontramos a resposta da pergunta onde aparece o termo Igreja como “ekklesia” significando, assembléia, congregação. As passagens, estão no primeiro evangelho, o de Mateus:

“Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno nunca prevalecerão sobre ela”. (Mt 16.18) Bíblia de Jerusalém.

Uma segunda passagem também no evangelho de Mateus (Mt 18.17), igreja = “ekklesia” = assembléia dos irmãos.

“Caso não lhes der ouvido, dize-o a Igreja. Se nem mesmo a Igreja der ouvido, trata-o como gentio ou publicano”. (Mt 18,17) Bíblia de Jerusalém.

NESTLE-ALAND, Novum Testamentum Graece, Deutsche Bibelstiftung Stuttgard, 26 edição, Alemanha, 1981.

1 – A ORIGEM DA IGREJA

Muitos homens diferem entre si acerca de quando principiou a Igreja. Alguns creem que a Assembleia ou Igreja é a continuação ou a renovação do Israel do Velho Testamento. Outros asseveram que a Igreja não existia no Velho Testamento, mas que principiou na nova Dispensação. Vejamos o que as Escrituras dizem a este respeito:

1.º– Em Efésios 3:4-5, Paulo fala da Igreja como um “mistério” que noutros tempos não fora revelado aos homens, como agora tinha sido aos seus santos apóstolos e profetas pelo Espírito. E ainda em Efésios 3.9 demonstra que a Igreja é um “mistério” que desde o principio do mundo esteve oculto em Deus. (Ver também Col. 1:26; Rom. 16:25-26).

A Igreja era, pois, um segredo de Deus durante os tempos do Velho Testamento e nunca foi revelado antes do aparecimento dos apóstolos e profetas do Testamento.

2.º – Em Mateus 16:18, o Senhor Jesus disse: “Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”. Por outras palavras, a Igreja ainda estava para se revelar quando o Senhor proferiu estas palavras.

– E ainda em Efésios 4:8-11, Paulo frisa que é Cristo, ressuscitado e assunto ao Céu, quem dá dons a Igreja. Isto prova que, para admitir que a Igreja existiu antes da Sua ressurreição, temos de admitir que lhe faltavam dons para sua edificação. Nós cremos que é possível, não somente provar que a Igreja principiou na nova Dispensação, mas também que ela principiou no Dia de Pentecostes.

1.1- Jesus é o fundador da igreja

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

M’Neile (Dr Hugh Boyd M’Neile 17/07/1795 à 28/01/1875 – Reverendo na Inglaterra), acredita que em Mateus 16.18, Jesus falou em aramaico, usando a palavra kepha. Ele observa que essa palavra é do gênero feminino, e assim ela foi corretamente representada por petra, ou “rocha”. Ele entende que a palavra petros, ou “pedra”, tinha o mesmo significado, embora fosse mais apropriada para um nome de homem por ser do gênero masculino. Ele acrescenta, entretanto: “Não se pode concluir a partir desse jogo de palavras que ‘esta rocha’ seja Pedro”, e conclui: “A referência foi feita provavelmente, à verdade que o apóstolo havia proclamado, isto é, ao fato de que o Messianismo do Senhor seria como uma rocha imóvel sobre a qual a sua ‘ecclesia’ (igreja) estaria segura”.

Acreditamos que essa interpretação seja preferível à de Cullmann (Teólogo Francês, 25/02/1902 à 16/01/1999), que faz de Pedro a rocha sobre a qual a igreja seria construída. Cullmann, naturalmente, está se referindo a Pedro como apóstolo e não como bispo. “Cheguem-se a Cristo, que é o Alicerce de Rocha, vivo, sobre o qual Deus constrói; embora os homens O tenham rejeitado, Ele é muito precioso para Deus, que O escolheu acima de todos os outros.” 1Pe 2.4 – confirmando o próprio apóstolo Pedro que  Jesus, a rocha, é o fundador da Igreja.

1.2 – A igreja pertence a Cristo

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

“E agora, tomem cuidado! Não deixem de alimentar e pastorear o rebanho de Deus, – a igreja dEle, comprada com o seu sangue – pois o Espírito Santo está entregando-lhes a responsabilidade como supervisores”. At 20.28

A igreja é a noiva do Cordeiro, a menina dos olhos de Deus. Ele a comprou com o sangue de Jesus. Tocar na igreja é ferir a noiva do Filho de Deus. O Senhor tem zelo pelo seu povo. Perseguir a igreja é perseguir ao próprio Senhor da igreja. Quem fere o corpo atinge também a cabeça.

Os pastores que tratam com rigor desmesurado as ovelhas de Cristo, e dispersam o rebanho ou deixam de protegê-lo dos lobos vorazes, estão desprezando a escrava resgatada, a amada do coração de Deus, a noiva do seu Filho bendito.

John Stott é assaz oportuno ao escrever: “As ovelhas são o rebanho de Deus o Pai, compradas pelo precioso sangue de Deus o Filho e supervisionadas por pessoas indicadas por Deus o Espírito Santo”.

2 – A autoridade da igreja

Por Carlos Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada