Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

Central Gospel Jovens e Adultos – 1º Trimestre de 2019 – 10-03-2019 – Lição 10: João, o Evangelho do Filho de Deus

07/03/2019

Este post é assinado por Ezequiel Soares

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

João 1.1-5,11-14 

1 – No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

2 – Ele estava no princípio com Deus.

3 – Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

4 – Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens;

5 – e a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.

11 – Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

12 – Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome,

13 – os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.

14 – E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

TEXTO ÁUREO

João 3.16 

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Entender a atuação de Jesus como Filho de Deus na Criação;
  • Conhecer as formas e maneiras como o Filho de Deus revelou-se à humanidade;
  • Saber como o Filho de Deus relaciona-se com aqueles que nele creem.

PALAVRA INTRODUTÓRIA

Paz seja convosco!

Na lição desse domingo analisaremos o início do evangelho de João. O quarto Evangelho é um escrito do maior evento histórico, o nascimento terreno do filho de Deus “O verbo se fez carne.”

Tudo o que o escritor registrou teve a finalidade de tornar tal evento claro e significativo, mostrando quem era o Verbo, o seu antes e depois de se tornar carne, a sua atuação e importância para a humanidade e como Ele se relaciona com os que creem em seu nome.

Que Deus fale conosco.

1 – O VERBO DE DEUS

A passagem de abertura do livro de João: “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”, nos traz a memória o início da Bíblia em Gênesis 1.1. Paralelo feito propositalmente, o autor encontra nessa maneira o jeito mais apropriado para iniciar o maior acontecimento da história. Assim como Deus é eterno, o Verbo também o é. Ele é “o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim” (Apocalipse 1.8). Os verbos ser e estar usados neste primeiro versículo, descrevem uma ação contínua, sem levar em consideração o princípio ou o fim.

1.1 – Antes da encarnação

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais – https://ebdcomentada.com

No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no princípio. (João 1.1,2)

O princípio do Evangelho foi ligado ao princípio da criação (Genesis 1:1) e vai além dela dando uma visão da Deidade “antes que o mundo existisse” (João 17:5). A Palavra não se fez; era. Com Deus sugere igualdade e também associação. O Verbo era Deus.

Distinguindo a personalidade de Cristo: “o verbo”, “a palavra”. O verbo eterno é descrito como “com Deus”, A preposição “com” perde um pouco da força da palavra original, que indica “face a face”. Assim, o Verbo está em um relacionamento mais íntimo com Deus.

1.2 – Na Criação

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais – https://ebdcomentada.com

Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. (João 1.3)

O primeiro e segundo versículos, falam sobre a relação entre o Verbo e Deus, a respeito da sua Deidade, mas aqui começa a tratar a relação do verbo para com o mundo. Essa declaração é apresentada em duas partes, uma positiva e outra negativa, a fim de indicar uma universalidade absoluta da função criativa do Verbo, o qual é criador deste mundo.

Sem a menor dúvida, este versículo é parcialmente polêmico. Ataca a ideia equivocada dos gnósticos sobre a natureza essencialmente má da matéria, o que exigia segundo eles, que Deus utilizasse uma série de intermediários, entre Ele e a criação, a fim de que ele não viesse a ser corrompido. Também assedia a ideia de que esse “Verbo” teria sido o criador deste mundo, sendo o seu Deus, ao passo que existiriam muitos outros mundos, no universo, com muitos outros deuses subordinados, ou seres espirituais poderosos, que seriam os deuses, os quais, por sua vez, seriam os criadores dessas outras criações. Neste quadro, a intenção desse versículo é afirmar e declarar que todas as coisas, sem uma única exceção, foram criadas por aquele que desde toda eternidade, estava com Deus. Aleluia!

1.3 – Entre nós

Por Ezequiel Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada