Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

Central Gospel Jovens e Adultos – 1º Trimestre de 2019 – 03-02-2019 – Lição 5: Marcos, as obras do Servo

30/01/2019

Este post é assinado por Carlos Henrique Soares

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

29 – E logo, saindo da sinagoga, foram a casa de Simão e de André, com Tiago e João.

30 – E a sogra de Simão estava deitada, com febre; e logo lhe falaram dela.

31 – Então, chegando-se a ela, tomou-a pela mão e levantou-a; e a febre a deixou, e servia-os.

32 – E, tendo chegado a tarde, quando já estava se pondo o sol, trouxeram-lhe todos os que se achavam enfermos e os endemoninhados.

33 – E toda a cidade se ajuntou à porta.

34 – E curou muitos que se achavam enfermos de diversas enfermidades e expulsou muitos demônios, porém não deixava falar os demônios, porque o conheciam.

35 – E, levantando-se de manhã muito cedo, estando ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava.

36 – E seguiram-no Simão e os que com ele estavam.

37 – E, achando-o, lhe disseram: Todos te buscam.

38 – E ele lhes disse: Vamos às aldeias vizinhas, para que ali também pregue, porque para isso vim.

39 – E pregava nas sinagogas deles, por toda a Galileia, e expulsava os demônios.  Mc 1.29-39            

TEXTO ÁUREO

Quando Jesus soube o que eles estavam falando, disse-lhes: “Os doentes é que precisam de médico, e não os que gozam saúde! Eu não vim dizer aos bons que se arrependam, e sim aos maus”. Mc 2.17

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Compreender a dimensão das obras realizadas por Jesus;
  • Entender o impacto dessas obras para os homens daquele tempo;
  • Acreditar que não há impossíveis para Jesus.

1 – O ENSINO DA PALAVRA

Já vimos que se atribui a autoria do evangelho de Marcos a João Marcos, filho de certa Maria, cuja casa em Jerusalém era lugar de reunião dos discípulos, At. 12:12. Sendo ele, primo de Barnabé, Cl. 4:10, pode ter sido levita, At. 4:36. A história de Marcos se encontra nas seguintes passagens: At. 12:25; 13:5-13; 15:37-39.

Provavelmente, a mãe de Marcos tinha posição de considerável influência na Igreja de Jerusalém. Foi a casa dela que Pedro procurou logo ao ser libertado da prisão pelo anjo, At. 12:12.

Não há dúvida de que este Evangelho representa o ensino e a influência de Pedro. Uma tradição antiga associa o Evangelho de Marcos com Pedro e vários detalhes confirmam esta tradição. Tem-se com frequência, observado também que o plano do Evangelho corresponde ao esboço do discurso de Pedro em casa de Cornélio – At. 10:37-43, e que o livro está em harmonia com o caráter de Pedro – impulsivo, impressionável, emotivo e ativo, mais do que argumentativo, lógico e doutrinário.

Esteve João Marcos com Pedro em Babilônia, quando este apóstolo escreveu sua primeira epístola, I Pe. 5:13. Afirma-se que ele foi companheiro de Pedro na maior parte do tempo, e escreveu a história de Jesus como a ouviu de Pedro em suas pregações.

É provável que este Evangelho tenha sido escrito e divulgado em Roma, entre os anos 60 e 70 d.C.

O Evangelho de Marcos é essencialmente o Evangelho da ação. A ação do Senhor Jesus como servo, para fazer a sua obra de salvação. 

1.1 – O Servo ensinava com autoridade

Jesus se acabava de mudar de Nazaré a Cafarnaum (Mat 4:12-13). Cafarnaum era uma cidade muito próspera, com grandes riquezas, do mesmo modo, envolvida em grandes pecados e decadência. Devido a que aquartelava muitos soldados romanos, a influência pagã do Império Romano se encontrava em qualquer lugar. Era o lugar ideal para que Jesus enfrentasse os judeus e os gentios com as boas novas do Reino de Deus.

Frequentemente, os professores judeus citavam a famosos rabinos para dar mais autoridade a suas palavras. Mas Jesus não precisava fazê-lo. Como era Deus, conhecia perfeitamente as Escrituras e seu significado. Ele era a autoridade suprema.

1.2 – O Servo ensinava com sabedoria

Nele estão escondidos todos os tesouros poderosos e inexplorados da sabedoria e do conhecimento. Cl 2.3

Diz que em Jesus estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. Sabedoria é sofia e conhecimento gnosis. Estas duas palavras não são simples repetição; há uma diferença.

Gnosis é o poder de apreender a verdade; de captar a verdade quando a vemos e de entendê-la quando irrompe na mente. É quase intuitiva e instintiva, mas sofia é o poder de manter, confirmar e exaltar a verdade uma vez captada intuitivamente, com uma argumentação e apresentação sábias e inteligentes.

Pela gnosis o homem capta a verdade; a sofia o capacita para dar razão da esperança que há Nele.

Toda esta sabedoria — diz Paulo — está escondida em Cristo. A palavra que Paulo usa para escondido é apokryfos. O mesmo uso deste termo é um golpe certeiro dirigido aos gnósticos. A palavra apokryfos significa oculto ao olhar comum e, portanto, secreto.

Vimos que os gnósticos criam que para a salvação era necessário um enorme caudal de elaborados e complicados conhecimentos. Conhecimentos que consignavam em livros que pela mesma razão chamavam apokryfos porque estavam escondidos e fora do alcance do homem comum e ordinário. Usando esta palavra Paulo diz: “Vocês, os gnósticos, têm sua sabedoria apartada, escondida e proibida para o homem comum; chamam-na apokryfos. Nós também temos nosso conhecimento; mas não está oculto em livros ininteligíveis; está guardado em Cristo e por isso fica aberto a todos os homens, estejam onde estejam.”

A verdade do cristianismo não é um segredo que fica escondido, mas sim um segredo que se revela.

1.3 – O Servo ensinava parábolas

Por Carlos Henrique Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada