Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

Central Gospel – 4 Trimestre 2019 – 17-11-2019 – Lição 7 – A complexidade da alma

15/11/2019

Esse post é assinado por Ezequiel Soares

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

Salmos 63.1-8

O Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água;

Ó Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água;

Para ver a tua força e a tua glória, como te vi no santuário.

Porque a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão.

Assim eu te bendirei enquanto viver; em teu nome levantarei as minhas mãos.

A minha alma se fartará, como de tutano e de gordura; e a minha boca te louvará com alegres lábios,

Quando me lembrar de ti na minha cama, e meditar em ti nas vigílias da noite.

Porque tu tens sido o meu auxílio; então, à sombra das tuas asas me regozijarei.

A minha alma te segue de perto; a tua destra me sustenta.

TEXTO ÁUREO

Gênesis 2.7

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Crer firmemente que a alma é criada a partir de um ato soberano e exclusivo do Senhor Todo-Poderoso;
  • Submeter a sua mente, com todas as suas faculdades – inocência, consciência, memória, inteligência e raciocínio ao governo do Espírito Santo;
  • Praticar diariamente o estudo sistemático da Palavra de Deus, descobrindo a fonte da salvação, da verdade e da santificação.

PALAVRA INTRODUTÓRIA

Paz seja convosco!

O assunto dessa lição é acerca da alma humana e sua complexidade, a origem e as teorias por trás dessas discussões.

Que Deus fale conosco.

1 – DEFINIÇÃO, ORIGEM E COMPOSIÇÃO

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

1.1 – De onde vem a alma?

Este é um assunto bastante discutido e durante os anos e tem se criado teorias e pensamentos sobre o mesmo. As mais conhecidas teorias estão dispostas como:

Criacionismo: É o pensamento que acredita que a partir da concepção de um corpo material, também se dá a criação de uma alma, a parte imaterial. O versículo comumente usado para a propagação dessa ideia é Gênesis 2.7:

“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.”

Traducionismo: Essa teoria supõe que o homem e a mulher como seres com corpo e alma, por si só produzem os seus filhos que são tanto alma, como corpo, ou seja, essa teoria acredita que ambos, alma e corpo, são criados por meio da procriação.

Preexistência: Implica na ideia de que todas as almas humanas já preexistem em um plano não material e a partir do momento do nascimento do corpo, a alma se une a esse corpo.

1.2 – Deus criou a alma

Muitas outras teorias existem para o compreendimento do surgir da alma, mas nenhuma pode questionar ou dar outra origem à alma a não ser que ela é obra de Deus.

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. (Gênesis 2.7)

Nesse texto alguns teólogos ainda afirmam que não se trata da alma. De acordo com comentário de Champlin;

“No hebraico, “nephesh” Os intérpretes debatem-se diante dessa palavra, e as controvérsias florescem por causa dela. Essa palavra significaria que o homem, a criatura de argila, agora fora dotada de uma alma imaterial, que garantia sua sobrevivência diante da morte biológica, em sobrevindo tal evento? A maioria dos eruditos, porém, concorda que o versículo não contempla a parte imaterial do homem. Naturalmente, dentro da história do termo nephesh, essa palavra veio a incorporar a idéia de alma. A criatura viva é agora possuidora de uma alma imaterial.”

Sendo ou não a nossa alma feita ou concebida no momento do sopro, sabemos que a humanidade não é apenas um ser vivendo como os demais seres sobre a terra, existe sim, a parte imaterial do homem que está ligada a Deus.

E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança (Gênesis 1.25,26a)

2 – ATRIBUIÇÕES DA ALMA

Ezequiel Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos que mantemos uma parceria missionária com a EQUIPE SEMEAR, localizada na cidade de Uberaba – MG, que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI  para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada