Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

Betel Jovens – 4º Trimestre de 2019 – 27-10-2019 – Lição 4: Ele Sim!

24/10/2019

Este post é assinado por Carlos Henrique Soares

TEXTO DE REFERÊNCIA

41 E aqueles que acreditaram na pregação de Pedro foram batizados – ao todo uns

42 E uniram-se aos outros crentes na frequência regular às reuniões de ensino dos apóstolos, de Comunhão, e nas reuniões de oração.

43 Em todos eles havia um profundo respeito, e os apóstolos faziam muitos milagres.

44 Todos os crentes se reuniam constantemente e repartiam tudo uns com os outros,

45 vendendo suas propriedades e dividindo com os que tinham necessidade.

46 Regularmente eles adoravam juntos no templo todos os dias, reuniam-se em grupos pequenos nas casas para a Comunhão, e participavam das suas refeições com grande alegria e gratidão,

47 louvando a Deus. A cidade inteira tinha simpatia por eles, e cada dia o próprio Senhor acrescentava à igreja todos os que estavam sendo salvos. At 2.41-47 

VERSÍCULO DO DIA

Eu repito que lhes estamos falando a respeito do que realmente nós mesmos vimos e ouvimos, a fim de que vocês possam participar da comunhão e das alegrias que nós temos com o Pai e com Jesus Cristo, seu Filho. 1 Jo 1.3

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Entender que precisamos viver em santificação;
  • Compreender que a comunhão com Cristo é fundamental para o Cristianismo;
  • Aprender que Deus espera que, cada vez mais, o homem se volte para Ele.

INTRODUÇÃO

Estamos vivendo um momento muito difícil na história mundial, parece que os povos do mundo todo estão cambaleando sem rumo e sem segurança, norteados com seus problemas buscam paz em todos os lugares, mas nunca no lugar certo; em Cristo Jesus. Só a comunhão com Jesus é que fará fazer este mundo viver um tempo sóbrio. Ele é a nossa verdadeira paz; a comunhão de Deus para os povos. Aleluia.

1 – TENDO COMUNHÃO COM CRISTO

Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. 1 Jo 1.6

Havia aqueles que diziam estar intelectualmente capacitados e espiritualmente amadurecidos, mas não davam mostras disso em suas vidas. Diziam que tinham avançado tanto no caminho do conhecimento que o pecado havia deixado de ter importância para eles. Diziam ser tão espirituais que de maneira nenhuma se preocupavam com o pecado. Diziam ter progredido tanto que para eles as leis já não tinham razão de ser. Eram tão arrogantes e soberbos que, havia aqueles que diziam estar intelectualmente capacitados e espiritualmente amadurecidos, mas não davam mostras disso em suas vidas.

O que vocês acham?  Está certo? O que a bíblia realmente ensina sobre isso? João responde a estes argumentos: Insiste em que para ter comunhão com o Deus que é luz, a pessoa deve andar na luz, e que se ainda anda na escuridão moral e ética da vida sem Cristo, não pode ter comunhão com Deus. Isto é precisamente o que o Antigo Testamento disse séculos antes. Deus disse: “Santos sereis, porque eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo” (Lev. 19:2). Quem vive em comunhão com Deus está comprometido a viver uma vida de bondade que reflita a bondade de Deus. Pense nisso, temos que ser coerente com as escrituras. 

1.1 – Entendendo o que é comunhão

Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união! É como óleo precioso derramado sobre a cabeça, que desce pela barba, a barba de Arão, até a gola das suas vestes. É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião. Ali o Senhor concede a bênção da vida para sempre“ (Sl 133.1-3).

Mais do que nos relacionarmos, a comunhão traz vida, cura e a bênção do Senhor Jesus.

Você tem dimensão da importância da comunhão? É de vital importância compreender a magnitude da comunhão entre os cristãos e a unidade da Igreja.

É bom e agradável estarmos em comunhão com os irmãos. O ser humano foi criado para se relacionar primeiro com Deus e depois com as outras pessoas. Desde o Jardim do Éden podemos ver a importância de nos relacionarmos. Deus estava com Adão todos os dias na viração do dia.

Na comunhão há unção e vida para sempre. Deus Se agrada tanto da nossa comunhão que derrama sobre nossas vidas o óleo fresco da unção, trazendo vida e cura para nossas almas. O que você acha? vale a pena ter comunhão?

1.2 – Passos para a comunhão real

A palavra comunhão é a tradução da palavra grega koinonia, que significa parceiro, companheiro ou participante.

Lowell Bailey resume: “a comunhão tem a ver com aquela relação pessoal que os cristãos gozam com Deus e uns com os outros, em virtude de serem unidos a Jesus Cristo. Quem estabeleceu essa relação foi o Espírito Santo, que habita em todo cristão, unindo-o a Cristo e a todos os que são de Cristo”.

A comunhão cristã tem algumas características principais:

  • Comunhão espiritual ou a dedicação de um tempo para orar, estudar a Bíblia, adorar e partir o pão conforme lemos em Atos 2.42 “Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações”;
  • Compartilhar as necessidades materiais uns dos outros – Atos 4.32 ”Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham”; 2 Co 8.3-4 “Pois dou testemunho de que eles deram tudo quanto podiam, e até além do que podiam. Por iniciativa própria eles nos suplicaram insistentemente o privilégio de participar da assistência aos santos”;
  • Cooperação na obra missionária – Filipenses 1.4,5 “Em todas as minhas orações em favor de vocês, sempre oro com alegria por causa da cooperação que vocês têm dado ao evangelho, desde o primeiro dia até agora”;
  • União e unidade quanto aos alvos e propósitos espirituais – Atos 2.46 ”Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração”; e 2 Corintios 13.13 “Todos os santos lhes enviam saudações”.

2 – TENDO COMUNHÃO COM O PRÓXIMO

Pastor Carlos Henrique Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada