Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

Betel Jovens – 4º Trimestre de 2019 – 03-11-2019 – Lição 5: Fake, tô fora!

31/10/2019

Este post é assinado por Carlos Henrique Soares

TEXTO DE REFERÊNCIA

41 Disse-lhes Jesus: “Se Deus fosse o Pai de vocês, vocês me amariam, pois eu vim de Deus e agora estou aqui”. Eu não vim por mim mesmo, mas ele me enviou.

43 Por que a minha linguagem não é clara para vocês? Porque são incapazes de ouvir o que eu digo.

44 “Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele”. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.

45 No entanto, vocês não creem em mim, porque lhes digo a verdade!

46 Qual de vocês pode me acusar de algum pecado? Se estou falando a verdade, porque vocês não creem em mim?

47 Aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz. “Vocês não ouvem porque não pertencem a Deus”. Jo 8.42-47 

VERSÍCULO DO DIA

Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo. Ef 4.25

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Entender o que é o pecado da mentira;
  • Compreender como o pecado é astuto;
  • Saber as consequências deste pecado.

INTRODUÇÃO

Fake News é a expressão que se refere sobre notícias falsas, inventadas e mentirosas. Nas Escrituras a mentira, ou seja, a Fake News é denunciada constantemente. Porém quem nunca contou uma mentirinha que atire a primeira pedra. Não que isto seja um procedimento que Deus aprove, não que esteja eu defendendo a mentirinha, mas seríamos hipócritas se dissermos que nunca mentimos, ou, às vezes, nos pegamos mentindo.

A Bíblia mostra que a mentira é pecado, e mentindo desagradamos a Deus. Também as escrituras dizem, que aquele que diz não ter pecado se faz mentiroso. De uma forma ou outra, mentimos e pecamos. Também as escrituras nos aconselham: “vá e não peques mais”. Além disso, Deus detesta a mentira, conforme escreveu Salomão:

“Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite” (Pv 12:22).

Porém, se nos arrependermos genuinamente, pela graça de Deus, e confessarmos os pecados, Deus é fiel em nos perdoar todos os pecados!

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1:9).

Responda com sinceridade o que você ganhou com a mentira que valesse a pena?

1 – PAI DA MENTIRA

“Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira”. Jo 8.44

Os inimigos de Jesus tinham tentado matá-lo; demonstraram ser incapazes de aceitar a verdade que Ele trazia. Nos dois aspectos eles deixaram claro que não eram filhos de Deus, mas do diabo. Deus é quem dá a vida e é a fonte da verdade; o diabo destrói a vida e é o pai da mentira. O que quer dizer a frase ele foi homicida no Grego- (antrõpoktonos) desde o princípio? Provavelmente que, quando ele enganou nossos primeiros pais, “ele trouxe a morte ao mundo, e todas as nossas tristezas”.

1.1 – Conhecendo o pai da mentira

O texto de Ezequiel diz que e um determinado momento se achou injustiça, perversidade e maldade em Lúcifer (Ez 28.16,18). E explica que por causa da sua beleza e do seu esplendor, ele se corrompeu e se tornou orgulhoso (Ez 28.17).

Isaías diz que o desejo do seu coração era estar acima de todos os anjos e ser como Deus (Is 14.13-14). Na verdade, a soberba de Lúcifer se tornou tão absurda que ele chegou ao ponto de achar que seria possível tomar o lugar de Deus e usurpar de uma glória que pertence unicamente ao Criador do universo (Is 42.8, Is 46.9, Mt 4.10).

Por conta dessa rebelião, Lúcifer passou a ser Satanás, adversário de Deus. Inclusive, ao que tudo indica, durante um certo período ele convenceu outros anjos a também se rebelarem contra Deus (Mt 25.41), provavelmente oferecendo certos privilégios (Ez 28.18), caso tivesse o apoio destes anjos.

1.2 – O incentivo maligno para a mentira

Segundo pesquisa publicada pela revista Veja, a grande maioria dos seres humanos faz uso da mentira na sua vida cotidiana, e acredita-se que em determinadas áreas da vida social seja impossível viver sem mentir. Mas a palavra de Deus diz:

Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo. Ef 4.25; e não deem lugar ao diabo. (Ef 4.27)

Eu não sou um pastor que está constantemente à procura de satanás por trás de tudo que dá errado. Eu concentro minha atenção em Jesus e incentivo os outros a seguir a Jesus, e não se concentrar no diabo. Precisamos manter os olhos em Jesus, “o autor e consumador da nossa fé”. No entanto, estou plenamente consciente que satanás gosta de destruir, ou de tentar destruir, a igreja. Obviamente, Satanás é um ser limitado e a igreja de Deus está segura. As portas do inferno jamais podem superar o que Deus começou. Mas, Satanás certamente gosta de perturbar o trabalho da igreja e o trabalho daqueles que amam a igreja de Deus.

Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. (Tg 4.7)

2 – NÃO MINTAIS

Pastor Carlos Henrique Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada