Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

Betel Jovens – 4º Trimestre de 2018 – 25-11-2018 – Lição 8: Ao Deus Desconhecido

19/11/2018

Esse post é assinado por Carlos Henrique Soares

TEXTO DE REFERÊNCIA

Os homens que foram com Paulo o levaram até Atenas, partindo depois com instruções para que Silas e Timóteo se juntassem a ele, tão logo fosse possível.

16 Enquanto esperava por eles em Atenas, Paulo ficou profundamente indignado ao ver que a cidade estava cheia de ídolos.

17 Por isso, discutia na sinagoga com judeus e com gregos tementes a Deus, bem como na praça principal, todos os dias, com aqueles que por ali se encontravam.

18 Alguns filósofos epicureus e estóicos começaram a discutir com ele. Alguns perguntavam: “O que está tentando dizer esse tagarela?” Outros diziam: “Parece que ele está anunciando deuses estrangeiros”, pois Paulo estava pregando as boas novas a respeito de Jesus e da ressurreição.

19 Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: “Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando”?

20 Você está nos apresentando algumas idéias estranhas, e queremos saber o que elas significam”.

21 Todos os atenienses e estrangeiros que ali viviam não cuidavam de outra coisa senão falar ou ouvir as últimas novidades.

22  Então Paulo levantou-se na reunião do Areópago e disse: “Atenienses”! Vejo que em todos os aspectos vocês são muito religiosos,

23 pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio.

At 17.15-23

VERSÍCULO DO DIA

Pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio. At 17.23

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Conhecer: sobre a antiga cidade de Atenas;
  • Entender: sobre o Areópago;
  • Perceber: que Paulo não perdia a oportunidade de pregar o evangelho.

INTRODUÇÃO

Paulo chega a Atenas, a capital intelectual do mundo, a cidade de Péricles, Sócrates, Platão e Aristóteles. O veterano apóstolo pisa na terra dos grandes defensores da filosofia, dos homens que encheram bibliotecas com sua erudição.

Talvez Paulo pensasse em Atenas como um lugar em que pudesse orar acerca da estratégia futura, longe dos conflitos comuns.

William Barclay destaca a grande coragem do apóstolo Paulo, pois sua carreira missionária até aqui e daqui para frente seria marcada por perigos, perseguições, prisões e açoites. A maioria dos homens teria abandonado uma luta que parecia condenada a terminar em prisão e morte.

1 – CHEGANDO EM ATENAS

“Os irmãos que protegiam Paulo o levaram até a cidade de Atenas. Depois voltaram para Beréia, levando um recado de Paulo; ele pedia que Silas e Timóteo fossem encontrá-lo em Atenas o mais depressa possível.” At 17.15

Atenas, com seus edifícios esplêndidos e muitos deuses, foi um centro para a cultura grega, a filosofia e a educação. Os filósofos e educadores estiveram sempre preparados a escutar algo novo, assim convidaram ao Paulo para que lhes falasse no Areópago.

1.1 – Conhecendo Atenas

A curta permanência de Paulo em Atenas é um caso notável para estudo sobre a Universalidade do Evangelho. Este capítulo trata dos primeiros estágios da segunda Viagem missionária de Paulo. Ele e seus companheiros prosseguiram, descendo a Península da Grécia moderna.

Lucas registrou com detalhes a mensagem de Paulo aos acadêmicos de Atenas. Esta mensagem revelava a visão de Paulo, orientada por Deus, para tratar com aqueles que conheciam: muito pouco do Deus verdadeiro, mas se sentiam muito seguros das suas habilidades intelectuais. Atenas era o berço da filosofia e das artes. Ao mesmo tempo, ali ficava o Parthenon, templo de muitos deuses.

1.2 – Debatendo a Palavra

Havia mais de 30 mil estátuas dedicadas aos deuses naquela Meca da filosofia. Havia uma divindade para cada monumento e pórtico daquela cidade.

Era mais fácil encontrar um deus em Atenas do que um homem. Ao chegar à cidade, Paulo ficou revoltado com a idolatria reinante. O mesmo povo iluminado pelo mais refinado conhecimento filosófico estava também entregue à mais tosca idolatria.

Cultura não é sinônimo de discernimento espiritual. O povo tinha a luz do conhecimento, mas estava cego espiritualmente. Tinha muitos deuses, mas não conhecia o Deus verdadeiro.

Paulo percorreu e agitou a cidade. Diagnosticou suas mazelas espirituais. Conversou com o povo na praça e discutiu com os filósofos epicureus e estoicos. Sua presença em Atenas tornou-se notória. O povo não falava de outra coisa senão das últimas novidades que Paulo pregava.

2 – ENFRENTANDO O AREÓPAGO 

Por Carlos Henrique Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada