Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

Betel Jovens – 4º Trimestre de 2018 – 18-11-2018 – Lição 7: O Rei se chama Jesus

13/11/2018

Esse post é assinado por Carlos Henrique Soares

TEXTO DE REFERÊNCIA

1 ENTÃO ELES viajaram através das cidades de Anfípalis e Apalônia, e chegaram a Tessalônica, ande havia uma sinagoga judaica.

2 Como era costume de Paulo, ele foi lá pregar, e durante três semanas seguidas discutiu as Escrituras com o povo.

3 Explicando as profecias a respeita dos sofrimentos do Messias e da volta dEle à vida, provando que Jesus era o Messias.

4 Alguns que ouviram acreditaram e se converteram, incluindo-se, um grande número de homens gregos piedosos, e também muitas mulheres importantes da cidade.
5
Mas os líderes judaicos ficaram com inveja e animaram uns sujeitos maus das ruas a se revoltarem e atacarem a casa de Jasom, pretendendo levar, Paulo e Silas ao Conselho da Cidade para serem castigados.

6 Como não encontraram os dois lá, em lugar deles arrastaram Jasom e alguns dos outros crentes e levaram diante do Conselho: “Paulo e Silas viraram o resto do mundo de cabeça para baixa, e agora estão aqui perturbando a nossa cidade”, clamavam eles.

7 E Jasom deixou os dois entrarem em sua casa. Todos eles são culpados de traição, porque dizem que há um outro rei, Jesus, em lugar de César.

8 O povo da cidade, como também os juízes ficaram inquietos com estas informações,

9 e só deixaram os acusados irem embora depois de pagar uma multa.

10 Naquela noite os cristãos fizeram Paulo e Silas saírem depressa para Beréia; ali eles foram à sinagoga pregar.

11 Entretanto o povo de Beréia tinha a mente mais aberta do que a de Tessalônica, de modo que ouviram com mais interesse a mensagem. E investigavam dia a dia as Escrituras, para conferir as declarações de Paulo e Silas, a fim de ver se realmente elas eram assim.

12 Como resultado, muitos deles creram, incluindo-se diversas mulheres gregas importantes – e também muitos homens.

13 Mas quando os judeus de Tessalônica souberam que Paulo estava pregando a Palavra de Deus em Beréia, foram para lá e criaram confusão.

14 Os cristãos agiram imediatamente, e enviaram Paulo para a beira mar, enquanto Silas e Timóteo ficavam lá em Beréia. At 17.1-14

VERSÍCULO DO DIA

E toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus o Pai. Fp 2.11

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Entender – Que Jesus é o Messias prometido;
  • Compreender – Que a mensagem de Paulo estava embasada em Cristo como Rei;
  • Saber – Que a mensagem de Cristo tem poder para mudar uma cidade, um estado, um país e o mundo.

INTRODUÇÃO

Deixando Lucas em Filipos, Paulo, Silas e Timóteo prosseguiram o seu caminho para o oeste, pela grande estrada romana conhecida por via Inácia.
Depois de viajarem cerca 53 km, chegaram à cidade de Anfílopes, situada perto da foz do rio Estrimão. Continuando por mais uns 43 km, chegaram a Apolônia, que atravessaram, chegando ao objetivo da sua viagem, Tessalônica, metrópole da Macedônia, 59 km de Apolônia e cerca de 160km de Filipos.

1 – CHEGANDO A TESSALÔNICA

Chegando a Tessalônica com os auxiliares Silas e Timóteo, Paulo, como costumava praticar, procurou descobrir se havia na cidade alguma sinagoga ou ponto de pregação. Achando uma congregação organizada, dos judeus, iniciou com vigor e com muita esperança o trabalho em Tessalônica (1 Ts 1.4-10; 2.7-12).

1.1 – Mantendo o foco

O início na sinagoga (v. 1-4). O testemunho na sinagoga com frequência assumia a forma de discussões, e os v. 2,3 dão um resumo admirável dos argumentos de Paulo quando lidava com judeus:

(a) Textos bíblicos proféticos mostravam que o Messias iria sofrer e ressuscitar dos mortos;

(b) Essas escrituras haviam se cumprido em Jesus, que Paulo apresentava a seus conterrâneos como Messias deles.

Um exemplo completo da sua apresentação do Grego kerygma ( mensagem ou pregação ) em tais casos já foi mostrado em Atos 13.16-41. A argumentação irrefutável de Paulo convenceu alguns judeus e muitos outros tementes a Deus e mulheres de alta posição social (At 17.4).

Três sábados (At 17.2) deve ser um a referência aos três primeiros sábados de testemunhos ininterrupto na sinagoga, que foram seguidos por um período indefinido de pregação na casa de Jasom, seu anfitrião, antes do tumulto e da fuga de Paulo.

O conteúdo das duas cartas aos tessalonicenses exige um período razoavelmente longo que tenha permitido a organização de uma igreja completamente familiarizada com as principais doutrinas cristãs.

1.2 – Homens invejosos

Essa mensagem trouxe uma verdadeira revolução em Tessalônica (At 17.4). Alguns judeus, uma multidão de gregos e diversas senhoras da alta sociedade se uniram à Paulo.

A oposição foi imediata. Movidos pela inveja, os líderes judeus reuniram alguns agitadores e alvoroçaram a população contra os missionários. Jasom, hospedeiro de Paulo e Silas, foi preso e levado às autoridades. Somente depois de pagar fiança, conseguiu se livrar de suas mãos.

Os judeus invejosos formularam uma acusação contra Paulo e Silas: “… Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui” (At 17.6). Afirmaram ainda que tanto os missionários como o próprio Jasom estavam agindo contra os decretos de César (At 17.7).

Essa afirmação provocou apreensão na cidade, uma vez que Tessalônica perderia seus privilégios de capital da província caso houvesse ali qualquer insurreição ou oposição ao imperador romano (At 17.8).

Paulo e Silas não puderam permanecer em Tessalônica, mas a Palavra de Deus continuou lá operando maravilhas nos tessalonicenses e por meio deles (1Ts 1.5-10).

A obra de Deus é maior do que seus obreiros. Os obreiros podem ser expulsos, mas a Palavra de Deus não pode ser banida. Os missionários podem ser presos, mas a Palavra não pode ser algemada. Os pregadores podem ser perseguidos, enxotados e mortos, mas a Palavra não pode ser detida.

2 – UM ANFITRIÃO CHAMADO JASOM

Por Carlos Henrique Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada