Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

Betel Jovens – 4º Trimestre de 2018 – 16-12-2018 – Lição 11: Iniciando a terceira viagem

10/12/2018

Esse post é assinado por Carlos Henrique Soares

TEXTO DE REFERÊNCIA

1 Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, atravessando as regiões altas, chegou a Éfeso. Ali encontrou alguns discípulos

2 e lhes perguntou: “Vocês receberam o Espírito Santo quando creram? ” Eles responderam: “Não, nem sequer ouvimos que existe o Espírito Santo”.

3 “Então, que batismo vocês receberam? “, perguntou Paulo. “O batismo de João”, responderam eles.

4 Disse Paulo: “O batismo de João foi um batismo de arrependimento. Ele dizia ao povo que cresse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus”.

5 Ouvindo isso, eles foram batizados no nome do Senhor Jesus.

6 Quando Paulo lhes impôs as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e começaram a falar em línguas e a profetizar.

7 Eram ao todo uns doze homens.

8 Paulo entrou na sinagoga e ali falou com liberdade durante três meses, argumentando convincentemente acerca do Reino de Deus.

9 Mas alguns deles se endureceram e se recusaram a crer, e começaram a falar mal do Caminho diante da multidão. Paulo, então, afastou-se deles. Tomando consigo os discípulos, passou a ensinar diariamente na escola de Tirano.

10 Isso continuou por dois anos, de forma que todos os judeus e os gregos que viviam na província da Ásia ouviram a palavra do Senhor. At 19.1-10

VERSÍCULO DO DIA

Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, atravessando as regiões altas, chegou a Éfeso. Ali encontrou alguns discípulos. At 19.1

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Compreender que Paulo pregava um Evangelho Completo;
  • Entender a necessidade de apresentar o batismo com o Espírito Santo;
  • Estimular o cristão seguir os passos de Paulo.

INTRODUÇÃO

Em sua terceira viagem missionária em 52-56 E.C. (Era Cristã), Paulo revisitou Éfeso e trabalhou ali por uns três anos. De Éfeso, escreveu sua primeira carta aos coríntios e, pelo que parece, enviou Tito para ajudar os cristãos ali. Depois de um motim contra ele, instigado pelo prateiro Demétrio, Paulo partiu de Éfeso e dirigiu-se para a Macedônia. Recebendo notícias de Corinto, por meio de Tito, Paulo, na Macedônia, compôs sua segunda carta aos coríntios. Antes de partir da Europa com uma contribuição dos irmãos da Macedônia e da Acaia para os cristãos necessitados em Jerusalém, e mui provavelmente quando estava em Corinto, Paulo escreveu sua carta aos romanos. — At 19:1–20:4; Rm 15:25, 26; 2Co 2:12, 13; 7:5-7.

1 – O BATISMO DE JOÃO

O batismo de João foi somente um sinal de arrependimento de pecados, e não um indício de nova vida em Cristo. Como Apolo (18.24-26), estes crentes efésios necessitavam de mais informação quanto à mensagem e o ministério de Jesus Cristo. Pela fé acreditavam no Jesus como o Messias, mas não entendiam o significado da morte e ressurreição de Cristo e nem a obra do Espírito Santo.

“Então, que batismo vocês receberam? “, perguntou Paulo. “O batismo de João”, responderam eles. At 19.3

1.1 – Paulo apresenta o evangelho completo

Paulo achou em Éfeso algumas pessoas religiosas que consideravam a Jesus como o Messias. Não tinham sido levados a esperar os poderes miraculosos do Espírito Santo, nem os haviam informado que o evangelho era, especialmente, a ministração do Espírito. Contudo, pareciam dispostos a receber bem esta notícia. Paulo lhes demonstra que João nunca pretendeu que aqueles aos quais ele batizava ficassem ali, senão que lhes dizia que deviam crer nAquele que viria depois dele, isto é, em Cristo Jesus. Eles aceitaram, agradecidos, essa revelação e foram batizados no nome do Senhor Jesus.

1.2 – O que veio após João

Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo”.  Mt 3.11

João batizava às pessoas como sinal de que tinham pedido a Deus o perdão de seus pecados e se decidiram a viver como o queria que o fizessem.

O batismo é um sinal exterior. João disse que Jesus batizaria com o Espírito Santo e com fogo. Isto predizia o Pentecostes, quando Jesus enviaria ao Espírito Santo.

A nova vida precisa evidenciar a conversão. É nisso que se revela o ser mergulhado no Espírito Santo, o batismo com o Espírito Santo.

A nova vida é estar constantemente rodeado pelo Espírito Santo, é estar cheio dele! O Espírito e o fogo são o elemento da nova vida que continuamente julga e purifica como também continuamente aquece e promove a vida. Assim é que deve ser entendida a palavra: “Ele vos batizará com o Espirito Santo e com fogo”.

2 – ESPALHANDO A PALAVRA

Por Carlos Henrique Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada