Ensinando e fazendo Missões

Acesse os esboços por categorias


Buscar no blog

Nossos Esboços

Betel Jovens – 3º Trimestre de 2019 – 29-09-2019 – Lição 13: Trindade, tudo que precisamos

25/09/2019

Este post é assinado por Carlos Henrique Soares

TEXTO DE REFERÊNCIA

5 Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?

6 Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só pela água, mas pela água e pelo sangue.

7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.

8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e estes três concordam.

9 Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou.

10 Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê, mentiroso o fez; porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu.

 11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.

12 Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.

13 Estas coisas vos escrevo, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna. 1Jo 5.5-13

VERSÍCULO DO DIA

Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um.  1 Jo 5.7

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Entender que a trindade é o maior tesouro que existe;
  • Conhecer que a trindade sempre age a favor dos seus amados;
  • Aprender que a trindade é a representação perfeita do amor.

INTRODUÇÃO

Em contraste com muitas suposições humanas, a Bíblia transmite a verdadeira imagem de Deus. Este livro notável revela como Ele é o que Ele tem feito e o que Ele espera de nós. E também nos diz por que estamos aqui; revela seu plano pouco compreendido para a Sua criação.

Este manual de conhecimentos básicos é fundamentalmente diferente de qualquer outra fonte de informação. Ele é realmente único, pois contém, em muitos aspectos, a assinatura genuína do Todo-Poderoso e a revelação do seu imenso amor.

1 – O AMOR DO PAI

Porque Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único, para que todo aquele que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3.16

Todos os grandes homens tiveram seus textos favoritos, mas este texto foi denominado “O texto de todos”. Aqui está, para todos os corações simples, a própria essência do evangelho. Este texto nos diz certas coisas muito importantes.  Diz-nos que a origem e a iniciativa de toda salvação se encontram em Deus. Às vezes se apresenta o cristianismo de maneira tal que pareceria que tem que apaziguar a Deus, como se tivéssemos que convencê-lo a perdoar.

Em algumas ocasiões os homens falam como se quisessem pintar uma imagem de um Deus severo, iracundo, que não perdoa legalista; e um Jesus amoroso, gentil, que perdoa tudo. Às vezes alguns apresentam a mensagem cristã de tal maneira que soa como se Jesus tivesse feito algo que mudou a atitude de Deus para com os homens, da condenação ao perdão. Mas este texto nos diz que tudo começou em Deus. Foi Deus quem enviou a seu Filho, e o enviou porque amava os homens. Por trás de todas estas coisas está o amor de Deus.

1.1 – Ele nos criou com amor 

“Eu sou o Senhor, o Deus misericordioso e cheio de graça, ” disse Ele. “Demoro para ficar irado, mas o meu amor é grande, verdadeiro e constante. Eu, o Senhor, mostro meu fiel amor até mil gerações de descendentes, perdoando as maldades e os pecados deles. Mas não deixo sem castigo o culpado. Castigo as maldades dos pais nos filhos, nos netos e até nos bisnetos.” Ex 34.6,7 

Moisés tinha pedido para ver a glória de Deus (33.18), e esta foi a resposta de Deus. O que é a glória de Deus? É seu caráter, sua natureza, sua maneira de relacionar-se com suas criaturas. Note-se que Deus não deu ao Moisés uma visão de seu poder e majestade, mas sim, o seu  amor. A glória de Deus se revela em sua misericórdia, sua graça, sua compaixão, sua fidelidade, seu perdão e sua justiça. O amor e a misericórdia de Deus são verdadeiramente maravilhosos e nos beneficiamos deles. Podemos responder e dar glória a Deus quando nosso caráter se assemelha ao de Deus. Deus é amor (1 Jo 4.8).

Os intrigantes se descrevem de modo bem franco, mas Davi não mostra menos franqueza diante da correção, como quando Simei o amaldiçoou (2 Sm 16:10). Pelo que ele sabia, nem toda a inimizade deles é sem causa justa; sendo assim, é a misericórdia de Deus que Davi invoca, antes mesmo da Sua fidelidade; e baseia nas Escrituras a sua causa, citando Êx 34:6b, palavra por palavra.

Mas Tu, Senhor, és o Deus que ama profundamente e perdoa mesmo quem não merece perdão; a sua paciência é grande, o seu amor fiel e a sua verdade duram para sempre. Sl 86.15.

1.2 – Nos amou na condição de pecadores

Deus, no entanto, mostrou seu grande amor por nós, enviando Cristo para morrer por nós enquanto ainda éramos pecadores. Rm 5.8

Não foi para salvar homens bons que Cristo morreu; eram pecadores. Não foi para resgatar amigos de Deus que morreu Cristo; eram homens que estavam em inimizade com Deus. E logo Paulo avança mais um passo. Por meio de Jesus nossa situação com Deus foi mudada. Pecadores como éramos, fomos postos em uma correta relação com Deus. Mas isto não é suficiente. Não só precisa mudar nossa situação, mas também nosso estado. O pecador salvo não pode continuar sendo pecador; deve chegar a ser um homem bom.

Agora, a morte de Cristo mudou nossa situação; e a ressurreição de Cristo muda nosso estado. Ele não está morto, Ele vive; está conosco sempre, para nos ajudar e nos guiar e nos dirigir, para nos encher com seu poder de modo que sejamos capazes de vencer a tentação, para revestir nossas vidas com algo de seu resplendor se vivermos para sempre em sua presença ressuscitada. Aquele que mudou nossa situação com relação a Deus pode também mudar nosso estado. Começa pondo os pecadores em correta relação com Deus quando são ainda pecadores; continua, por sua graça, fazendo a esses pecadores capazes de renunciar ao pecado e chegar a serem homens bons.

Quando não se sentir seguro do amor de Deus, recorde: se Deus amou quando você ainda era rebelde, pode sem dúvida fortalecê-lo agora que lhe corresponde.

2 – O AMOR DO FILHO

Pastor Carlos Henrique Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Copyright Março 2017 © EBD Comentada