Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

Betel Jovens – 3º Trimestre de 2019 – 28-07-2019 – Lição 4: O Deus Pai e o seu santo nome

24/07/2019

Esse post é assinado por Carlos Henrique Soares

TEXTO DE REFERÊNCIA

22 Por isso, Ezequiel, anuncie aos israelitas: Assim diz o Senhor Deus! O que vou fazer, não farei porque vocês mereçam. Levarei todos vocês de volta para sua terra, mas somente para mostrar as nações, onde vocês andam espalhados,  Quem sou Eu na verdade.

23 Vou impor respeito pelo meu nome entre os povos nos quais vocês andaram espalhados, fazendo do meu nome motivo de riso e zombaria. As nações do mundo saberão que Eu sou o Senhor, quando lhes mostrar que o meu nome é digno de respeito e muito santo!

24 Eu os reunirei, israelitas, dentre todas as nações por onde vocês andam espalhados. Depois levarei o meu povo de volta para sua própria terra!

25 Então, jogarei água pura sobre vocês, para limpar todos os seus pecados. Vocês ficarão purificados de todas as coisas erradas que fizeram e do terrível pecado da adoração de imagens.

26 Darei a vocês um coração novo, com novos pensamentos e desejos. Darei a vocês um espírito novo. Em vez de terem corações duros como pedra, que só queriam saber de pecar, vocês terão corações de carne, para poderem Me obedecer.

27 Colocarei dentro de vocês o meu Espírito; assim vocês serão capazes de viver conforme as minhas leis, e obedecer os meus mandamentos.

VERSÍCULO DO DIA

“Orem desta maneira: Nosso Pai do céu, nós adoramos o seu santo nome’”. Mt 6.9

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Aprender o significado Santo;
  • Entender que Deus é totalmente Santo;
  • Compreender que nós devemos buscar santidade em todo o tempo.

INTRODUÇÃO

Chegamos a uma parte da aplicação da redenção que é uma obra progressiva, que continua por toda nossa vida na terra.

Também é uma obra na qual Deus e o homem cooperam cada um desempenhando papéis distintos. Essa parte da aplicação da redenção é chamada de santificação, assim definida:

“santificação é uma obra progressiva da parte de Deus e do homem que nos torna cada vez mais livres do pecado e semelhantes a Cristo em nossa vida presente.”

1 – O QUE É SER SANTO?

Quem mais é como o Senhor, entre os deuses? Quem mais tem santidade tão maravilhosa como o Senhor!? Quem é tão merecedor de respeito como Ele? Quem realiza coisas tão grandiosas como o Senhor?  Ex 15.11

Que a miséria caia sobre os homens que adoram imagens de deuses falsos e se orgulham dos seus ídolos. Todos esses “deuses” vão se curvar diante do Deus verdadeiro. Sl 97.7

A Bíblia esclarece que esta gente é idólatra devido a que entregam sua mais alta lealdade a quem não é Deus.

Um dia compareceremos diante de Deus com toda a sua glória e poder.

1.1 – Entendendo o significado de santo

[Santo no gr. “hagios” hb. “Kadosh”] quer dizer separado. É aquele que se separa do mal, e dedica-se ao serviço de Deus, é o ato de santificar; tornar sagrado, santo; separado do mundo e do pecado; dedicado exclusivamente para Deus; ter uma vida de santificação, ou seja, ter qualidades específicas que nos mantenham ou nos levem à separação das pessoas pecadoras que vivem longe da presença de Deus.

[Santo do Lat. Sanctitatem] Perfeição moral. Estado de quem se destaca pela natureza. Nas Sagradas Escrituras.

A santidade tem dois sentidos mui distintos:

  1. Separação do mal e do pecado;
  2. É a dedicação completa ao serviço do Reino de Deus.

O substantivo hagiasmos, o mesmo que santificação, é usado em alusão a total separação do homem para com Deus (conferir: 1ª Co 1.30, 2ª Ts 2.13, 1ª Pe 1.2), e ao curso de vida adequado aos que são separados (1ª Ts 4.3, 4-7; Rm 6.19-22; 1ª Tm 2.15).

1.2 – A Santificação

1ª Ts 4.3-5 “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; 4 que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, 5 não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus”.

A santificação é um processo pelo qual a condição moral da pessoa é moldada de acordo com sua situação legal diante de Deus. É a continuação do que foi iniciado na regeneração, quando uma novidade de vida foi conferida ao crente e sobre ele instilada. Em particular, a santificação é o Espírito Santo aplicando na vida do cristão a obra realizada por Jesus Cristo.

A palavra santificação possui dois sentidos básicos, ligados a dois conceitos, básicos de santidade. O primeiro é a santidade como uma característica formal de certos objetos, pessoas e lugares. Nesse sentido, a santidade diz respeito a um estado de ter sido separado, desligado do ordinário ou mundano e dedicado a um propósito ou uso particular.

2 – A SANTIDADE DE DEUS

Pr. Carlos Henrique Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUIe escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUIpara ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada