Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

Betel Jovens – 3º Trimestre de 2019 – 22-09-2019 – Lição 12: Um amigo chamado Espírito Santo

18/09/2019

Este post é assinado por Carlos Henrique Soares

TEXTO DE REFERÊNCIA

23 E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. 

24 Porque, em esperança, somos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê, como o esperará?

25 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.

26 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. 

27 E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.

28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto. Rm 8.23-28 

VERSÍCULO DO DIA

Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor. Rm 8.26

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Entender que o Espírito Santo é um amigo;
  • Compreender que Ele se relaciona com o ser humano;
  • Compreender que o Espírito Santo não nos decepciona.

INTRODUÇÃO

Nesta lição nós iremos relembrar a importância de termos a convicção de quem é o verdadeiro amigo de nossas vidas, e que esta amizade não será passageira, e sim para a vida toda. Se entendermos de fato a preciosidade desta verdade, teremos o prazer e a alegria para desfrutarmos desta amizade eternamente. Esse é, e tem sido o nosso querido Espírito Santo.

Amém. 

1 – UM VERDADEIRO AMIGO

“E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês” (João 14.16-17).

O CONSOLADOR. JESUS chama o ESPÍRITO SANTO de “Consolador”. Trata-se da tradução da palavra grega parakletos, que significa literalmente “alguém chamado para ficar ao lado de outro para ajudá-lo”. É um termo rico de sentido, significando Consolador, Fortalecedor, Conselheiro, Socorro, Advogado, Aliado e Amigo. O termo grego para “outro” é, aqui, allon, significando “outro da mesma espécie”, e não heteros, que significa outro, mas de espécie diferente. Noutras palavras, o ESPÍRITO SANTO dá prosseguimento ao que CRISTO fez quando na terra.

1.1 – Um amigo para sempre

O Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. Jo 14.17

HABITA (habitar não é de passagem ou turista Ele veio para ficar para sempre). 

CONVOSCO E ESTARÁ EM VÓS. CRISTO declara que o ESPÍRITO SANTO habitava agora com os discípulos, e lhes promete que futuramente Ele estaria “em vós”.

A promessa do ESPÍRITO SANTO para habitar nos fiéis cumpriu-se depois da ressurreição de CRISTO, quando Ele assoprou sobre eles e disse-lhes: “Recebei o ESPÍRITO SANTO” (Jo 20.22). A seguir, CRISTO lhes ordenou a aguardarem uma outra experiência no ESPÍRITO SANTO, que lhes daria grande poder para testemunhar: “Mas vós sereis batizados com o ESPÍRITO SANTO, não muito depois destes dias… recebereis a virtude do ESPÍRITO SANTO, que há de vir sobre vós” (At 1.5,8; 2.4).

1.2 – Um grande instrutor

Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse. Jo 14.26

Se o crente cheio do ESPÍRITO SANTO rejeita a sua direção e sua operação de convencer do pecado, e se o crente não mortifica as obras da carne mediante o ESPÍRITO SANTO, morrerá espiritualmente (Rm 8.13a). Somente os que recebem a verdade e são “guiados pelo ESPÍRITO de DEUS” são filhos de DEUS (Rm 8.14), e assim podem continuar na plenitude do ESPÍRITO SANTO (Ef 5.18).

O pecado arruína a vida espiritual e a plenitude do ESPÍRITO SANTO no crente o aproxima de Deus, o conforta, o ensina e o guia por toda a verdade (Rm 6.23; 8.13; Gl 5.17; cf. Ef 5.18; 1 Ts 5.19).

Nós observamos que o cristãos precisa ser direcionado exclusivamente e unicamente pelo Espírito santo por quê? Ele é o conselheiro, Ele é o único enviado do Pai e também de Jesus, é Ele que vai nos ensinar as coisas profundas de Deus e é Ele que nos capacitará nossa percepção de lembrança das coisas especiais da Palavra de Deus.

2 – A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO

Pastor Carlos Henrique Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada