Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

Betel Jovens – 3º Trimestre de 2019 – 21-07-2019 – Lição 3: O Deus justo

16/07/2019

Esse post é assinado por Carlos Henrique Soares

TEXTO DE REFERÊNCIA

15 A minha boca falará sem cessar da tua justiça e dos teus incontáveis atos de salvação.

16 Falarei dos teus feitos poderosos, ó Soberano Senhor; proclamarei a tua justiça, unicamente a tua justiça.

17 Desde a minha juventude, ó Deus, tens me ensinado, e até hoje eu anuncio as tuas maravilhas. Sl 71.15-17

VERSÍCULO DO DIA

A tua justiça é eterna, e a tua lei é a verdade. Sl 119.142

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Entender o que é a justiça de Deus;
  • Compreender que justiça é a base das decisões de Deus;
  • Aprender que a justiça de Deus revela a atitude do homem perante Ele.

INTRODUÇÃO

A justiça é um atributo de Deus; é uma das Suas características próprias. Ser justo é uma qualidade fundamental da natureza de Deus.

A justiça de Deus se manifesta através de Jesus Cristo e é expressa nas Suas ações e no cumprimento das exigências da perfeição do próprio Deus.

1 – O QUE É SER JUSTO?

Em termos gerais, justiça é dar a cada um o que lhe é de direito, o que merece. É estar em conformidade com o que é justo, correto.

A maioria das pessoas possuem algum senso de justiça. Todos temos consciência de estar num mundo de injustiças e mesmo não sendo muito justas, as pessoas falam ou reclamam a falta de justiça.

1.1– A justiça de Deus

Para ser justo e justificador, Deus não permite que o pecador permaneça vivo para o pecado, pois jamais a pena pode passar da pessoa que pecou. A ideia da parábola de que Deus é amor e que, por isso, o homicida é liberado sem ter que pagar a pena, não é conforme a verdade das Escrituras. Cristo morreu, mas se faz necessário que os pecadores morram com Ele, para que possam ser justificados e Deus seja o seu justo juiz.

“Longe de ti que faças tal coisa, que mates o justo com o ímpio; que o justo seja como o ímpio, longe de ti. Não faria justiça o Juiz de toda a terra?” (Gn 18.25);

“Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram” (2 Co 5.14).

1.2 – Uma justiça harmônica

Muitas vezes pensamos em justiça como algo duro e cruel. Mas a Bíblia nos mostra que a justiça de Deus é cheia de misericórdia! O perdão e a misericórdia fazem parte da justiça de Deus para todo aquele que crê.

O Senhor é misericordioso e justo; o nosso Deus é compassivo. Sl 116.5

Não podemos separar a justiça da misericórdia. Em Deus, as duas trabalham juntas, em harmonia. A justiça de Deus é misericordiosa e a misericórdia de Deus é justa.

Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é. Dt 32.4

Deus nunca é injusto. Em tudo que ele faz, Deus é perfeito, imparcial e não se contenta com o pecado. No fim, ele sempre faz justiça. Toda a injustiça no mundo é resultado da falta de Deus.

2 – UMA JUSTIÇA COM EQUIDADE

Pr. Carlos Henrique Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUIe escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUIpara ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada