Ensinando e fazendo Missões

Acesse os esboços por categorias


Buscar no blog

Nossos Esboços

Betel Jovens – 3º Trimestre de 2019 – 11-08-2019 – Lição 6: Jesus Cristo o Filho de Deus

06/08/2019

Esse post é assinado por Carlos Henrique Soares

TEXTO DE REFERÊNCIA

31  Muito em breve você ficará grávida, terá um menino, e Lhe dará o nome de Jesus. Ele será muito importante, sendo chamado o Filho de Deus, e o Senhor Deus Lhe dará o trono do seu antepassado Davi.

33 Ele reinará sobre Israel para sempre, e o seu Reino nunca acabará! ”

34  Maria perguntou ao anjo: “Mas como posso ter um filho? Eu sou uma virgem”.

35 O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você e o poder de Deus a cobrirá com a sua sombra; por isso a criança que vai nascer de você será completamente santa – o Filho de Deus” Lc 1.31-35.

VERSÍCULO DO DIA

O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus. Lc 1.35

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Conhecer quem é Jesus;
  • Entender que Cristo faz parte da trindade Divina;
  • Aprender que Jesus tem todo poder como Deus.

INTRODUÇÃO

Apesar de muitos críticos, em todo o tempo, tentarem negar a natureza divina de Jesus, quando comparamos os relatos bíblicos sobre a sua pré-existência, nascimento, ministério, morte e ressurreição etc…, com os testemunhos registrados posteriormente na história da Igreja, da qual fazemos parte, nos é impossível negar a verdade sobre a deidade de Cristo, isto é, sua divindade.

1 – JESUS, O FILHO DE DEUS

Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.

Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 1 Jo 4.10,11

Jesus cristo é o Filho unigênito de Deus. Embora todos os crentes são filhos de Deus, só Jesus cristo vive nessa relação de unidade (Jo 1:18; Jo 3:16).

O amor explica:

(1) por que Deus cria: como Deus ama, cria pessoas para as amar;

(2) por que Deus se interessa: como as ama, interessa-se nas pessoas pecadoras;

(3) por que temos liberdade para escolher: Jesus espera uma reação de amor de nossa parte;

(4) por que Cristo morreu: seu amor por nós fez que procurasse uma solução ao problema do pecado; e

(5) por que recebemos vida eterna: seu amor é uma expressão eterna.

Nada pecaminoso nem perverso pode existir na presença de Deus. Jesus é absolutamente bom. Deus não pode passar por cima, tolerar nem desculpar o pecado como se não se cometeu. Jesus nos ama, mas seu amor não o converte em uma pessoa de moralidade indiferente. portanto, se confiarmos em Cristo, não temos que sofrer o castigo de nossos pecados (1Pe 2:24). Podemos ser absolvidos (Rm 5:18) por seu sacrifício expiatório.

1.1 – A veracidade de Jesus como filho

Jesus não é Filho de Deus no sentido como concebemos um pai e um filho. Deus não se casou e teve um filho. Jesus é Filho de Deus no sentido que Ele é Deus manifestado em forma humana (Jo 1:1,14). Jesus é Filho de Deus porque Ele foi concebido pelo Santo Espírito.

Lucas 1:35 declara: “E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.”

No tempo em que foi escrita a Bíblia, a expressão “filho do homem” era usada para descrever um ser humano. O filho do homem é um homem. Durante Seu julgamento perante os líderes judeus, o Sumo Sacerdote ordenou a Jesus: “Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus” (Mt 26:63). Jesus respondeu: “Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu” (Mt 26:64). Os líderes judeus responderam acusando Jesus de blasfêmia (Mt 26:65-66). Mais tarde, perante Pôncio Pilatos: “Responderam-lhe os judeus: Nós temos uma lei e, segundo a nossa lei, deve morrer, porque se fez Filho de Deus” (Jo 19:7). Por que o fato de se afirmar como “Filho de Deus” seria considerado blasfêmia e digno de uma sentença de morte? Os líderes judeus entenderam exatamente o que Jesus quis dizer com a expressão “Filho de Deus”. Ser “Filho de Deus” é ser da mesma natureza de Deus. O “Filho de Deus” seria também Deus.

1.2 – A promessa no antigo testamento

 Na verdade, todo o Antigo Testamento, seja por promessas, pactos, repreensões ou mesmo símbolos, aponta para o Messias prometido, Àquele que haveria de cumprir o maravilhoso plano de redenção.

Certamente a passagem do Antigo Testamento mais conhecida acerca de Jesus é Isaías 53, onde o profeta Isaías profetizou acerca do Servo sofredor, mas essa é apenas uma de tantas outras. O próprio Isaías também profetizou que o Messias, o Emanuel, nasceria de uma virgem, e que seu nome seria “Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Is 7:14; 9:6).

O profeta Miqueias, por exemplo, profetizou que o Messias nasceria em Belém (Mq 5:2; cf. Mt 2:1-12). O profeta Ageu também falou acerca da restauração da linhagem de Davi, uma promessa que encontra seu cumprimento final em Jesus (Ag 2:6-9; cf. Lc 20:41-44).

Glória à Deus, pois todas se cumpriram. Amém!

2 – MESMO PODER

Pr. Carlos Henrique Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUIe escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUIpara ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Copyright Março 2017 © EBD Comentada