Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

Betel Jovens – 3º Trimestre de 2019 – 08-09-2019 – Lição 10: Convencendo o pecador

04/09/2019

Esse post é assinado por Carlos Henrique Soares

TEXTO DE REFERÊNCIA

1 E Jesus disse ainda: —Eu digo isso para que vocês não abandonem a sua fé.

2 Vocês serão expulsos das sinagogas, e chegará o tempo em que qualquer um que os matar pensará que está fazendo a vontade de Deus.

3 Eles vão fazer essas coisas porque não conhecem nem o Pai nem a mim.

4 Mas eu digo isso para que, quando essas coisas acontecerem, vocês lembrem que eu já os tinha avisado.

5 Porém agora eu vou para junto daquele que me enviou. E nenhum de vocês me pergunta: “Aonde é que o senhor vai? ”

6 Mas, porque eu disse isso, o coração de vocês ficou cheio de tristeza.

7 “Eu falo a verdade quando digo que é melhor para vocês que eu vá. Pois, se não for, o Auxiliador não virá; mas, se eu for, eu o enviarei a vocês.”

8 Quando o Auxiliador vier, ele convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma ideia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus.

9 “As pessoas do mundo estão erradas a respeito do pecado porque não creem em mim;”

10 estão erradas a respeito do que é direito e justo porque eu vou para o Pai, e vocês não vão me ver mais.

11 E também estão erradas a respeito do julgamento porque aquele que manda neste mundo já está julgado. Jo 16.1-11

VERSÍCULO DO DIA

Quando o Auxiliador vier, ele convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma ideia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus. Jo 16.8

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Compreender que o Espírito Santo é multifuncional na vida do Homem;
  • Entender o que é Justiça;
  • Aprender sobre o juízo Divino.

INTRODUÇÃO

Cristo Jesus subiu ao céu; sentou-se à direita de Deus Pai e de lá está intercedendo por nós (Hb 12.2). Ele foi para junto de seu Pai, mas não nos abandonou. Pelo contrário, Ele foi para junto do Pai para estar mais perto de nós. Ele agora através do Espírito faz morada na sua igreja.

Ele enviou o Espírito Santo; o Consolador de sua amada igreja para com suas ações múltiplas, em que ao mesmo tempo, consola a igreja e a edifica, também convence os pecadores a se entregar a Cristo, o Salvador. 

1 – HOMEM PECADOR

A obra do Espírito no mundo é dupla. Em primeiro lugar, Ele veio para convencê-lo do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16:7-11). A Bíblia ensina (todos nós sabemos isto de experiência própria) que todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus (Rm. 3:23). Um pecador não pode herdar a vida eterna. Todos que nasceram neste mundo revivem a queda de Adão. Todos nascem com a semente do pecado dentro de si, e ao chegarem à idade responsável, não tardam a ser culpados de multidão de pecados.

Há diferença entre pecado e pecados. O pecado é a raiz, os pecados são os frutos.

1.1 – O peso do pecado

Quando o homem tem um encontro com Deus, o Espírito Santo é a primeira pessoa que entra em contato com ele. Assim foi com a criação do primeiro homem – Adão. A Bíblia diz que Deus soprou nele o fôlego de vida, e o homem se tornou alma vivente (Gn. 2:7). Adão só recebeu a vida depois que Deus soprou o espírito nele.  Adão foi criado com a vida de Deus dentro de si. Ele nasceu perfeito e puro. Infelizmente, Adão perdeu a vida de Deus e conheceu a morte devido ao pecado.

O pecado destrói o que é de mais maravilhoso na vida do homem – a vida com Deus, conforme está na Palavra: “As vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça”. (Is. 59.2). O pecado só contribui para nos distanciar de Deus. Ser separado de Deus é estar distante d’Ele e sem a Sua vida.

“Todo pecaram e estão destituídos da Glória de Deus” (Rm 3.23).

O homem é pecador, imperfeito, e o seu pecado o separa de Deus. Qual é a necessidade do homem? O homem está morto espiritualmente e necessita ser vivificado pelo Espírito Santo, que é o nosso Ajudador, o nosso Consolador que nos traz consolo em nossas dificuldades.

Vejamos um exemplo desta ilustração:

Certa vez um pastor estava falando sobre o pecado e suas consequências. Disse ele:

— O pecado é um fardo pesado para o ser humano. O pecado incomoda e angustia. O pecado nos deixa tristes e cansados. O pecado é pesado e, por isso, necessitamos que o Salvador Jesus remova o peso de nossas costas. E assim ele falou sobre o peso do pecado…

Depois do culto, conversando com um rapaz, aquele pastor voltou a falar do peso do pecado, mas o rapaz interrompeu:

— O pecado não tem peso. Eu não sinto o peso do pecado em minha vida como o senhor disse que o cristão sente.

Então o pastor perguntou:

— Se você colocasse uma pedra de 500 kg sobre o peito de um homem morto ele sentiria o peso?

— É claro que não — respondeu o jovem.

— Pois assim é — disse o pastor —, quem não sente o peso de seu pecado é porque está espiritualmente morto e caminha para a condenação eterna.

Mas o pecado existe e pesa sobre cada um dos seres humanos. Mas os espiritualmente mortos não sentem seu peso. Apenas o cristão sente o peso do pecado e por isso deseja livrar-se dele. Quem não sente o pecado, mesmo que pareça vivo, de fato pode estar eternamente morto.

1.2 – Consequências do pecado

As consequências principais do pecado são a morte e a separação da presença de Deus (Rm 6:23). Essas duas consequências causam muito sofrimento na vida do pecador. O pecado também traz muitas outras consequências secundárias.

As consequências do primeiro pecado

Logo em Gênesis 2:16-17 Deus avisou que a consequência principal do pecado era a morte. Quando Adão e Eva pecaram, eles sofreram morte espiritual – ficaram afastados da presença de Deus. Deus também os condenou à morte física, começando o processo lento de degradação física que leva todos a morrer (Gn 3:19).

Por causa do pecado a terra ficou amaldiçoada. A terra perdeu sua perfeição e se tornou um lugar difícil de viver (Gn 3:17-18). Surgiu o sofrimento, a dor e o conflito entre pessoas. A vida na terra ganhou muitas dificuldades.

Consequências gerais do pecado

A separação eterna da presença de Deus é a pior consequência de todo pecado (Rm 3:23). Quem peca se rebela contra Deus. O inferno é uma eternidade sem Deus. A Bíblia diz que outras consequências do pecado no mundo são:

A doença – agora nossos corpos são vulneráveis a todo tipo de doença e, um dia, todos temos que morrer (mas atenção: a doença não é sempre consequência de pecado individual; é consequência da existência de pecado no mundo).

Desastres naturais – fomes, dilúvios e outros desastres são produto da maldição da terra.

Relacionamentos difíceis – tornou-se muito mais difícil ter relacionamentos harmoniosos com outras pessoas.

Consequências individuais do pecado

Cada pessoa também sofre as consequências de seu próprio pecado. Algumas consequências do pecado podem ser:

Culpa – a culpa corrói a vida sem oferecer uma solução; a pessoa se condena, mas não sabe como mudar de vida.

Falta de sensibilidade é o contrário da culpa; a pessoa perde noção de certo e errado e continua pecando sem entender as consequências.

Humilhação – o pecado leva à desgraça dos arrogantes e orgulhosos

Castigo da lei – alguns pecados são crimes e podem levar vários tipos de castigo aplicado pela justiça humana

2 – AQUELE QUE CONVENCE DO PECADO

Pr. Carlos Henrique Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUIe escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUIpara ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada