Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

Betel Jovens – 3º Trimestre de 2019 – 01-09-2019 – Lição 9: Espírito Santo, o Consolador

27/08/2019

Esse post é assinado por Carlos Henrique Soares

TEXTO DE REFERÊNCIA

15 “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos”.

16 E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre,

17 o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.

18 Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês.

19 Dentro de pouco tempo o mundo já não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão.

20 Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês.

21 Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. ”Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”.  Jo 14.15-21

VERSÍCULO DO DIA

Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse. Jo 14.26

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Conhecer o Espírito Santo;
  • Entender a função do Espírito Santo na vida do homem;
  • Aprender que o Espirito Santo o todo poderoso nos consolando.

INTRODUÇÃO

A obra do Espírito Santo consiste em manifestar a presença ativa de Deus no mundo e em especial na igreja. Essa definição indica que o Espírito Santo é o membro da Trindade que as Escrituras com mais frequência representam como aquele que está presente para fazer a obra de Deus no mundo.

1 – O ESPÍRITO SANTO

12 a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória.

13 Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa,

14 que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória. Ef 1.12-14

O Espírito Santo é o selo de Deus de que lhe pertencemos e seu depósito ou penhor nos garante de que Ele fará o prometido.

O Espírito Santo é uma antecipação, um depósito, uma assinatura válida em um contrato. Sua presença em nossas vidas ratifica que temos uma fé genuína e prova que somos filhos de Deus. Sua poderosa obra em nós, a transformação de nossas vidas, é um adiantamento da mudança total que experimentaremos na eternidade.

1.1 – O que é o Espírito Santo

O Espírito Santo é Deus, sendo denominado na teologia como a Terceira Pessoa da Trindade. A Bíblia responde explicitamente a pergunta sobre quem é o Espírito Santo, afirmando, especialmente, sua divindade e personalidade, destacando sua obra do Antigo ao Novo Testamento.

O Espírito Santo é uma pessoa. Muitas seitas do cristianismo negam a pessoalidade do Espírito Santo, afirmando que Ele é uma energia ou força. No Entanto, a Bíblia é suficientemente clara ao revelar a personalidade distinta do Espírito Santo.

Apesar do nome “Espírito” ser um gênero neutro no grego, sempre é utilizado pronomes masculinos para se referir a Ele, o que torna explicita a verdade de que Ele é uma pessoa distinta tanto do Pai quanto do Filho (Mt 3:16; Lc 4:18; Jo 15:26; 16:7; At 5:32; Hb 9:14).

Aliás, a Bíblia explora de uma forma tão explicita os atributos pessoais do Espírito Santo que sua relação com o Pai e o Filho só pode ser entendida se também houver o entendimento de que Ele é uma pessoa (Mt 28:19; 1 Co 12:4-6; 2 Co 13:13; 1 Pe 1:1).

1.2 – Característica do Espírito Santo

Desde o princípio da criação, temos indícios de que a obra do Espírito Santo consiste em completar e sustentar o que Deus Pai planejou e o que Deus Filho começou, pois em Gênesis 1.2 diz: “o Espírito de Deus pairava por sobre as águas”. E no Pentecostes, com o início da nova criação em Cristo, é o Espírito Santo quem vem conceder poder à igreja (At 1.8; 2.4, 17-18).

Como o Espírito Santo é a pessoa da Trindade por meio de quem Deus manifesta de modo particular sua presença na era da nova aliança, Paulo emprega uma expressão adequada ao referir-se a ele como “primeiros frutos” (Rm 8.23, NVI) e “garantia” ou “penhor”, (2Co 1.22; 5.5) da plena manifestação da presença de Deus que conheceremos no novo céu e na nova terra (Ap 21.3-4).

Sobre a personalidade do Espírito Santo, a Bíblia fala que Ele possui intelecto (Rm 8:27; 1 Co 2:10-13), vontade (1 Co 12:11) e emoções (Ef 4:30), de modo que suas próprias ações refletem essa personalidade, pois Ele ensina, exorta, orienta, controla, testifica, repreende, intercede, tem ciúme etc. (Jo 14:26; 15:26; At 8:29; 13:2; 15:28; Rm 8:14,26; 1 Co 12:11; 1 Tm 4:1; Ap 22:17).

2 – O CONSOLADOR

Pr. Carlos Henrique Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUIe escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUIpara ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada