Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

Betel Jovens – 2º Trimestre de 2019 – 02-06-2019 – Lição 9: Louvando ao Senhor em todo o tempo

30/05/2019

Este post é assinado por Carlos Henrique Soares

TEXTO DE REFERÊNCIA

1 ALELÚIA! GLÓRIA AO Senhor! Cantem glória ao Senhor nos mais altos céus!

2 Cantem glória ao Senhor todos os seus anjos, os grandes exércitos celestes.

3 Cantem glória ao Senhor, sol, lua e todas as estrelas brilhantes.

4 Cantem glória ao Senhor, céus imensos, nuvens carregadas de chuva.

5 Cantem glória ao nome do Senhor, pois Ele mandou, e todos vocês foram criados.

6 Ele criou todas essas coisas e elas permanecerão para sempre; as leis que o Senhor determinou para o universo nunca serão mudadas.

7 Cantem glória ao Senhor deste planeta! Cantem glória ao Senhor, mares profundos e todos os peixes e animais do mar.

8 Cantem glória ao Senhor, o fogo e a geada, a neve e a neblina, os ventos de tempestade, forças da natureza que obedecem a Ele.

9 Cantem glória ao Senhor os montes e todos os morros, as árvores que dão fruto e os grandes cedros,

10 as feras e o gado, animais que se arrastam e que voam,

11 reis da terra e homens comuns de todas as nações, líderes e autoridades de todos os povos,

12 rapazes e moças, velhos e crianças.

13 Cantem glória ao Senhor porque somente Ele é digno de ser louvado. Ele é o Rei poderoso, maior que a terra e o céu.

14 Ele transforma seu povo, Israel, numa nação forte e respeitada. Ele dá honra ao povo que escolheu para Si com amor. Aleluia! Glória ao Senhor!

VERSÍCULO DO DIA

17 Eu, por outro lado, darei graças e louvarei ao Senhor, o Grande Deus, por causa da sua justiça perfeita. Sl 7.17

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Aprender o sentido do louvor.
  • Entender que os salmos são motivadores para louvar ao Senhor.
  • Compreender que o louvor pode tocar o coração de Deus.

INTRODUÇÃO

Salmos é um livro composto por 150 Capítulos e consiste em inúmeros poemas. O fato curioso é que salmos é uma diversificação de estilos, fala de exemplos de adoração, de vitórias e bênçãos, medo e perseguição. Se passa inúmeras reações do homem com o seu Criador.

O livro de Salmos ainda é uma enciclopédia de orações, hinos que fazem transformar o pensamento do homem sobre Deus em louvor e adoração. Salmos está totalmente interligado com os louvores pois em seu significado grego contém “uma música cantada com acompanhamento de um instrumento musical”.

1 – LOUVANDO SEMPRE

Os cristãos frequentemente falam de “louvar a Deus”, e a Bíblia ordena todas as criaturas vivas a louvarem ao Senhor (Sl 150:6).

Uma palavra hebraica para “louvor” é “yadah”, que significa “louvar, agradecer ou confessar.” A segunda palavra, muitas vezes traduzida como “louvor” no Antigo Testamento, é “zamar”, que significa “cantar louvores”. Uma terceira palavra traduzida como “louvor” é “halal” (a raiz de aleluia), que significa “louvar, honrar ou elogiar.” Todos os três termos contêm a ideia de dar graças e honra a quem é digno de louvor.

O livro de Salmos é uma coleção de canções cheias de louvores a Deus. Entre elas está o Salmo 9, que diz: “Em ti quero alegrar-me e exultar, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo” (Sl 9. 2). Salmo 18:3 diz que Deus é “digno de louvor.” O Salmo 21:13 louva a Deus tanto por quem é quanto pelo seu grande poder: “Sê exaltado, Senhor, na tua força! Cantaremos e louvaremos o teu poder.”

1.1– A importância do Louvor

O Salmo 150 usa o termo “louvem” treze vezes em seis versículos. O primeiro versículo fornece o “onde” do louvor – em todos os lugares! “Aleluia! Louvem a Deus no seu santuário, louvem-no em seu magnífico firmamento.”

– O próximo versículo ensina “por que” louvar ao Senhor: Louvem-no pelos seus feitos poderosos, louvem-no segundo a imensidão de sua grandeza!”

– Os versículos 3-6 afirmam “como” louvar ao Senhor – com uma variedade de instrumentos, dança e tudo o que tem fôlego. Cada forma que temos de fazer sons é para ser usado para louvar ao Senhor!

No Novo Testamento, há exemplos de louvor dado a Jesus. Mateus 21:16 se refere àqueles que louvaram a Jesus enquanto entrava na cidade de Jerusalém montado em um jumento. Mateus 8:2 observa um centurião que se curvou diante de Jesus. Lucas 24:32 observa os discípulos de Jesus oferecendo adoração após a sua ressurreição. Jesus aceitou esse louvor como Deus.

1.2 – Louvai em todo tempo

Bendirei o Senhor o tempo todo! Os meus lábios sempre o louvarão. Sl 34.1

Toda a criação é como uma sinfonia louvando a Deus pelo que Ele fez e faz por nós.

Podemos louvar a Deus porque Ele é poderoso. A Bíblia diz em Salmo 21:13: “Exalta-te, Senhor, na tua força; então cantaremos e louvaremos o teu poder.”

Uma boa forma de louvar a Deus é através da música. A Bíblia diz em Salmo 33:1-3: “Regozijai-vos no Senhor, vós justos, pois aos retos fica bem o louvor. Louvai ao Senhor com harpa, cantai-lhe louvores com saltério de dez cordas. Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo.”

Louve a Deus ainda que o nosso coração esteja sofrendo. A Bíblia diz em Salmo 34:1-3: “Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca. No Senhor se gloria a minha alma; ouçam-no os mansos e se alegrem. Engrandeci ao Senhor comigo, e juntos exaltemos o seu nome.”

Devemos louvar a Deus diariamente. A Bíblia diz em Salmo 61:8: “Assim cantarei louvores ao teu nome perpetuamente, para pagar os meus votos de dia em dia.”

2 – O LOUVOR NOS RENOVA

Pr. Carlos Henrique Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUIe escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUIpara ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada