Buscar esboços

Nossos Esboços

Betel Jovens – 2º Trimestre de 2018 – 29/04/2018 – Lição 5: A coragem de um adorador

26/04/2018

Este post é assinado por Jesrrael Fonseca Santos

TEXTO DE REFERÊNCIA

48 E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu.

49 E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra.

50 Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão.

51 Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram.

52 Então os homens de Israel e Judá se levantaram, e jubilaram, e seguiram os filisteus, até chegar ao vale, e até às portas de Ecrom; e caíram os feridos dos filisteus pelo caminho de Saaraim até Gate e até Ecrom.

53 Então voltaram os filhos de Israel de perseguirem os filisteus, e despojaram os seus arraiais.

54 E Davi tomou a cabeça do filisteu, e a trouxe a Jerusalém; porém pôs as armas dele na sua tenda.

55 Vendo, porém, Saul, sair Davi a encontrar-se com o filisteu, disse a Abner, o capitão do exército: De quem é filho este moço, Abner? E disse Abner: Vive a tua alma, ó rei, que o não sei.

56 Disse então o rei: Pergunta, pois, de quem é filho este moço.

57 Voltando, pois, Davi de ferir o filisteu, Abner o tomou consigo, e o trouxe à presença de Saul, trazendo ele na mão a cabeça do filisteu.

58 E disse-lhe Saul: De quem és filho, jovem? E disse Davi: Filho de teu servo Jessé, belemita.

1 Samuel 17. 48 – 58

VERSÍCULO DO DIA

Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão.

1 Samuel 17.50

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá:

  • Entender que Deus nos torna corajosos;
  • Compreender que devemos ser adoradores em meio às dificuldades;
  • Aprender que nenhum problema é maior do que Deus.

INTRODUÇÃO

Desde bem cedo na carreira de Saul (antes mesmo de suas grandes vitórias militares), foi predito que seu reinado seria substituído e nenhum de seus filhos ocuparia o trono de Israel (ver 1 Sam. 13.13,14). E mesmo nessa passagem temos uma alusão a Davi, o homem “segundo o coração de Deus”. Isso significava que o reinado passaria para a linhagem de Davi e ali permaneceria para sempre, visto que o Rei Messias é descendente de Davi. Samuel, tendo-se desfeito de um rei, teve de substitui-lo por outro. A monarquia precisava continuar, e agora em mãos melhores. Israel precisava ser libertado de todos os inimigos internos, para que a monarquia fosse bem-sucedida. Essa tarefa foi entregue a Davi. “A rejeição de Saul não forçou o Senhor a um novo curso de ação. Antes, o ato de Deus seguiu Seu plano onisciente de tal modo que a desobediência de Saul foi a ocasião terrena para a implementação desse plano superior… Deus provou a superioridade de Sua própria sabedoria ao levantar um rei que agiria em cumprimento à Sua perfeita vontade”.

1 – CONHECENDO DAVI

Qualquer um que tenha ficado profundamente decepcionado com um amigo ou membro da família pode entender o motivo de Samuel, um homem idoso, ter se lamentado durante tanto tempo pelo rei Saul. Israel havia rejeitado a liderança de Samuel, uma vez que ele estava muito velho, e os israelitas não queriam que os filhos de Samuel o sucedessem, pois aceitavam subornos e pervertiam a justiça (1 Sm 8:3). Porém, o rei Saul era culpado de desobedecer às ordens inequívocas de Deus e também de mentir sobre o que havia feito e, em decorrência desses pecados, havia perdido o trono. Ainda estava ocupando o cargo e, no entanto, não era capaz de liderar a nação, e Samuel havia rompido seu relacionamento com ele (1 Sm 15:34, 35). Em sua tristeza, Samuel deve ter se sentido o maior dos fracassados como pai, líder espiritual e mentor do novo rei. A expressão traduzida por “ter pena” significa “prantear pelos mortos” e revela a profundidade da tristeza de Samuel. Há um tempo para prantear (Ec 3:4), mas também há o momento de agir (Js 7:10), e, para Samuel, esse momento havia chegado. Apesar do que sentia em relação a si mesmo, o trabalho de Samuel ainda não havia chegado ao fim, pois Deus queria que ele ungisse o novo rei. Se Saul foi “o rei aclamado pelo povo”, Davi foi o rei escolhido por Deus, e os acontecimentos registrados nestes dois capítulos mostram claramente que a mão de Deus estava sobre Davi, o líder segundo o coração do Senhor.

1.1 – Um pequeno pastor

A escolha de Deus, do sucessor de Saul seria encontrada entre os oito filhos de Jessé, o belemita. Jessé era o neto de Boaz e Rute, a moabita (Rt 4.17). É interessante observar que a mãe de Boaz também não era de Israel. Ela era Raabe, de Jericó, um fato que Mateus destaca em sua relação da genealogia de Jesus (Mt 1.5). Samuel com razão temia a vingança de Saul, se o rei soubesse de sua ida a Belém. Então, o Senhor o instruiu a organizar um sacrifício e um banquete que fossem relacionados à sua visita naquela localidade. A vinda inesperada de Samuel produziu consternação entre os anciãos da pequena cidade, porque ele representava a amedrontadora presença de Deus. Mas o profeta lhes assegurou que vinha em missão de paz: Santificai-vos, e santificou ele a Jessé e os seus filhos.

Samuel tinha uma consideração particular por Jessé e seus filhos, porque com eles o profeta tinha um assunto particular. É provável que Samuel conheceu Jessé nessa na primeira vinda a Belém e se hospedou na sua casa. Ele pediu para que todos os anciãos se santificassem, mas ele santificou a Jessé e os seus filhos ao orar com eles e instruí-los. Talvez os tivesse conhecido anteriormente, e parece que era uma família devota e religiosa (cap. 20.29, em que lemos acerca dos sacrifícios que essa família realizava). Samuel os auxiliou nos preparativos da família para o sacrifício público e, é prová­vel, escolheu Davi, e o ungiu, nas solenidades da família, antes de o sacrifício ser oferecido ou de a festa santa ser celebrada. Talvez ele ofereceu sacrifícios privados, como Jó, segundo o número de todos eles (Jó 1.5) e, sob este pretexto, convocou a todos a aparecer diante dele. Quando bênçãos notáveis estão para chegar a uma família, os membros precisam se santificar.

Por Jesrrael Fonseca Santos

COMUNICADO IMPORTANTE

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e ainda continuar estudando a lição conosco…

Decidimos unir o Ensino com Missões e assim, alavancar recursos financeiros para contribuir com esses projetos.

Cada um de nós poderemos contribuir com o site ebdcomentada.com e com as obras de missões citadas, realizando o cadastro como assinante e escolhendo o plano que achar conveniente.

Optamos por oferecer valores acessíveis para que todos continuem a desfrutar dos nossos esboços e ao mesmo tempo AJUDAR a obra missionária, portanto a EBD Comentada, juntamente com você estará ao mesmo tempo ENSINANDO e FAZENDO MISSÕES.

Contamos com a ajuda de todos para mantermos este trabalho que tem auxiliado milhares de professores no Brasil e no mundo.

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19 – ARC).

Qualquer dúvida referente aos planos ou mesmo depois de adquiri-lo, surgir algum problema, entre em contato conosco (contato@ebdcomentada.com.br)

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada