Buscar esboços

Nossos Esboços

Betel Jovens – 2º Trimestre de 2018 – 15/04/2018 – Lição 3: A simplicidade de um adorador

11/04/2018

Este post é assinado por Jesrrael Fonseca Santos

TEXTO DE REFERÊNCIA

11. Então o anjo do Senhor veio, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas.

12.Então o anjo do Senhor lhe apareceu, e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valoroso.

13.Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém agora o Senhor nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas.

14.Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?

15.E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.

16.E o Senhor lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem.

Juízes 6:11-16

VERSÍCULO DO DIA

E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.

Juízes 1:5

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá:

  • Compreender que Deus opera por meio de homens simples;
  • Entender que os critérios de Deus são diferentes dos critérios do homem;
  • Conhecer os propósitos de Deus na vida de Gideão.

INTRODUÇÃO

O chamado de Gideão está inserido no livro de Juízes que mostra um período difícil da história do povo de Israel. A Bíblia diz que após a morte de Josué e de toda a nação que conquistou a terra prometida, nasceu outra geração que não conhecia a Deus nem mesmo as obras que Ele havia feito a seus antepassados. O livro marca um tempo dominado pelo pecado e pela anarquia, o povo se distanciava do Deus verdadeiro e voltava-se a adoração à outros deuses quebrando assim a aliança que tinham com Javé.
Nesse contexto caótico, estando o povo de Israel oprimidos pelos seus inimigos é que Deus mostra sua graça e misericórdia e levanta juízes ou “libertadores” para livrá-los dos seus opressores, e Gideão foi um desses que Deus levantou. 

Os inimigos que Deus escolheu para ele vencer foram os midianitas que eram descendentes de Abraão e Quetura (Gênesis 25:1, 2), e que já haviam sido vencidos por Josué dois séculos antes (Josué 13:21, 22), mas agora juntaram se aos amalequitas e ficaram muito mais poderosos, eram como gafanhotos que destruíam as suas plantações, apossando-se do seu gado e ovelhas. E para se defenderem os israelitas escondiam suas colheitas em cavernas e fortificações.

É nesse conturbado contexto que surge a figura de um homem simples, porém, temente a Deus chamado Gideão. Após o povo clamar por socorro divino, mais uma vez Deus faz valer seus misteriosos critérios de escolha e separa um homem sem destaque, sem pompa, luxo ou de chamativo aspecto para desempenhar um honroso papel em sua obra. Nossa lição irá mostrar o porque da escolha de Gideão e de como Deus trabalhou para que sua obra se realizasse pela vida desse seu humilde servo.

1 – Um Simples Lavrador

A escolha de Gideão como instrumento de libertação do povo de Deus é mais uma amostra de que Deus tem seus próprios critérios para selecionar aqueles que irão efetuar grandes feitos em sua obra. Desde José, o filho desprezado de Jacó, passando por Davi, o irmão mais novo e pastor de ovelhas até chegar aos discípulos de Jesus, Deus revela ao homem que sua visão está além da capacidade física do homem e que seu poder de análise ultrapassa o julgamento limitado e preconceituoso do ser humano. Exatamente por isso, que ao se dirigir ao seu servo Samuel, o Senhor exclama sobre seu julgamento:

“Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.”

1 Samuel 16:7

1.1 – Gideão e sua História

O ciclo do pecado, castigo e livramento repetiu-se outra vez. Os midianitas eram nômades que habitavam na região leste e sudeste do Mar Morto. Sua genealogia vai até Abraão, através de sua concubina Quetura (Gn. 25:1, 2). As incursões midianitas eram tão constantes que os israelitas tiveram que recorrer às cavernas e esconderijos das montanhas para se refugiarem. Associados aos midianitas estavam os amalequitas (Juízes 3:13) e os povos do Oriente, um termo generalizado para os nômades do deserto da Síria. Em feitio tipicamente nômade eles acampavam temporariamente na terra, usando-a como pastagem pata seus rebanhos e assenhoreando-se dos seus produtos. Israel estava indefesa para interferir com os movimentos dos beduínos. A Bíblia diz que eram tantos homens que não se podia contar nem a eles e nem a seus camelos e o povo penou por sete anos debaixo do julgo desses povos.

Então Deus levanta Gideão para livrar seu povo. Pouco sabemos sobre a história anterior de Gideão. A Bíblia diz que ele era abiezrita. Os abiezritas eram um dos clãs de Manassés (ver o vs. 15; Núm. 26.29,30; Jos. 17.2). Além disso, o contexto bíblico infere que ele era um lavrador e que trabalhava a terra de seu pai Joás. Registra-se nas escrituras sagradas que o Anjo do Senhor o encontra perto de um carvalho em Ofra. A área fazia parte das possessões da família de Gideão e de seu pai, Joás. Ofra ainda não foi identificada com certeza absoluta. As qualificações dadas distinguem-se da Ofra de Benjamim (ver Jos. 18.23; I Sam. 13.17). W. F. Albright sugeriu que Ofra se situava no começo da extremidade norte da planície de Sarom. F. M. Abel pensava que Ofra ficava entre o monte Tabor e Bete-Seã. Seja como for, não era posses suficientes para colocar Gideão em um papel de destaque entre os seus.

Dessa forma, Gideão se colocava como o personagem certeiro para a escolha de Yaweh. Um servo sem destaque humano, pequeno, mas fiel, tornando-o totalmente dependente da graça de Deus. Uma prova disso é que seu pai era adorador de Baal, mas ainda assim, Gideão se opunha a essa prática.

Deus sente prazer quando nos entregamos inteiramente em sua dependência. Ao nos despojarmos de nossa suficiência humana, nos colocamos no centro da vontade do Senhor, tornando-nos aptos a ser moldados e agirmos como instrumentos de grande valor para a realização da obra do Altíssimo.

Por Jesrrael Fonseca Santos

COMUNICADO IMPORTANTE

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e ainda continuar estudando a lição conosco…

Decidimos unir o Ensino com Missões e assim, alavancar recursos financeiros para contribuir com esses projetos.

Cada um de nós poderemos contribuir com o site ebdcomentada.com e com as obras de missões citadas, realizando o cadastro como assinante e escolhendo o plano que achar conveniente.

Optamos por oferecer valores acessíveis para que todos continuem a desfrutar dos nossos esboços e ao mesmo tempo AJUDAR a obra missionária, portanto a EBD Comentada, juntamente com você estará ao mesmo tempo ENSINANDO e FAZENDO MISSÕES.

Contamos com a ajuda de todos para mantermos este trabalho que tem auxiliado milhares de professores no Brasil e no mundo.

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19 – ARC).

Qualquer dúvida referente aos planos ou mesmo depois de adquiri-lo, surgir algum problema, entre em contato conosco (contato@ebdcomentada.com.br)

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada