Buscar esboços

Nossos Esboços

Betel Jovens – 2º Trimestre de 2018 – 10/06/2018 – Lição 11: O coração de um adorador

08/06/2018

Este post é assinado por Jesrrael Fonseca Santos

TEXTO DE REFERÊNCIA

6 Este Esdras subiu de babilônia; e era escriba hábil na lei de Moisés, que o SENHOR Deus de Israel tinha dado; e, segundo a mão do SENHOR seu Deus, que estava sobre ele, o rei lhe deu tudo quanto lhe pedira.

7 Também subiram a Jerusalém alguns dos filhos de Israel, dos sacerdotes, dos levitas, dos cantores, dos porteiros e dos servidores do templo, no sétimo ano do rei Artaxerxes.

8 E no quinto mês chegou a Jerusalém, no sétimo ano deste rei.

9 Pois no primeiro dia do primeiro mês foi o princípio da partida de babilônia; e no primeiro dia do quinto mês chegou a Jerusalém, segundo a boa mão do seu Deus sobre ele.

10 Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do Senhor e para cumpri-la e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos.

Esdras 7. 6 – 10

VERSÍCULO DO DIA

Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do Senhor e para cumpri-la e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos.

Esdras 7.10

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá:

  • Compreender a situação de Israel
  • Entender a importância de Esdras neste novo momento.
  • Aprender que um coração comprometido com Deus faz toda a diferença.

INTRODUÇÃO

Ao lermos o livro de Esdras, é importante entender que entre os capítulos 6 e 7, existe um período de silêncio de pelo menos 58 anos. Não há um registro nas Escrituras de quaisquer eventos que aconteceram na Palestina durante essa época, embora seja possível que Sofonias 1.9-14 e a profecia de Malaquias perten­çam a esse período.

Os eventos descritos no livro de Ester, naturalmente, pertencem também ao período entre a consagração do Templo e o retorno de Esdras, mas estes somente dizem respeito aos judeus no exílio e não têm relação com a Palestina.

1 – CONHECENDO ESDRAS

Sacerdote arônico, descendente de Eleazar e de Finéias, erudito, copista destro e instrutor da Lei, versado tanto no hebraico como no aramaico.

Esdras tinha genuíno zelo pela adoração pura e “tinha preparado seu coração para consultar a lei de Deus e para praticá-la, e para ensinar regulamento e justiça em Israel”. (Esd 7:1-6, 10).

Além de escrever o livro que leva seu nome, Esdras parece ter escrito os dois livros das Crônicas, e a tradição judaica atribui-lhe ter iniciado a compilação e a catalogação dos livros das Escrituras Hebraicas.

Além disso, Esdras era notável pesquisador, citando cerca de 20 fontes de informações nos dois livros das Crônicas. Visto que muitos dos judeus se achavam bem espalhados nos dias de Esdras, era necessário fazer muitas cópias das Escrituras Hebraicas, e é provável que Esdras tenha sido pioneiro nesta obra. Não se fornecem na Bíblia pormenores sobre a parte inicial da vida de Esdras. Ele vivia em Babilônia. 

Era duma família de sumos sacerdotes, mas não do ramo específico que ocupava o sumo sacerdócio logo após o retorno do exílio, em 537 aC.

O último dos antepassados de Esdras a ocupar este cargo foi Seraías, sumo sacerdote nos dias do Rei Zedequias, de Judá. Este Seraías havia sido morto por Nabucodonosor por ocasião da captura de Jerusalém em 607 aC. (Esd 7:1, 6; 2Rs 25:18, 21).

Em Babilônia, os judeus retiveram o respeito pelo sacerdócio, e, portanto, as famílias sacerdotais mantiveram sua identidade. Igualmente, a organização comunitária judaica, tendo anciãos por cabeças, continuava a funcionar (Ez 20:1).

A família de Esdras, bem como ele próprio, provavelmente estavam interessados em que Esdras fosse preparado com um conhecimento da lei de Deus. Concordamente, foi bem instruído.

Se for verdade, conforme alguns peritos acreditam, que um homem só podia tornar-se escriba aos 30 anos de idade, Esdras talvez tivesse mais de 30 anos em 468 AC, quando foi a Jerusalém.

Sem dúvida, viveu durante o governo de Assuero, no tempo de Mordecai e Ester, na época em que saiu o decreto de exterminar os judeus em todo o Império Persa. Havia muitos judeus morando em Babilônia, de modo que esta crise nacional deve ter causado um impacto indelével em Esdras, fortalecendo-lhe a fé no cuidado de Deus pelo seu povo e na libertação deste por Ele, e isto lhe serviu de treinamento, amadurecendo-lhe o critério e a competência para realizar a tremenda tarefa que mais tarde lhe foi dada.  Est 1:1; 3:7, 12, 13; 8:9; 9:1.

1.1 – A situação do povo

Era o ano de 458 a.C., e Artaxerxes I era o rei da Pérsia (465-424 a.C.). Quase sessenta anos haviam se passado desde a conclusão da reforma do templo em Jerusalém, e o remanescente judeu estava passando por grandes dificuldades.

Foi então que o Senhor chamou Esdras para liderar mais um grupo de exilados da Babilônia para Judá, a fim de levar apoio financeiro e espiritual e de ajudar no trabalho de reconstrução da cidade.

Toda pessoa é importante para Deus e sua obra; mas, com o o Dr. Lee Roberson costumava dizer: “A ascensão e queda de todas as corsas deve-se à liderança”. Quando Deus quis livrar seu povo do Egito, chamou Moisés e Arão.

Quando Israel encontrava – se dividido e derrotado, chamou Samuel para ensinar a Palavra e Davi para ser rei. Richard Nixon comentou, com razão, que os líderes são pessoas que “fazem diferença”, e Esdras foi esse tipo de pessoa.

Quando Deus deseja julgar uma nação, envia líderes medíocres (Is 3:1-8); mas quando deseja abençoá-la, envia homens como Esdras.

Por Jesrrael Fonseca Santos

Para continuar lendo CLIQUE AQUI

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada