Ensinando e fazendo Missões

Buscar esboços

Nossos Esboços

Betel Jovens – 2º Trimestre de 2018 – 01/04/2018 – Lição 1: Os verdadeiros adoradores

28/03/2018

Este post é assinado por Jesrrael Fonseca Santos 

TEXTO DE REFERÊNCIA

Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

João 4:21-24

VERSÍCULO DO DIA

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade

João 4:24

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá:

  • Entender o conceito de Adoração;
  • Compreender que Deus procura verdadeiros adoradores;
  • Aplicar o conceito de adoração na nossa vida cotidiana.

INTRODUÇÃO

Adorar e louvar são as duas faces de uma mesma moeda muito cara para nós: nosso relacionamento com Deus. Isto é um fato: quem não adora ou louva ao Pai sequer consegue se perceber como alvo do amor do Criador. Deus nos criou para a prioridade suprema de adorá-lo. Pode-se dizer que o objetivo central do homem é glorificar a Deus e desfrutá-lo sempre.

Não é por acaso que o livro mais longo da Bíblia, Salmos, é sobre elogiar e adorar a Deus. Quando chegamos ao fim da Bíblia, vemos os santos e anjos prostrando-se e adorando a Deus (Apocalipse 4: 10-11; 5: 8-14; 7: 9-11). Já que a adoração será nossa atividade incessante e maior alegria no céu, devemos praticá-la agora.

1 – O CONCEITO DE ADORAÇÃO

Aqui estão algumas definições de adoração:

  • John MacArthur: “Adoração é o nosso íntimo estar respondendo com louvor por tudo o que Deus é, através de nossas atitudes, ações, pensamentos e palavras, baseado na verdade de Deus como Ele se revelou” ( The Ultimate Priority [Moody Press], p. 127). Ou, ele dá uma definição mais simples: “Adoração é tudo o que somos, reagindo corretamente a tudo o que Ele é” (P. 147).
  • William Temple: “Adorar é despertar a consciência pela santidade de Deus, alimentar a mente com a verdade de Deus, purificar a imaginação pela beleza de Deus, abrir o coração ao amor de Deus e dedicar-se à vontade para o propósito de Deus” (citado em MacArthur, p. 147).
  • (Webster’s Dictionary, 1828): Adoração é honrar com amor extravagante e submissão extrema.

Adoração não é a música lenta que o coro canta. Adoração não é o valor que você coloca na cesta de ofertas. A adoração não é voluntária na igreja das crianças. Sim, estes podem ser atos ou expressões de adoração, mas eles não definem o que a adoração verdadeira realmente é.

A verdadeira adoração, em outras palavras, é definida pela prioridade que damos a quem Deus é em nossas vidas e onde Deus está em nossa lista de prioridades. A verdadeira adoração é uma questão do coração expressa através de um estilo de vida de santidade. Assim, se o seu estilo de vida não expressa a beleza da santidade através de um amor extravagante ou exagerado por Deus, e você não vive em submissão extrema ou excessiva a Deus, convido-o a fazer da adoração uma prioridade inegociável em sua vida.

2 – A ADORAÇÃO FALSA E Và

“Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim; em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens”

(Marcos 7:6-7).

Estas palavras solenes foram ditas pelo Senhor Jesus aos escribas e fariseus. Eles vieram a Ele com a queixa de que Seus discípulos não se conformavam com as suas tradições e práticas relacionadas com lavagens cerimoniais e limpezas. Em Sua resposta, Cristo expôs a inutilidade de sua religião.

Estes escribas e fariseus estavam levantando a questão do cerimonial “lavar as mãos”, enquanto seus corações permaneciam sujos perante Deus. As tradições dos antigos podem ser diligentemente atendidas, suas ordenanças religiosas observadas estritamente, suas doutrinas devotamente mantidas, e ainda a consciência nunca ter sido examinada na presença de Deus por uma razão pecaminosa.

O fato é que a simples aparência de adorador, sem profundidade ou convicção, é um dos maiores obstáculos para que a verdade de Deus abençoe as almas dos homens. A verdade de Deus é dirigida a nós levando em conta que Deus e o homem estão tão apartados quanto o pecado está da santidade, portanto, a sua primeira grande necessidade é a purificação e a reconciliação.

Os falsos adoradores adoram algo diferente de Deus ou podem tentar adorar o verdadeiro Deus, mas fazê-lo de maneiras que realmente o desonram. Mas de qualquer forma, a sinceridade não é o único critério para medir a verdadeira adoração. Todos os adoradores verdadeiros são sinceros, mas todos os adoradores sinceros não são verdadeiros. Por exemplo, há adoradores devotos e sinceros de Allah ou Krishna ou Buda ou o deus Mórmon ou o deus das Testemunhas de Jeová. Mas eles estão sinceramente errados, porque eles não estão adorando o único Deus vivo e verdadeiro, que se revelou na Bíblia.

Há também cristãos que são sinceros, mas sua adoração é centrada no homem. Às vezes sua adoração é mais parecida com o padrão do mundo do entretenimento do que o da Bíblia. Chama a atenção para os artistas, mas não para o Senhor. Ou, do outro lado do espectro cristão, alguns passam por liturgias antigas semana após semana, mas seus corações não estão em submissão a Deus. Eles pensam erroneamente que, por terem passado pelos rituais, são bons por mais uma semana. Eles são como os líderes judeus de quem Jesus disse (Mateus 15: 8, citando Isaías 29:13): Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim”. Portanto, precisamos ser cuidadosos para não cair na categoria de falsos adoradores.

Por Jesrrael Fonseca Santos

COMUNICADO IMPORTANTE

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e ainda continuar estudando a lição conosco…

Decidimos unir o Ensino com Missões e assim, alavancar recursos financeiros para contribuir com esses projetos.

Cada um de nós poderemos contribuir com o site ebdcomentada.com e com as obras de missões citadas, realizando o cadastro como assinante e escolhendo o plano que achar conveniente.

Optamos por oferecer valores acessíveis para que todos continuem a desfrutar dos nossos esboços e ao mesmo tempo AJUDAR a obra missionária, portanto a EBD Comentada, juntamente com você estará ao mesmo tempo ENSINANDO e FAZENDO MISSÕES.

Contamos com a ajuda de todos para mantermos este trabalho que tem auxiliado milhares de professores no Brasil e no mundo.

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19 – ARC).

Qualquer dúvida referente aos planos ou mesmo depois de adquiri-lo, surgir algum problema, entre em contato conosco (contato@ebdcomentada.com.br)

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada