Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

Betel Jovens – 1º Trimestre de 2019 – 03-03-2019 – Lição 9: Prevalecendo contra o mal

25/02/2019

Esse post é assinado por Carlos Henrique Soares

TEXTO DE REFERÊNCIA

15—E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? —perguntou Jesus.

16 Simão Pedro respondeu: —O senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo.

17 Jesus afirmou: —Simão, filho de João, você é feliz porque esta verdade não foi revelada a você por nenhum ser humano, mas veio diretamente do meu Pai, que está no céu.

18 Portanto, eu lhe digo: você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la.

19 “Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu; o que você proibir na terra será proibido no céu, e o que permitir na terra será permitido no céu.”

VERSÍCULO DO DIA

E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.

Mt 16.18

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Compreender que a igreja esta debaixo da promessa de Cristo;
  • Entender que o inimigo luta incansavelmente contra a igreja de Cristo;
  • Saber que a igreja foi firmada na Rocha que é Jesus Cristo.

INTRODUÇÃO

Meus irmãos amados em Cristo, ovelhas do Senhor, aqueles que têm a marca do Cordeiro nas suas frontes. O cristianismo é a verdadeira religião. Amém?  O cristianismo é a única religião que exalta a vida porque é religião de vivos que pertencem ao Deus vivo. Glória a Deus por isso. Portanto, o cristianismo exalta o Cristo Ressuscitado. Nós não exaltamos o Cristo morto, o Cristo sofrido, o Cristo da via crucis (latim Via Crucis, “caminho da cruz”).

Não! Exaltamos aquele que veio para cumprir a lei e a história; e triunfar sobre todo império do mal!

1 – TU ÉS PEDRO

Mateus 16:18
18 Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. (ARC)

Aqui existe um óbvio jogo com as palavras Pedro (Petros, nome próprio indicando um pedaço de rocha) e pedra (petra, uma rocha). O corpo espiritual, a igreja, aqui mencionada pela primeira vez, constrói-se sobre o fato divinamente revelado a respeito de Cristo e confessado por Pedro (I Co. 3:11; I Pe. 2:4).

1.1 – Pedro reconhece Cristo como Senhor

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele 1 Pe 2.4

Este Jesus é ‘a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular’. At 4.11

 

A cabeça do ângulo une dois lados de uma arca e os mantém juntos. Pedro diz que os judeus rechaçaram a Jesus, mas agora Cristo veio a ser cabeça do ângulo da Igreja (Sl 118:22; Mc 12:10; 1Pe 2:7). Sem Jesus não haveria Igreja, porque não poderia sustentar-se. Ao descrever a Igreja como casa espiritual de Deus, Pedro destaca vários textos do Antigo Testamento que eram conhecidos por seus leitores cristãos judeus:

Isaías 8:14
14 Então, ele vos será santuário, mas servirá de pedra de tropeço e de rocha de escândalo às duas casas de Israel; de laço e rede, aos moradores de Jerusalém. (ARC)

Isaías 28:16
16 Portanto, assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse. (ARC)

Os leitores de Pedro teriam compreendido que as pedras vivas eram o Israel; agora Pedro aplica a imagem de “pedra” a Cristo. Uma vez mais Pedro mostra que a Igreja não cancela a herança judia, mas sim a cumpre.

1.2 – Cristo se reconhece como pedra

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Jesus lhes disse: “Vocês nunca leram nas Escrituras? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós’. Mt 21.42

Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é. Dt 32.4

Jesus é a pedra rejeitada, pedra de tropeço; é a pedra angular sobre a qual se sustenta o edifício de Deus (Mt 21,42). As passagens evangélicas que se referem a Jesus como pedra rejeitada ou de tropeço (Mt 21,42-44; Mc 12,10; Lc 20,17-18) têm origem veterotestamentária (Sl 118,22) e podem mesmo referir-se ao próprio YHVH (Is 8,14).

Essa identificação das passagens como referências messiânicas aparece também no judaísmo. Assim, o Targum de Jonatan usa “pedra” como título messiânico e o mesmo podemos constatar no Midraxe sobre Nm 13,14, no qual o messias é denominado também Filho do homem (Dn 7,14). Neste último caso, a “pedra” é, mais concretamente, a que destruiu os reinos gentios (Dn 2,35).

2 – FIRMADOS NA ROCHA

Por Carlos Henrique Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada