Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

Betel Jovens – 1º Trimestre de 2019 – 03-02-2019 – Lição 5: Uma Igreja que serve

29/01/2019

Esse post é assinado por Carlos Henrique Soares

TEXTO DE REFERÊNCIA

13 Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor.

14 Toda a lei se resume num só mandamento: “Ame o seu próximo como a si mesmo”.

15 Mas se vocês se mordem e se devoram uns aos outros, cuidado para não se destruírem mutuamente.

Gl 5.13-15

VERSÍCULO DO DIA

Porque vocês, caros irmãos, receberam a liberdade: não a liberdade para fazer o mal, mas a liberdade para amarem e servirem uns aos outros, Gl 5.13

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Aprender como se tornar um servo de Deus;
  • Entender o quanto é importante servir aos irmãos;
  • Compreender como a igreja é fundamental na ajuda à comunidade.

INTRODUÇÃO

Temos que sentir em nosso coração uma urgência em relação ao mundo sobre as notícias da salvação que há em Cristo Jesus, para então, levarmos as boas novas para aqueles que ainda não o conhecem. Nossa oração deve ser: “Senhor, usa-me para tua glória e para edificação do teu reino”. Esse desejo deve nos “consumir” todos os dias. Deve ser o clamor do nosso coração e o anseio da igreja de Jesus.

1 – SERVINDO A DEUS

É um privilégio poder servir a Deus! Ele quer ter um relacionamento íntimo conosco, mostrar seus planos e projetos, e usar a nossa vida. Que privilégio! Somos salvos para servir.

Deus quer nos usar! Vamos nos colocar à sua disposição para que Ele nos use nesses dias! Estamos dispostos a servir ao Senhor na sua obra?

Vocês não escolheram a Mim! Eu é que escolhi vocês! Eu os chamei para irem e sempre darem limpos frutos, para que tudo o que pedirem ao Pai, em Meu nome, Ele dê a vocês. Jo 15.16

1.1 – Chamado para Servir

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Se qualquer homem quer Me servir, que venha e Me siga, pois os Meus servos devem estar aonde estou. Se Me seguirem, o Pai os honrará. Jo 12.26

“Se alguém me serve”. Antes de tudo, o próprio Jesus é o grão de trigo que precisa morrer para que nós sejamos salvos e vivamos (Jo 6.51).

Jesus serve a nós (Jo 13.14-15). Deixar que Jesus nos sirva é uma tarefa que sempre se renova na nossa vida (Jo 13.5-9). Ao mesmo tempo, porém, não é cabível que nosso comportamento em relação ao Redentor Jesus seja outro além de também servirmos a ele, nosso Senhor.

No NT, diaconia e serviço caracteriza toda a ação na igreja de Jesus. Paulo, por exemplo, entende-se alegremente como doulos – (Grego) = escravo de Jesus Cristo (Fp 1.1), e Pedro conhece a diaconia da palavra e da oração, assim como a diaconia das mesas (At 6.2-4).

Novamente a formulação da palavra de Jesus “se alguém me serve” mostra liberdade e espontaneidade plenas. Ninguém é forçado a servir a Jesus. Contudo, se alguém o fizer, ”siga-me, e, onde eu estou, ali deve estar também o meu servo” (Jo 12.26). Servos autênticos servem a seu Senhor.

Com essa regra simples Jesus enuncia, numa única frase, um traço básico da ética cristã, com abrangência ampla e profundidade essencial.

Todo discípulo de Jesus pode examinar incessantemente seu comportamento nesta única pergunta: “Será que neste instante estou onde Jesus está?” Nenhum discípulo de Jesus se queixará nem se surpreenderá se tiver de viver na maior escuridão do mundo e sob as mais pesadas cargas. Pois exatamente ali, afinal, está também seu Mestre e Senhor.

1.2 – Privilegiados por Servir à Deus

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Existem muitas pessoas que estão sentadas nos bancos das igrejas perguntando a si mesmas se foram chamadas para servir ou não. TODOS nós devemos nos envolver neste serviço. TODOS nós fomos chamados para servir!

Temos o privilégio de servir a Deus no ministério de música e de termos recebido d’Ele este dom. Não merecemos ocupar este lugar, mas Deus está nos dando a oportunidade de servi-Lo.

Foi Ele quem nos salvou e nos escolheu para o seu santo trabalho, não porque merecêssemos, mas porque esse era o seu plano muito antes do princípio do mundo – mostrar o seu amor e a sua bondade para conosco por meio de Cristo. 2 Tm 1.9

Portanto, não devemos desperdiçar, mas sim nos dedicarmos da melhor maneira possível dando o melhor de nós.

2 – SERVINDO AOS IRMÃOS

Por Carlos Henrique Soares

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada