Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

Betel Adultos – 3º Trimestre de 2019 – 07-07-2019 – Lição 1: Lucas e seu evangelho

04/07/2019

Esse post é assinado por Leonardo Novais de Oliveira

TEXTO ÁUREO

“Para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado”. (Lc 1.4)

TEXTO DE REFERÊNCIA

Lc 1.1-4

  1. Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram,
  2. segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio e foram ministros da palavra,
  3. pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelentíssimo Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio,
  4. para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Conhecer um pouco mais do autor do evangelho de Lucas;
  • Revelar acerca das origens e propósitos do evangelho de Lucas;
  • Mostrar as características gerais do evangelho de Lucas.

INTRODUÇÃO

Caros irmãos (ãs), Paz do Senhor.

Adentramos a um novo trimestre de estudo na EBD. Deus seja louvado!

Neste trimestre, estudaremos sobre o Evangelho escrito por Lucas, que não foi um dos 12 discípulos de Jesus, mas contribuiu com a edificação da Igreja, escrevendo duas maravilhosas obras, o Evangelho segundo Lucas e o Livro de Atos dos Apóstolos.

É de suma importância reforçarmos que o Evangelho não é de Lucas e sim do Senhor Jesus Cristo, mas foi escrito por ele, assim como temos o Evangelho segundo Mateus, Marcos e João.

De acordo com Ernest Renan, o Evangelho de Lucas é o maior dos Evangelhos e o mais longo livro do Novo Testamento e também o Evangelho mais completo, pois trata da infância, juventude, vida, ministério, morte, ressurreição e ascensão de Jesus.

Considerado o mais belo livro escrito na história, é um reservatório inesgotável do qual jorram copiosamente as riquezas da graça para todos os povos. Flui desse manancial a salvação para todas as nações. E uma mina de recursos inexauríveis que tem enriquecido a muitos ao longo dos séculos.

Percorrer as páginas do Evangelho de Lucas é assentar-se aos pés de Jesus e aprender com o Mestre dos mestres.

Queremos estimular-lhes a ser estudantes assíduos da Palavra de Deus, não se contentando com o básico, mas desejando crescer na graça e no conhecimento, não se contentando com o leite, mas desejando alimento sólido.

As igrejas pentecostais vivem uma era de ouro, pois estão desejosas pelo conhecimento bíblico e isto, aliado à oração, produzirá uma geração abençoada e abençoadora.

Deixe a luz do Senhor brilhar através de vocês e sejam luz para o mundo.

Estudemos com afinco o Evangelho segundo Lucas.

1 – A PESSOA DE LUCAS

Lucas, o escritor não estava entre os 12 discípulos escolhidos por Jesus, nem tampouco era um judeu, porém contribuiu de forma sublime com textos de enorme importância para o povo de Deus.

A Bíblia nos dá algumas informações sobre a pessoa de Lucas, vejamos:

“Saúda-vos Lucas, o médico amado, e Demas”. (Cl 4.14 – ARC)

“Saúdam-te Epafras, meu companheiro de prisão por Cristo Jesus, Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores”. (Fm 23 – ARC)

“Só Lucas está comigo. Toma Marcos e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério”. (2 Tm 4.11 – ARC)

Lendo estes versículos podemos chegar a algumas conclusões sobre quem eram Lucas:

1) Um cooperador de Paulo entre os gentios, pois seu nome não está relacionado entre os judeus (Cl 4.10,11);

2) Um médico não judeu;

3) Alguém bem próximo do apóstolo Paulo, pois esteve com ele no final de sua vida.

Fora estas passagens bíblicas, as únicas fontes que temos para nos auxiliar a conhecer Lucas são as conhecidas fontes históricas.

Leiamos uma destas fontes:

“Eusébio e Jerônimo relatam, indubitavelmente com base em tradições antigas, que Lucas era natural de Antioquia. Em “Exkursen zur Lebensgeschichte des Lukas” [Excursos sobre a biografia de Lucas] Zahn chama atenção para um manuscrito grego escrito por volta de 300 d.C., cuja tradução reza: “Lucas é um sírio de Antioquia, médico de profissão, aluno de apóstolos. Mais tarde, porém, ele acompanhou a Paulo até o martírio deste. Depois de servir ao Senhor incansável e desinteressadamente, adormeceu, aos 84 anos de idade, na Beócia (ou em Tebas, capital da Beócia) cheio do Espírito Santo”

Existem algumas suposições a respeito da possiblidade de Lucas ter sido um escravo de Teófilo, porém, não encontramos respaldo para a mesma e, diferentemente do que tais suposições apresentam, parece que após João Marcos abandonar Paulo, passa a acompanha-lo um médico chamado Lucas, de profunda cultura grega, conhecedor das escolas filosóficas gregas, de profundo conhecimento histórico e da escrita grega e da forma da retórica grega. Alguns comentaristas das cartas até julgam que Paulo que enfrentava dificuldades de saúde se aproxima dos cuidados médicos de Lucas.

1.1 – Lucas, o autor

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

Conforme já escrevemos, Lucas escreve o evangelho que leva seu nome, bem como o Livro de Atos.

Vejamos:

QUERIDO amigo Teófilo: Diversas histórias de Cristo já foram escritas, usando como fonte de informação as narrações existentes entre nós, feitas pelos primeiros discípulos e outras testemunhas oculares. Contudo, pareceu-me que seria bom conferir todas essas narrações, e depois de uma investigação completa mandar-lhe este resumo. Para que tenha plena certeza de todas as verdades que foram ensinadas”. (Lc 1.1-4 – BV)

“QUERIDO AMIGO que ama a Deus: Na minha primeira carta eu contei a você a vida e os ensinos de Jesus, e como Ele voltou para o céu depois de dar aos seus apóstolos novas instruções por meio do Espírito Santo”. (At 1.1,2 – BV)

Provavelmente estes dois tratados estavam juntos antes do fechamento do Canon Sagrado.

Apesar da autoria de Lucas ter sido posta em dúvida por alguns estudiosos dos primeiros séculos, ficou decidido pelos Pais da Igreja no século IV que o autor dos do terceiro evangelho  e do Livro de Atos foi Lucas, que contribuiu fortemente para a propagação do Evangelho de Jesus pelos quatro cantos da Terra, em especial entre os gentios.

1.2 – Lucas, um grande colaborador

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

O Senhor fez os homens para viver em harmonia e comunhão e isto ficou evidenciado na vida de Paulo e Lucas.

Conforme já estudado, Lucas esteve com Paulo em diversas ocasiões, inclusive próximo de sua morte.

Como é bom ter pessoas em quem podemos confiar e que podem nos auxiliar nos trabalhos do Senhor.

Existe um frase que nos diz: “Uma vida sem amigos é como uma estante sem livros” e, analisando a vida de Paulo, observamos que Lucas foi um destes amigos.

Um amigo que compartilhava do ideal cristão de Paulo e que aprendeu dele o suficiente para escrever dois livros que compõe a Bíblia Sagrada.

Paulo exerceu seus dons de formas extraordinária, ensinando João Marcos e Lucas, que contribuíram para que a Bíblia existisse.

Existe um perigo muito grande rondando as igrejas evangélicas no tocante a não fazer discípulos por não querer ter contatos mais próximos com as pessoas.

Independentemente de termos inúmeras diferenças entre pessoas, precisamos nos lembrar que o amor é o vínculo da perfeição. (Cl 3.14).

As experiências compartilhadas com Lucas o fizeram capaz de ser um grande instrumento nas mãos do Senhor.

Tem você discipulado pessoas a ponto delas se tornarem melhores do que você?

1.3 – Lucas, um grande escritor

Evangelista Leonardo Novais de Oliveira

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada