Ensinando e fazendo Missões

Buscar no blog

Nossos Esboços Recentes

Betel Adultos – 2º Trimestre de 2019 – 30-06-2019 – Lição 13: A Igreja e as últimas coisas

27/06/2019

TEXTO ÁUREO

“Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.” Rm 8.19

TEXTO DE REFERÊNCIA

1 Ts 4.15-18

1 Ts 4.15 – Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.

1 Ts 4.16 – Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

1 Ts 4.17 – Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

1 Ts 4.18 – Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Explicar o que é escatologia e o que é “os últimos dias”;
  • Mostrar que o julgamento do cristão é somente para o galardão e não para a condenação;
  • Descrever o que vai acontecer depois da volta do Senhor.

INTRODUÇÃO

Caros irmãos (ãs), Paz do Senhor.

Chegamos ao final de mais um trimestre e nesta última lição, estudaremos sobre o tema escatologia, que é a doutrina das últimas coisas.

Abordaremos aspectos sobre como será a participação da Igreja neste período e sobre os acontecimentos que estarão relacionados ao Céu, Terra, seres humanos (cristãos, judeus e gentios) e também sobre o inferno.

Este é um dos temas mais complexos da Bíblia e não existe possibilidade de o abordarmos de forma aprofundada em uma só lição, porém, comentaremos o máximo que pudermos para que vocês tenham informações suficientes para compreender e ministrar sobre o tema.

É importante mencionarmos que existem algumas possíveis interpretações sobre a Doutrina das últimas coisas, porém, nos dedicaremos ao posicionamento das Assembleias de Deus.

O mais importante sobre o estudo das últimas coisas é que a volta de Jesus para buscar sua Igreja é estudado nesta disciplina.

Leiamos um texto escrito no livro do Apocalipse:

“Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer” (Ap 1.19 – ARC)

Que o Senhor nos abençoe ricamente em Cristo Jesus.

1 – ESCATOLOGIA

De acordo com o Dicionário Wycliffe, O termo escatologia (gr. esckatos, “último”; logos, “raciocínio”), significando “a teologia das últimas coisas,” tem sido usado desde o século XIX para designar a divisão da teologia sistemática que lida

com tudo o que era profeticamente futuro na época em que foi escrito, isto é, profecias que já se cumpriram, como também profecias que ainda não se cumpriram.

O livro do Apocalipse, que significa “revelação”, abrange a maior parte dos ensinos sobre este tema, juntamente com Daniel e Ezequiel do A.T. e, da mesma forma que para compreender a carta aos Hebreus, é necessário estudar o livro de Levítico, para compreender o livro do Apocalipse, é necessário estudar o livro de Daniel.

Vale a pena lembrar que outros livros do A.T., tais como Isaías, Zacarias, dentre outros, também contém assuntos que ainda não aconteceram, conhecidos como assuntos proféticos.

A doutrina das últimas coisas abrange acontecimentos que ocorreram pouco tempo depois de serem escritas, bem como aquelas que ainda não aconteceram e para muitas pessoas, este é um livro que fala de muitas catástrofes, porém, precisamos estudar o livro do Apocalipse com todo cuidado, lembrando-nos que o assunto principal do livro é o retorno de Jesus.

Precisamos ler o Apocalipse com uma vívida esperança de que o Senhor virá nos buscar e que em breve iremos viver eternamente com Ele.

Devido à complexidade do tema, é necessário que cada estudante da Bíblia; em especial, os professores de EBD; complemente seu conhecimento lendo obras específicas sobre o tema.

1.1 – Os últimos dias

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

A maior parte dos teólogos pentecostais acredita que os “últimos dias” começaram com a vinda de Jesus, pregando arrependimento aos judeus.

Esta expressão é encontrada no A.T., no livro do profeta Joel, leiamos:

“E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito. E mostrarei prodígios no céu e na terra, sangue, e fogo, e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR. E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como o SENHOR tem dito, e nos restantes que o SENHOR chamar”. (Jl 2.28-32 – ARC)

Pedro usou este texto quando pregou o primeiro sermão após o batismo no Espírito Santo, vejamos:

“Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos; e também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e profetizarão; e farei aparecer prodígios em cima no céu e sinais em baixo na terra: sangue, fogo e vapor de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes de chegar o grande e glorioso Dia do Senhor; e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. (At 2.16-21 – ARC)

Os últimos dias terão sua conclusão no dia em que o Senhor voltar para julgar todas as nações.

1.2 – A esperança da Igreja

Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com

A partir do momento em que nos tornamos cristãos, o Espírito Santo começa a habitar em nós (1 Co 3.16).

Neste momento nos tornamos filhos de Deus (1 Jo 3.1) e começa em nós um processo chamado de santificação, que é contínuo até que morremos ou sejamos arrebatados (Hb 12.14).

A vida do cristão é maravilhosa, pois, aprendemos em vida, como devemos viver no céu e a Bíblia nos mostra que aqueles que estiverem em Cristo viverão eternamente com Ele.

Existem muitas pessoas ensinando que aqueles que estão em Cristo não passarão por situações difíceis nesta vida, mas isto contraria várias passagens bíblicas, algumas destas, ditas por Jesus, vejamos:

“Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”. (Jo 16.33 – ARC)

O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa conceitua a palavra aflição da seguinte maneira:

  1. Estado do ânimo perturbado por causa que o atormenta.
  2. Atribulação, tormento.

Jesus disse que nós viveríamos situações difíceis neste lugar e independentemente de sermos fiéis a Ele, passaríamos pelas mesmas.

O apóstolo Paulo escreve aos Romanos um texto marcante, leiamos:

“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado”. (Rm 5.3-5 – ARC)

Se é a tribulação ou as aflições que nos fazem crescer, fica evidente que estas nos aproximam de Deus que através da Palavra que age em nosso caráter, nos transforma em pessoas melhores.

Mas independentemente do que nos acontece neste lugar, precisamos nos lembrar que fomos criados para a eternidade e TODOS aqueles que escolherem permanecer fiéis ao Senhor viverão (não passarão) a eternidade com Ele.

Desta forma, a maior esperança da Igreja é que um dia, assim como prometeu, o Senhor virá nos buscar.

Leiamos o que João escreveu:

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também”. (Jo 14.1-3 – ARC)

Se em algum momento pensar em fraquejar na fé, lembre-se que somos eternos e que o Senhor prometeu que viria nos buscar.

No lugar que viveremos não existirá sofrimento, aleluia.

“E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve, porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. E disse-me mais: Está cumprido; Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Quem vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho”. (Ap 21.1-7 – ARC)

Esta deve ser a esperança da Igreja. Aqui na Terra, nós sempre viveremos em provações, tentações e dificuldades, mas isto tudo é passageiro.

Para concluirmos este tópico, vejamos o que Paulo fala a respeito da nossa esperança:

“Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens”. (1 Co 15.19 – ARC)

1.3 – O arrebatamento

Evangelista Leonardo Novais de Oliveira

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada