Ensinando e fazendo Missões

Buscar esboços

Nossos Esboços

Betel Adultos – 2º Trimestre de 2018 – 15/04/2018 – Lição 3: Usando as lentes da fé e dos propósitos de Deus

11/04/2018

Este post é assinado por Cláudio Roberto de Souza

TEXTO ÁUREO

Romanos 8:28

28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto. (ARC)

TEXTO DE REFERÊNCIA

Gênesis 45:4-5,7-8

4 E disse José a seus irmãos: Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se. Então, disse ele: Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito.

5 Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque, para conservação da vida, Deus me enviou diante da vossa face.

7 Pelo que Deus me enviou diante da vossa face, para conservar vossa sucessão na terra e para guardar-vos em vida por um grande livramento.

8 Assim, não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito. (ARC) 

INTRODUÇÃO

Paz seja convosco!

Nesta lição iremos discorrer sobre um ponto importante da vida cristã. Como enxergamos e lidamos com aquilo que acontece a nossa volta? Como respondemos a tudo que nos acontece durante a nossa existência, seja positivo ou seja negativo?

Veremos como o cristão deve considerar a sua existência, os dramas, dilemas e questões perturbadoras da vida como o sofrimento por exemplo. Como compreender os fracassos mesmos sendo servos de um Deus vitorioso. E como lidar também com as boas coisas da vida.

A filosofia, segundo o seu conceito, é a ciência que presta a sua contribuição a humanidade no sentido de estudar os problemas fundamentais relacionados a existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais, éticos, estéticos, à mente e à linguagem. 

Além do desenvolvimento da filosofia como uma disciplina ela é intrínseca à condição humana, não é um conhecimento, mas uma atitude natural do homem em relação ao universo e seu próprio ser. A filosofia foca questões da existência humana, mas diferentemente da religião, não é baseada na revelação divina ou na fé, e sim na razão. Desta forma, a filosofia pode ser definida como a análise racional do significado da existência humana, individual e coletivamente, com base na compreensão do ser. Apesar de ter algumas semelhanças com a ciência, muitas das perguntas da filosofia não podem ser respondidas pelo empirismo experimental.

Grande parte das pessoas se apoiam neste tipo de compreensão acerca do mundo, mas e o cristão? Em que ele se apoia para compreender todas essas coisas?

A Palavra de Deus continua sendo a lâmpada para os nossos pés e luz para a nossa caminhada nesta terra (Sl 119.105). É nela que encontramos as respostas não somente necessárias, mas também satisfatórias para as indagações mais complexas da alma do ser humano, bem como o entendimento mais correto de tudo que nos cerca neste mundo.

1 – COSMOVISÃO: SIGNIFICADO E IMPORTÂNCIA

Seja sincero consigo mesmo e tente responder o que o Pastor Marcos Sant’Anna de forma indireta questiona no início deste tópico. Você já parou para pensar sobre a sua visão de mundo?

Mesmo que muitos sequer conheçam o conceito ou significado da cosmovisão, ela está presente em cada um de nós e se manifesta na forma que pensamos, agimos, em nossas respostas com relação a vida e a morte, bem como a outros tantos aspectos da existência humana.

O comportamento do homem (gênero humano), sua conduta e proceder, até mesmo os sentimentos estão sob um molde de cosmovisão construído desde a meninice. Os valores adquiridos e os ensinamentos recebidos vão dando volume a sua compreensão acerca da vida e o resultado se reflete em como atua, raciocina, considera, intenciona, aspira sobre todas as questões nesta vida.

Logo, trata-se de algo extremamente funcional e exercitado cotidianamente por todos.

1.1 – Significado e conceito

O termo “Cosmovisão”, além de moderno é requintado e sofisticado, mas o seu conceito é mais simples do que parece. Diante do que já expomos nas poucas linhas acima, já temos uma breve definição do que seria esta palavra, no entanto iremos aprimorar o seu significado.

Gosto deste conceito: “Sistema pessoal de ideias e sentimentos acerca do universo e do mundo; concepção do mundo”.

O Reverendo Ronaldo P. Mendes, pastor da 6ª Igreja Presbiteriana Conservadora de Goiânia-GO, nos traz um conceito mais rebuscado de cosmovisão. Para ele, o termo, quer dizer o modo pelo qual uma pessoa vê ou interpreta uma realidade.

Norman Geisler diz que a palavra alemã para o termo é “Weltanschau-ung” (citada também pelo pastor Marcos Sant’Anna), que significa um “mundo e uma visão de vida”, ou “um paradigma”. É a estrutura por meio da qual a pessoa entende os dados da vida.

Ele ainda afirma que uma cosmovisão influencia muito a maneira em que a pessoa vê Deus, origens, mal, natureza humana, valores, destino. O pastor Marcos Sant’Anna expõe que a cosmovisão engloba todos os aspectos da vida tais como:

  • Fé em Deus;
  • Razão de viver;
  • Riqueza;
  • Valores;
  • Família;
  • Morte;
  • Eternidade;
  • Adversidades;
  • Dificuldades;
  • Prosperidade;
  • Sofrimentos;
  • O bem e o mal e tantos outros.

Francis Schaeffer disse que a cosmovisão: “é o filtro através do qual uma pessoa enxerga o mundo”. Para Abraham Kuyper era simplesmente “o sistema de vida”.

A cosmovisão na prática pode ser exemplificada em como duas pessoas compreendem a obra da criação de forma completamente diferente, refletindo então a cosmovisão que cada uma possuí acerca do tema Criação. Uma acredita no evolucionismo e a outra acredita no Criacionismo. São cosmovisões diferentes acerca do assunto Criação! A forma que uma chegou à conclusão que a Criação é resultado de um processo de evolução se fundamenta basicamente em como as construções dos valores, dos ensinamentos, da influência de pensamentos absorvidos, moldaram à sua maneira de compreender o assunto. O mesmo vale para nós que acreditamos no criacionismo.

A palavra “Cosmovisão” ainda possuí duas origens compostas, uma grega e outra latina.

A origem é kosmós’, que em Grego significa “ordem, disciplina, organização”; acrescenta-se o Latim visio”,  que é “visão”, logo temos “KOSMÓSVISIO”

1 João 5:19

19 Sabemos que somos de Deus e que todo o mundo está no maligno. (ARC)

Strong defini o termo ‘mundo’ no versículo acima como sendo a palavra ‘kosmos‘, com o mesmo significado de:

1) uma organização ou constituição apta e harmoniosa, ordem, governo;

2) mundo, universo;

3) o círculo da terra, a terra;

4) os habitantes da terra, homens, a família humana;

5) a multidão incrédula; a massa inteira de homens alienados de Deus, e por isso hostil a causa de Cristo;

6) afazeres mundanos, conjunto das coisas terrenas;

6a) totalidade dos bens terrestres, dotes, riquezas, vantagens, prazeres, etc, que apesar de vazios, frágeis e passageiros, provocam desejos, desencaminham de Deus e são obstáculos para a causa de Cristo.

Perceba que este ‘mundo’ (Kosmos), segundo a interpretação inspiradora do Espírito Santo dada ao apóstolo João, possui uma visão acerca do universo distorcida e corrompida pelo pecado e que tudo está sob a influência do maligno.

Enquanto o mundo caminha por uma cosmovisão, isto é, uma visão do mundo modelada pelo diabo, a Igreja segue os conselhos paulinos:

Romanos 12:2

2 E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (ARC)

Não somente não nos conformamos com a cosmovisão deste mundo mergulhado em trevas, mas temos o nosso entendimento, isto é, a nossa cosmovisão transformada e renovada e desta forma compreendemos claramente qual é a “boa, agradável e perfeita vontade de Deus” – Aleluia!

Por Cláudio Roberto de Souza

COMUNICADO IMPORTANTE

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e ainda continuar estudando a lição conosco…

Decidimos unir o Ensino com Missões e assim, alavancar recursos financeiros para contribuir com esses projetos.

Cada um de nós poderemos contribuir com o site ebdcomentada.com e com as obras de missões citadas, realizando o cadastro como assinante e escolhendo o plano que achar conveniente.

Optamos por oferecer valores acessíveis para que todos continuem a desfrutar dos nossos esboços e ao mesmo tempo AJUDAR a obra missionária, portanto a EBD Comentada, juntamente com você estará ao mesmo tempo ENSINANDO e FAZENDO MISSÕES.

Contamos com a ajuda de todos para mantermos este trabalho que tem auxiliado milhares de professores no Brasil e no mundo.

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19 – ARC).

Qualquer dúvida referente aos planos ou mesmo depois de adquiri-lo, surgir algum problema, entre em contato conosco (contato@ebdcomentada.com.br)

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada