Ensinando e fazendo Missões

Buscar esboços

Nossos Esboços

Betel Adultos – 2º Trimestre de 2018 – 08/04/2018 – Lição 2: Deus cuida dos que se dedicam a Ele

03/04/2018

TEXTO ÁUREO

Mateus 6:33

33 Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. (ARC)

TEXTO DE REFERÊNCIA

Mateus 6:31-34

31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos?

32 (Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas;

33 Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.

34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. (ARC)

 

1 Pedro 5:7

7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. (ARC)

INTRODUÇÃO

Paz seja convosco nobres irmãos e irmãs em Cristo!

Esta lição tratará de um tema atualizadíssimo. A mordomia do tempo que o Senhor nos disponibilizou e nossa dedicação a Ele.

Impressiona constatar quanto tudo parece mais rápido nos dias de hoje. A verdade é que não parece, tudo está muito mais rápido. A globalização, as conexões das redes sociais, o senso de urgência e respostas as questões da vida, a velocidade das informações, tudo concorre para certificarmos que o mundo está acelerado.

O Unibanco/Itaú (houve uma fusão), no passado recente lançou uma famosa propaganda que descreve muito bem esta aceleração – O único banco 30 horas! Sabemos que o dia possui 24 horas, mas o marketing caiu como uma luva para pessoas que correm no ritmo que este mundo está a girar.

Até as refeições mudaram a rotina das pessoas! Os famosos fast-foods (comidas rápidas) vem para atender a demanda de uma humanidade que vive em uma velocidade altíssima.

Sempre há uma necessidade de se fazer algo que normalmente é urgente gerando desconforto, pressa, perda da qualidade naquilo que se faz e diminuição da qualidade de vida.

A Bíblia pode nos ensinar a gerirmos o nosso tempo e satisfazer-nos plenamente naquilo que se propõe sobre o tema.

Ela nos instrui que o serviço e dedicação a Deus cria em nós uma satisfação interior que somente Deus pode proporcionar.

1 – O USO DO TEMPO DADO POR DEUS

Vamos primeiramente definir o tempo em seu conceito mais básico, porém suficiente para o nosso estudo.

Do latim ‘tempus’, a palavra tempo é a grandeza física que permite medir a duração ou a separação das coisas mutáveis/sujeitas a alterações (ou seja, o período decorrido entre o estado do sistema quando este apresentava um determinado estado e o momento em que esse dito estado regista uma variação perceptível para o observador).

Esta grandeza, cuja unidade básica é o segundo, permite ordenar os sucessos em sequências, estabelecendo assim um passado, um presente e um futuro.

Teologicamente falando o tempo possui dois significados na Bíblia:

Kairós – “Tempo”, especialmente um “ponto no tempo”, “momento”, “tempo oportuno”, “oportunidade favorável”, “ponto justo”, “medida certa”, “lugar apropriado”, “aquilo que é conveniente apropriado ou decisivo”.

Na teologia passou a ser usado para descrever a forma qualitativa do tempo ou “o tempo de Deus”, o tempo que não pode ser medido, é o tempo da oportunidade, livre do peso das cargas que se passam e da ansiedade das coisas que acontecem antes do tempo, ele se manifesta sempre no presente, instante após instante.

Chronos – “Tempo”, “período de tempo”, “espaço de tempo, longo ou breve”. Chronos serve inicialmente para a designação formal de um espaço de tempo, ou ponto de tempo; refere-se ao tempo cronológico ou sequencial que pode ser medido. Ele controlava o tempo desde o nascimento até a morte. É o tempo onde datamos dias comemorativos e marcamos compromissos (calendário/relógio).

O tempo que o homem vive é o ‘chronos’ e devemos nos preocupar de como fazemos o uso do mesmo, não o desperdiçando, antes “remindo o tempo porquanto os dias são maus” (Ef 5.16).

Pela Palavra entendemos que o tempo está nas mãos do Senhor (Sl 31.5), e Ele determina a existência e o tempo de duração de todas as coisas por Ele criadas (At 17.26).

Na ocasião em que Davi foi coroado Rei em Hebrom, a tribo de Issacar contribuiu não somente com soldados, mas também com homens sábios, que eram capazes de dar conselhos e dirigir Israel naquele tempo de reorganização. Alguns antigos expositores judeus pensam que esses sábios eram astrólogos. Presumivelmente, eles podiam ler coisas no céu, para dar orientações ao povo de Israel. Porém o mais provável é que este versículo queira dizer que aqueles homens eram dotados de “sabedoria política”, isto é, entendedores do curso de ação adequado a Israel em meio à crise daquele momento. Homens como estes são valiosos em todos os tempos e gerações.

Compete ao homem, tão somente administrar com sabedoria o tempo que tem disposto, organizando as prioridades e o aproveitando naquilo que é útil.

1.1 – Voltando ao princípio da humanidade

Gênesis 1:1

​1 No princípio, criou Deus os céus e a terra. (ARC)

Um dos colaboradores deste site, irmão Rafael Cruz que escreve os esboços da CPAD Classe Jovens, disse que primeiro de tudo, Deus criou o tempo. Não existia dia ou noite, séculos, anos, meses, dias, horas, segundos…

No quarto dia da criação, Deus criou os “luminares na expansão dos céus para haver separação entre o dia e a noite”. Este foram criados para “sinais e para tempos determinados e para dias e anos” (Gn 1.14).

Com isto, Deus determinou um tempo para todas as coisas. Fato esse que Salomão no fim da sua vida constatou com grande exatidão: “Tudo tem o seu tempo determinado” (Ec 3.1a).

Acontece que nos dias atuais o tempo nos “consome”, fazendo com que levemos um ritmo de vida totalmente fora do natural e propósitos pelos quais Deus nos criou.

Querer “controlar” o tempo é um fruto da nossa imaginação, pois independente da nossa vontade, ele vai continuar passando e não conseguiremos fazer ele passar mais rápido ou passar mais devagar.

O que temos que buscar é otimizar o nosso tempo e não vivermos uma vida preguiçosa ou uma vida ativista (participação dinâmica em resolução de “coisas). Buscar o equilíbrio entre os dois extremos é que a Bíblia nos ensina.

A determinação de Deus é que todas as coisas por Ele criadas tenha propósitos que também foram estabelecidos por Ele. Como criação de Deus, precisamos compreender que a finalidade pela qual existimos reside em entender os intentos que Deus estabeleceu em sua infinita sabedoria para cada um de nós. O pastor Marcos Sant’Anna lista alguns propósitos pelos quais Deus nos fez:

  • Para abençoar;
  • Capacitar;
  • Instruir;
  • Estabelecer atividades;
  • E principalmente se relacionar conosco!

Somente através do relacionamento com Deus, compreenderemos as nossas reais necessidades e empreenderemos o nosso tempo naquilo que edifica a nós, nossos semelhantes e glorifica ao Senhor.

Aquele que vive segundo o ritmo deste mundo sofre danos emocionais, físicos e espirituais, pois cai em laços de ansiedades e crises existenciais, porém nossa união com Deus satisfaz a alma humana trazendo para o nosso interior o verdadeiro contentamento!

Por Cláudio Roberto de Souza

COMUNICADO IMPORTANTE

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e ainda continuar estudando a lição conosco…

Decidimos unir o Ensino com Missões e assim, alavancar recursos financeiros para contribuir com esses projetos.

Cada um de nós poderemos contribuir com o site ebdcomentada.com e com as obras de missões citadas, realizando o cadastro como assinante e escolhendo o plano que achar conveniente.

Optamos por oferecer valores acessíveis para que todos continuem a desfrutar dos nossos esboços e ao mesmo tempo AJUDAR a obra missionária, portanto a EBD Comentada, juntamente com você estará ao mesmo tempo ENSINANDO e FAZENDO MISSÕES.

Contamos com a ajuda de todos para mantermos este trabalho que tem auxiliado milhares de professores no Brasil e no mundo.

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19 – ARC).

Qualquer dúvida referente aos planos ou mesmo depois de adquiri-lo, surgir algum problema, entre em contato conosco (contato@ebdcomentada.com.br)

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada