Ensinando e fazendo Missões

Buscar esboços

Nossos Esboços

Betel Adultos – 2º Trimestre de 2018 – 03/06/2018 – Lição 10: Vivendo neste presente século

30/05/2018

Este post é assinado por Leonardo Novais de Oliveira

TEXTOS DE REFERÊNCIA

Efésios 4:17-21 

17 – E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.

18 – Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;

19 – Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.

20 – Mas vós não aprendestes assim a Cristo

21 – Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus.

TEXTO ÁUREO

Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente. (Tt 2.12)

OBJETIVOS DA LIÇÃO

  • Mostrar algumas marcas do presente século.
  • Ressaltar a necessidade de viver no presente século como uma nova criatura.
  • Explicar o que é despojar, renovar e revestir a partir de Efésios 4.

INTRODUÇÃO

Olá irmãos (ãs), Paz seja convosco.

Nesta lição eu, Ev. Leonardo Novais de Oliveira, terei a honra e a responsabilidade de comentar a lição de número 9, da Editora Betel.

Que o Senhor nos abençoe ricamente em Cristo Jesus!

Nesta lição, aprenderemos sobre o que a Bíblia nos diz sobre como deve ser o nosso modo de vida neste mundo.

Durante muitos anos, milhares de pessoas foram prejudicadas por líderes que ensinaram preceitos de homens, afirmando que deveríamos viver de um modo que não condizia com os ensinamentos bíblicos.

Alguns por ignorância e outros por excesso de zelo, ou seja, zelo sem sentido.

O Dicionário da Língua Portuguesa traz o seguinte conceito para a palavra ignorância, leiamos:

1) Estado de quem ignora.

2) Falta de ciência ou de saber.

3) Incompetência.

Desta forma, esclarecemos que o sentido correto da palavra “ignorância”, é a ausência do conhecimento.

Sobre o zelo sem sentido, a Bíblia nos mostra uma passagem muito conhecida sobre isto, mostrando que Saulo de Tarso, que seria conhecido posteriormente por Paulo, o apóstolo dos gentios, vejamos:

“Enquanto isso, Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo sacerdote, pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, de maneira que, caso encontrasse ali homens ou mulheres que pertencessem ao Caminho, pudesse levá-los presos para Jerusalém”. (At 9.1,2 – NVI)

Este homem, que era conhecedor profundo da Lei do Senhor, ou seja, de maneira alguma era ignorante, acreditava que estava fazendo a vontade de Deus, perseguindo os que ele chamada de seguidores do Caminho, que eram os discípulos de Jesus.

Porém, o Senhor lhe apareceu no caminho e ele se converteu a Cristo e lhe foi um grande instrumento.

Mais tarde, Paulo escreve um texto marcante sobre sua percepção de tudo o que havia acontecido, leiamos:

“Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé. (Fp 3.4-9 – ACF)

Paulo, que outrora fora um perseguidor dos cristãos, por zelo pela lei de Deus, compreendeu que esta não era a vontade de Deus, mas que, após conhecer a Jesus por revelação direta, deixou todo o zelo pela lei e começou a viver de acordo com o que Jesus o ensinou.

Jesus deixou claro na Bíblia qual era seu propósito sobre nossa vida aqui, vejamos o texto escolhido pelo comentarista da lição, na tradução NVI (Nova Versão Internacional):

“Revelei-te a estes homens. Eles estavam no mundo, mas depois deste-mos. Foram sempre teus, e tu mos deste; e eles têm obedecido à tua palavra. Agora sabem que tudo o que tenho provém de ti. Porque lhes transmiti as ordens que me deste; e eles aceitaram-nas e sabem de certeza que eu desci à Terra vindo de ti, e creem que me enviaste. Peço, não pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque te pertencem. E todos eles, uma vez que são meus, te pertencem a ti também; e tu mos tornaste a dar com tudo o mais que é teu, e, assim, eles são a minha glória. Agora vou deixar o mundo e deixá-los a eles também, para ir para junto de ti. Pai Santo, guarda-os sob o teu cuidado, todos aqueles que me deste, para que permaneçam unidos, como nós estamos unidos. Durante o tempo que aqui estive, tenho conservado seguros em teu nome todos estes que me deste, guardando-os de modo que nenhum se perdeu, excepto aquele que tinha de perder-se, conforme predisseram as Escrituras. E agora vou para junto de ti. Disse-lhes muitas coisas enquanto estive com eles, para que ficassem cheios da minha alegria. Dei-lhes os teus ensinamentos. E o mundo quer-lhes mal porque não se adaptam ao mundo, como eu também nele não tenho lugar. Não te peço que os tires do mundo, mas que os conserves a salvo do poder de Satanás. Eles não são parte deste mundo, como também eu o não sou. Torna-os santos, ensinando-lhes as tuas palavras da verdade. (Jo 17.6-17 NVI – GRIFO NOSSO)

Concluindo, estudaremos o que a BÍBLIA nos ensina sobre como devemos viver neste mundo, antes de irmos para o céu, viver eternamente com o Senhor.

1 – ALGUMAS MARCAS DO PRESENTE SÉCULO

O mundo está crescendo de forma extraordinária no tocante à ciência e ao conhecimento. O Senhor revelou tal verdade ao profeta Daniel, e já estamos vivendo este tempo que terá seu ápice durante a tribulação, leiamos:

“E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará”. (Dn 12.4 – BV)

A ciência tem evoluído muito nos últimos anos, mais do que evolui nos últimos séculos. As descobertas são tremendas e estão mudando a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo, porém, as pessoas estão tornando-se amantes de si mesmo e esquecendo-se de Deus, como a Bíblia nos fala:

“SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos…” (1 Tm 3.2 – BV)

O tempo presente manifesta o crescimento do conhecimento e o distanciamento de Deus.

A Europa, outrora palco dos grandes avivamentos mundiais, hoje encontra-se esfriada e missionários de outras partes do mundo são enviados para esta região, pois esqueceram-se de Deus e agarraram-se ao conhecimento e ao dinheiro.

A questão que precisamos abordar é: “Ainda estamos no mundo e precisamos manifestar a ele, o que Cristo nos ensinou”.

1.1 – Influência do presente século

Nos dias hodiernos, as pessoas vivem o que conhecemos como “relativismo” e, tal conceito tem trabalhado para deturpar a verdade ética, bem como a Palavra de Deus.

O relativismo deriva de uma corrente de pensamento que questiona as verdades universais do homem, tornando-o subjetivo, ou seja, o comportamento pode ser pautado de qualquer forma, dependendo que eu aceito como verdade.

Vejamos o conceito de relativismo de acordo com o Dicionário Priberam:

1) Teoria filosófica que se baseia na relatividade do conhecimento.

2) Doutrina filosófica que admite que todo o conhecimento é relativo.

O tempo presente fortalece tal conceito, afirmando que tudo pode ser certo, dependendo do que eu acredito, e tenta impor sobre a sociedade tal conceito.

O individualismo, egocentrismo e o hedonismo, tem marcado a sociedade de tal forma, que conceitos como estudos de gênero, aborto e suicídio tem sido tratados de uma forma preocupante.

NÃO podemos de forma alguma, dizer que tudo isto acontece pela ação de satanás, apesar de sabermos que “o dedo deste ser está nestas coisas”, mas tais preceitos, são conceitos humanos, derivados da natureza pecaminosa, concebida pela desobediência de Adão e Eva.

Outro ponto que merece destaque são as diversas opiniões teológicas sobre assuntos pertinentes a salvação.

Agostinho de Hipona escreveu o seguinte texto:

“Nas coisas essenciais, a unidade; nas coisas não essenciais, a liberdade; em todas as coisas, o amor.”

Ao invés dos cristãos se amarem e respeitarem uns aos outros e compreender que nem todos pensam da mesma forma, vivemos em um combate de pensamentos e DEFINITIVAMENTE isto não procede de Deus, mas sim da natureza caída e do próprio diabo.

Faz-se necessário, entendermos que este lugar é passageiro e que não podemos no conformar com ensinamentos contrários à Bíblia, mas definitivamente, precisamos conhecê-la e fazer a leitura de um versículo por semana, retirado de uma caixinha de promessas não lhe proporcionará tal conhecimento.

Paulo escreve a Tito algo importante, leiamos:

“Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens, Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente” (Tt 2.11,12 – ACF)

Desta forma, o presente século NÃO pode nos influenciar.

Por Leonardo Novais de Oliveira

Para continuar lendo CLIQUE AQUI

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada


Comentários

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado


Copyright Março 2017 © EBD Comentada